Várias são as qualidades que uma empresa espera de um colaborador nos dias de hoje: iniciativa, desempenho, resultados, bom relacionamento, criatividade, etc. Atuando há 14 anos em treinamento e desenvolvimento, tive a oportunidade de conhecer centenas de empresas nacionais e multinacionais. O que pude perceber é que a grande maioria dessas empresas observa como principal atributo de um profissional, o comprometimento.
Um profissional comprometido tem iniciativa, tem senso de responsabilidade, quando faz alguma tarefa não faz por fazer, ele sempre está um passo à frente, não espera ser cobrado para mostrar os resultados, busca crescer, não espera que as oportunidades caiam do céu. Éum profissional que trabalha como se fosse dono do negócio, pois se dedica a melhorar constantemente.
Realmente, todas as grandes característicasde umprofissional de sucesso se resumem em comprometimento. Éisso que qualquer empresa espera de seus colaboradores. A partir do momento que um profissional escolhe fazer parte de uma empresa, deve estar consciente de seu papel e de suas obrigações, independente do cargo.
Mas, uma empresa precisa fazer a sua parte para ter na equipe profissionais verdadeiramente comprometidos. Proporcionar um ambiente agradável para o trabalho, possibilitando condições para que as pessoas deem o melhor de si, é de fundamental importância.
Hoje em dia, o trabalho não pode ser visto apenas como meio de sobrevivência, as pessoas querem alcançar autorrealização no que fazem. Os colaboradores já estão percebendo, também, a necessidade de atuarem para um propósito maior, ou seja, o trabalho deve contribuir para algo significativo. Neste caso, o papel dos líderes deve ser o de envolver as pessoas numa causa maior, visando dar outro sentido para o trabalho. Ninguém se compromete verdadeiramente em atividades que não tenham um forte significado, um propósito relevante.
Para que as empresas contem com profissionais comprometidos, o trabalho deve ser no mínimo estimulante, para isso é preciso valorizar as pessoas, fazendo com que elas sintam que são importantes para a organização. Um colaborador se torna mais engajado numa empresa que oferece um espaço para que ele cresça, onde possa inovar e assumir riscos. Outro aspecto é a remuneração, pois quando é inadequada, gera insatisfação, podendo influenciar negativamente o comprometimento de um colaborador. De outra forma, um bom plano de cargos e salários pode ser um fator que contribuirá para que os colaboradores enxerguem novas perspectivas dentro da organização, e, com isso, continuem engajadas no trabalho.
Realmente, o comprometimento é uma via de mão dupla, a empresa deve se comprometer com seus colaboradores e os colaboradores comprometidos com a empresa. Se todos estiverem conscientes sobre isso, com certeza haverá um casamento sólido, onde todos reconhecem que o sucesso só existe com comprometimento de todas as partes envolvidas. Evocê, que nota de 0 a 10 atribui para o seu comprometimento no trabalho?
Sobre o autor:
Cersi Machado: Considerado um dos palestrantes empresariais mais criativos e dinâmicos da atualidade. Atua há mais de 12 anos em T&D. Autor de dois livros e coautor dos livros Ser+. Aplica uma metodologia inovadora em palestras e treinamentos nas áreas de motivação, atendimento e liderança, combinando conteúdos práticos com base em Gestão Estratégica de R.H., Coaching, PNL, Emotologia, Neurociência do Comportamento, Animação 3D e outras abordagens.
Site: www.cersimachado.com.br
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