“São as atitudes que escrevem a nossa história, e não nossas expectativas”.
(Gilclér Regina)
O pensamento do sucesso começa com ideias, sonhos, atitudes, educação e planejamento. Tem muita gente que defende a ideia de que para alcançar o sucesso profissional basta querer e querer intensamente.
E esta, provavelmente, será a primeira atitude de um vencedor. Mas de nada vai adiantar desejar, se os planos não saírem do papel.
Grandes ideias nascem e morrem todos os dias por falta de um plano de ação que dê sustentação ao pensamento. São as atitudes que escrevem a nossa história, e não nossas expectativas.
Muitos dos que fazem sucesso afirmam todos os dias que não ficam esperando ele bater em sua porta.
Gosto muito desta afirmação “Enquanto alguns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo para fazê-lo”. Ninguém chega ao topo por um golpe de sorte.
Foi-se o tempo que um currículo recheado de excelentes universidades e MBAs eram certeza de boa colocação profissional.
Não faltam exemplos hoje de pessoas com cursos, digamos aqui, apenas razoáveis, que conseguiram encontrar o caminho do sucesso até com mais solidez do que outros que vieram de grandes escolas. Não há crítica aqui ao conhecimento ou a qualidade real das grandes escolas, mas sim a atitude do ser humano ou a falta dela, a diferença está nas decisões e na postura que a pessoa toma em sua vida.
A maior carência no mundo profissional não é de conhecimento e sim de atitude. As pessoas sabem 90% o que tem que fazer, mas não fazem. Também existem outros ingredientes para se atingir o topo. As pessoas costumam encarar a vida profissional separada da vida pessoal, como se isso fosse possível!
Essa é uma visão de curto alcance porque não se pode desenvolver alguém pela metade. São alguns pontos estratégicos a questionar: 1. Onde se está? 2. Onde se quer chegar? e 3. O que se está fazendo para chegar lá?
O ser humano é o animal mais frágil do planeta. Ele só consegue ter força quando se une aos seus pares. Essa é uma visão filosófica, mas também muito utilitária.
É por essa e por outras que as empresas programam as suas convenções e nós os profissionais somos chamados para realizar palestras que proporcionem reflexão maior sobre o tema da convenção.
Mas é preciso sair do discurso para a ação. Não basta apenas trocar cartões. É necessário cultivar amizades e estabelecer vínculos. Não basta rezar, orar… É preciso ir ao encontro de Deus!
E quando você estiver no topo, lembre-se desta frase: “Seja simpático com as pessoas à medida que você for subindo, porque você encontrará com elas à medida que descer”. Ou seja, humildade não faz mal a ninguém!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Sobre o autor:
Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2500 palestras realizadas no país e exterior.
site: www.gilclerregina.com.br
e-mail: contato@ceag.com.br
Parabéns pela clareza do seu artigo. Sem tomar atitudes não chegamos a lugar nenhum. Embora tenhamos conhecimento disso, a preguiça, na maioria das vezes, nos impede de decolar rumo aos nossos objetivos e aos nossos sonhos.
Concordo e seu artigo é uma verdade absoluta! Parabéns!
Muito interessante e conclusivo o seu artigo. Acho que seria bastante necessário os selecionadores de empresas fazerem uma reflexão sobre ele, pois parece que os titulos são muito interessantes para eles.