Faz tempo que as “regras de etiqueta” deixaram de figurar apenas como bons modos em eventos sociais. As noções de etiqueta ultrapassaram a fronteira dos protocolos, restaurantes, e cerimoniais. O comportamento é repetitivo, e “o costume de casa vai à praça”, portanto, é importante que as pessoas tenham o bom senso de avaliar as normas de etiquetas como uma questão básica de educação e boa conduta que se aplicam a diversas situações no âmbito social e profissional.
Ser descortês, falar alto demais, beber além da conta, fazer do celular um megafone, descuidar-se da aparência pessoal, privilegiar somente a si mesmo, ignorar a necessidade do outro, pode comprometer sua imagem pessoal e trazer consequências danosas quanto à sua credibilidade. E como tudo depende do comprometimento de cada um no que tange à sua própria evolução, é sensato atentar para os apelos da civilidade e garantir um diferencial quanto aos padrões de comportamento, pois as boas maneiras nunca saem de moda e são sempre muito bem vistas.
A etiqueta do trabalho é a garantia para a manutenção do respeito mútuo e da convivência pacífica nas empresas. Indicativos do marketing pessoal como conduta profissional, desenvoltura, adaptabilidade, comunicação eficaz, rede de relacionamento, e espírito de equipe e liderança são pré-requisitos desse novo perfil profissional demandado pelas empresas.
No universo corporativo não há mais espaço para profissionais que galgam cabeças e se negam a incluir a percepção do outro nas suas realidades. Conceitos como cordialidade, respeito, humildade e acolhimento são cada vez mais demandados pelas empresas na busca desse novo perfil profissional. Afinal, do que adianta ser bem formado se for mal educado?
Sobre a autora:
Waleska Farias Coach e Consultora de Gestão de Carreira e Imagem: desenvolve treinamentos, workshops, palestras e cursos de formação de valores e padrões de conduta, com foco nos aspectos comportamentais das relações humanas, através da abordagem de conceitos essenciais, no que tange ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que agreguem valor e contribuam para a criação de um diferencial competitivo no processo de construção de carreira e formação de imagem. Pós-graduada em teoria psicanalítica (UVA). Graduada em comunicação social com especialização em relações públicas e marketing. Formação em Coaching Integrado pelo ICI Integrated Coaching Institute, Mater Avatar® Internacional, Programação Neurolinguística (INAP). Diretora do Núcleo de Formação Comportamental do Instituto Diamante; Consultora Convidada da FGV/MMURAD. Colunista da Seção de Carreira & Imagem nos jornais e revistas: Revista da ESPM, Revista Versatille, A Gazeta, Estado de Minas, Correio Braziliense, Diário de Pernambuco, Folha de Londrina, O Imparcial, O Popular.