Millennials ou geração Y, como preferir, diferem em quase todos os aspectos das gerações anteriores. Formada pelo grupo de pessoas nascidas entre 1982 a 2003, eles são totalmente ligados à tecnologia e estão sempre em busca da informação. Mais do que resultados, essa geração relaciona o trabalho ao prazer e busca o reconhecimento e oportunidades de crescimento.
Flexibilidade e autonomia são alguns dos fatores mais importantes para a satisfação no meio organizacional. São profissionais inquietos e que não se contentam com qualquer emprego, querem mais do que um salário razoável no fim do mês e não gostam de seguir padrões impostos pela sociedade.
Então como mantê-los motivados no ambiente de trabalho?
*Graziela Moreno, CEO da Academia da Estratégia (ACAD) lista 7 dicas para ajudar nesse desafio.
1 – Explicar a Visão da empresa – Os Millennials são propensos a olhar para o significado e o impacto do trabalho realizado. Eles não estão satisfeitos em apenas cumprir horas de trabalho. Portanto, é importante que eles entendam o seu propósito, e que a importância da realização do seu trabalho esteja alinhada aos objetivos da empresa.
2 – Ser (na prática) uma empresa com responsabilidade social – Uma das prioridades da geração Y é estar engajada com serviços sociais. Ponto positivo para a empresa que conseguir mostrar resultados e engajar seus funcionários neste setor.
3 – Plano de desenvolvimento de carreira – Millennials são ansiosos para progredir em suas carreiras e estão menos dispostos a esperar três a cinco anos para uma promoção. Através de um plano de desenvolvimento (que funcione), os gestores podem satisfazer seu desejo de progressão na carreira.
4 – Incentivar e regularizar a cultura do Feedback – Esta geração responde bem ao estímulo e ao feedback imediato. Deixe claro, desde o início, que a empresa recompensa a realização de um bom trabalho e, em seguida, mantenha uma linha de comunicação aberta para que eles possam acompanhar os seus próprios desempenhos e saber como podem melhorar.
5 – Ofereça mais flexibilidade – O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um dos pontos mais significativos de retenção de funcionários entre os Millennials. Esta geração é capaz de trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar com uma conexão de Internet. Assim, as horas de trabalho aparentemente arbitrárias ou o fato de ter de se sentar a uma mesa todos os dias é menos atraente para esse pessoal.
6 – Incentivar o desenvolvimento educacional – A maioria dos Millennials estão com fome de conhecimento e querem avançar. Atribui-los a novos projetos e estimular a ida de seus funcionários para conferências de liderança será útil para aqueles interessados em aprender e desenvolver suas habilidades.
7 – Dê-lhes tempo para projetos pessoais – Ofereça aos empregados tempo para trabalhar em um projeto de sua escolha. Isso ajudará os Millennials a se sentirem mais envolvidos e no controle de algo. Além disso, esta autonomia pode impulsionar a inovação dentro da empresa.
*Graziela Moreno é CEO da ACAD – Academia da Estratégia, empresa especializada em educação corporativa. É criadora do Supertraining, modelo educacional pioneiro no Brasil baseado em aceleração da aprendizagem.