11ª edição do HR First Class discutiu Saúde Mental e apresentou pesquisa sobre como as empresas lidam com o tema 


O evento contou com a participação de três médicos especialistas que explicaram e debateram o assunto

 A 11ª edição do HR First Class, um dos maiores eventos voltados aos Heads de RH do Brasil, aconteceu nesta semana e trouxe à tona um tema de extrema importância, principalmente durante a pandemia: a Saúde Mental. O assunto, que tem chamado a atenção das organizações e dos Heads de RH e C-levels, foi discutido pelos médicos Dra. Yara Azevedo (Mestre em Psiquiatria, pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Psiquiatria, pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, e médica da rede credenciada Amil One), Dr. Leandro Pereira Garcia (Gerente da Gestão de Saúde Populacional da Amil) e Dr. Alexander Buarque (Diretor de Parcerias do HUB de Saúde Corporativa da Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos).

Durante o evento a Dra. Yara Azevedo comentou dados como, por exemplo, o Brasil ser o país com mais ansiosos no mundo, de acordo com informações divulgadas pela OMS no final de 2019, e traçou um panorama da pandemia e sua influência na saúde mental. A especialista também citou números alarmantes “No Brasil o principal estudo mostra que aproximadamente 41% das pessoas tinham depressão e ansiedade em março de 2020 e esse número pulou para 53% no mês passado”.

Outro ponto abordado pela doutora foi a questão da prevenção desse tipo de doença e o que as empresas podem fazer para prevenir casos. Dentre as dicas citadas pela convidada estavam fazer programas de promoção de saúde (falando sobre o assunto), manter boas plataformas de autocuidado para os seus colaboradores e estabelecer turnos definidos de trabalho e de descanso, lembrando que o stress e o cansaço custam caro, já que as pessoas trabalham pior ou até adoecem nessas condições.

Dr. Leandro Pereira Garcia também aproveitou para reforçar que quando falamos do RH estamos tratando da população de uma determinada organização, além de chamar a atenção para dois pontos: a questão da condição de trabalho e a presença de serviços de saúde. “As condições de trabalho são fundamentais quando a gente fala tanto de proteção quanto de agravo da saúde mental, um trabalho mal conduzido pode degenerar a nossa saúde mental. É um mito achar que só o setor de saúde dá conta de produzir saúde.” 

Já o Dr. Alexander Buarque comentou o atual cenário, de constante mudanças e alta competitividade, e algumas das atividades desenvolvidas pela Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, como o HUB de Saúde corporativa.

Realizado pela Scaldelai Projetos de Crescimento, o evento contou com a Amil e a Safe Care, empresa especializada em gestão integrada e auditoria do benefício saúde, como patrocinadoras masters.

Pesquisa sobre saúde mental nas empresas foi apresentada durante o evento

O HR First Class apresentou durante o evento a pesquisa “Saúde Mental nas Empresas”. Dentre as informações levantadas juntos aos profissionais de RH de médias e grandes companhias, podemos ressaltar as seguintes conclusões do levantamento.

Quando indagados com a pergunta:  Qual a relevância do tema saúde mental nas políticas da promoção de saúde e bem-estar na empresa em que você trabalha? 11,7% assinalaram como pouco relevante, enquanto 58,6% como muito relevante; o que indica que uma fatia considerável das empresas ainda não entende como prioridade de sua política de saúde e gestão de saúde a temática de Saúde Mental.

O levantamento também abordou o envolvimento das diretorias das empresas com o tema. De todos os respondentes, 27,9% acreditam que somente o RH deveria se preocupar com ações de amparo e manutenção da saúde mental, enquanto 34,2% indicaram que além dos Recursos Humanos, o CEO e outras diretorias, como a financeira e administrativa, precisariam se atentar ao tema. Já 37,8%, creem que todas as diretorias deveriam se envolver diretamente com a saúde mental dos colaboradores.

Foi perguntado ainda: Dentre as ações de saúde implementadas na empresa onde trabalha, qual é o percentual destinado ao tema Saúde Mental? 35,1% afirmaram que menos de 30% delas são relacionadas a saúde mental, enquanto 21,6% dos participantes informaram que nas companhias onde trabalham não há ações relacionadas ao tema. O levantamento ainda pontuou que 46,8% dos respondentes indicaram que antes da pandemia o tema só era abordado nas empresas onde trabalham em campanhas esporádicas, realizadas nos meses de conscientização. 

Sobre HR First Class

É uma Plataforma de Relacionamento Qualificada e Decisiva de Líderes da área de Recursos Humanos. O evento HR First Class promove relações e conexões por meio de eventos que colocam em pauta assuntos relevantes para a área de Recursos Humanos, sempre com temáticas atuais e a participação de empresas e palestrantes de destaque.

Sobre a Safe Care

Fundada em 2007, a Safe Care é uma empresa especializada em gestão integrada e auditoria do benefício saúde. Com sede na cidade de São Paulo, a empresa faz a gestão de 100 mil vidas e em 2017 movimentou mais de R$ 145 milhões. A empresa possui uma equipe formada por mais de 50 especialistas para a gestão de saúde e investiu mais de R$ 2 milhões no desenvolvimento do Facility Safe, um software de gestão integrada de saúde que permite detectar falhas, cumprir metas para alcançar a redução de custos, garantir o bem-estar dos beneficiários, além de proporcionar ao RH a otimização de todos os seus processos. www.safecarebeneficios.com.br

Sobre a Amil

Ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável. Essa é a missão da Amil. A empresa oferece uma ampla variedade de planos de assistência médico-hospitalar e odontológica que proporcionam aos seus cerca de 5,4 milhões de beneficiários acesso a serviços de alta qualidade. A Amil também possui uma extensa rede credenciada no país, que abrange mais de 27,6 mil serviços de saúde, entre hospitais, consultórios, clínicas médicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem. Em 2012, a Amil passou a fazer parte do UnitedHealth Group, a mais diversificada empresa do setor de saúde do mundo. Hoje, ao lado do grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos e da Optum, a Amil integra o UnitedHealth Group Brasil. Para mais informações, acesse www.amil.com.br.

Sobre a SCALDELAI Projetos de Crescimento

Fundada em 2016 pelo empresário Marcos Scaldelai, a SCALDELAI Projetos de Crescimento é uma empresa que oferece consultoria de marketing e vendas para pequenas e médias empresas. Entre as principais soluções e serviços oferecidos estão: consultoria através de planos de estratégia e pesquisa de mercado, mentoria para avaliar novos projetos e ideias e treinamento sobre planos de inovações para empresas que querem expandir em curto prazo. A SCALDELAI Projetos de Crescimento, também realiza palestras por todo o Brasil com temas motivacionais sobre carreiras e empreendedorismo. Site: www.marcosscaldelai.com.br.


 

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.