Euforia, satisfação de ter sido reconhecido, alívio por ter passado no processo seletivo e a felicidade de um aumento no salário. Esses são os sentimentos prazerosos de quem se torna líder pela primeira vez. Parabéns, agora você é um supervisor, arrasou!
Junto com essas emoções iniciais, logo vem a insegurança. Será que minha equipe irá gostar do meu trabalho, me aceitar e me respeitar? Será que vou atingir as metas da empresa e as expectativas de quem me promoveu? Como lidar com pessoas que antes eram meus pares e agora passam a responder para mim?
Assumir um cargo de liderança sempre será um desafio enorme, independentemente de ser a primeira vez ou a terceira, se somos novos ou velhos (em idade ou função), se estamos preparados ou nem tanto.
O INÍCIO DO PROCESSO
Promover uma pessoa para o cargo de liderança é uma responsabilidade nível hard. Nem todo profissional que é excelente em processos e técnicas do negócio será um bom líder. Fazer gestão é mais do que isso, é gostar e saber lidar com pessoas, mesmo não sendo tão técnico assim. Portanto, a carreira de um líder de sucesso começa pela sua escolha, isso evitará frustrações para a empresa e, principalmente, para quem foi promovido e não se encaixou no perfil de líder.
Estamos vivenciando uma nova geração de líderes que são bem jovens e isso se dá também pelo aprendizado elevado que possuem e a velocidade que as coisas acontecem em algumas empresas, onde o crescimento às vezes precisa ser rápido, dinâmico e sem perder a qualidade do atendimento. Em alguns momentos pode ser que não seja ideal, mas essa é a realidade e se faz necessário trabalhar com ela.
A boa notícia é que para isso, também há jeito, basta ter a vontade e iniciativa de querer melhorar sempre, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional.
Ainda, é preciso que o novo supervisor tenha uma espécie de tutor que irá auxiliá-lo, principalmente nos primeiros 90 dias. Não dá para promover alguém sem fornecer o acompanhamento necessário. Não dá para apostar que o líder novato seja autodidata.
E QUE COMECEM AS DICAS…
- Todo líder precisa ter preparo e acima de tudo um interesse genuíno em aprender e talvez se despir de alguns conceitos pré-estabelecidos, mesmo que entenda que “esse é o seu dom” e que “você nasceu para isso”. O bom líder é aquele que está em constante aprendizado e aberto a mudanças, portanto, estude, leia sobre o assunto e não hesite em pedir ajuda, dicas e sugestões de pessoas mais experientes que você. Isso não é fraqueza , isso é humildade.
- Acredite em si mesmo: Sabe aquela história de que se você não acreditar, ninguém mais acredita? Pois é, ela é verdade! A insegurança nos limita e nos afasta do que realmente somos.
- Não chegue chegando, entenda o contexto. É fato que quando mudamos de cargo queremos fazer a diferença e já mudar algumas coisas com as quais não concordávamos, mas é necessária cautela. Agora você está com novas responsabilidades e com uma equipe sob seu comando e se tomar atitudes muito enérgicas e efetuar mudanças desnecessárias poderá se tornar um “chefe” e não um líder e não foi para isso que você foi promovido!
- Conheça sua equipe e as pessoas individualmente, pois serão elas que ajudarão a fazer de você um bom líder. Cada um tem suas próprias necessidades, entendimento dos processos e opiniões. Esse é o momento de colocar em prática tudo o que aprendeu sobre empatia e assim, ter sua equipe trabalhando em harmonia com seus ensinamentos. A confiança é algo que se conquista por isso, comece por conhecê-los. Você irá se surpreender e verá que os bons resultados andam de mãos dadas com os bons relacionamentos.
- Amigos, amigos, profissionais a parte, principalmente se antes você era par deles e agora está liderando-os. Isso não significa que irá manter distância das pessoas, nem pense nisso! Significa que agora é necessário manter um respeito recíproco e que em alguns momentos você precisará ter uma postura mais incisiva sobre determinados assuntos. Quando o líder é bom, a equipe entende.
- Você foi promovido, mas isso não significa que agora você é a última bolacha do pacote. Há pessoas que quando são promovidas passam a tratar outros com negligência, rispidez e até mesmo com gritos. Costumo brincar que parece que sobem num tijolinho e se sentem como King of the Work. Se quer ser respeitado, quer que sua equipe trabalhe para você e com você e se quer crescer como líder, não faça isso, nunca!
- Seja Exemplo (positivo). Essas palavras dispensam demais explicações.
- Ministre seu tempo. Agora você tem múltiplas tarefas que vai de funções administrativas até a gestão individual de pessoa. Isso demanda tempo e requer alguns novos esforços. Tenha um planejamento de trabalho para que você possa exercê-lo dentro do horário proposto, sem a necessidade de se fazer hora extra (desnecessária). Esse é um ótimo momento para delegar algumas tarefas para pessoas de sua equipe que tenham certas habilidades e de quebra, promover motivação e união entre todos.
Prepara-se! Ser líder é servir ao outro. Você sentirá novas emoções (boas e ruins) e com tempo, você aprenderá a lidar com todas elas e mesmo que demore, é do jogo e quando você ficar viciado em tudo isso, possivelmente estará preparado para uma próxima promoção.
Bom Trabalho e não se esqueça de se divertir com ele também!
Sobre a Autora:
Andréa Guedes, formada em Relações Públicas e Pós- Graduada em Gestão de Pessoas , 20 anos de atuação na área de atendimento ao cliente, sendo que os últimos 8 anos como Gestora de Atendimento em uma das mais importantes empresa multinacionais no segmento de Telecomunicação. Ganhadora em 2013 do Prêmio ABT e 2014 do Prêmio LATAM. Fundadora e executiva da TÁRIN Consultoria Empresarial.