Antigamente era muito comum em se ouvir falar que trabalhar por longo tempo em uma mesma organização era sinônimo de grandes experiências, sucesso, responsabilidades, desafios e ascensão profissional.
Nos tempos atuais, onde vivemos um constante desafio em administrar gerações, é preciso pensar e estar atendo quanto à forma desempenhada e se este modelo sustentará as organizações no futuro.
O reflexo disso está na rotatividade de emprego e na dificuldade em se formar líderes.
Diante de tudo isso, as organizações devem continuar a pensar que estão lidando com profissionais com valores diferentes dos que comumente eram acostumados a lidar.
Estes novos profissionais são ambiciosos, inovadores, questionadores, imediatistas, querem desafios, responsabilidades e ascensão profissional e uns tão quantos informais.
Porém, não podemos confundir isso com arrogância ou falta de comprometimento, pois estes profissionais foram educados, estimulados e formados para um mundo competitivo e imediatista.
Por outro lado, as organizações ficam preocupadas e até mesmo assustadas com a velocidade com a qual devem quebrar os paradigmas internos e desenvolver novas ferramentas para poder conciliar os conflitos de gerações.
E é realmente neste ponto que devemos observar a grande oportunidade em transformar esse desafio em resultado organizacional e desenvolver novas ferramentas que façam com que estes profissionais continuem a se dedicarem em suas organizações.
O modelo antigo deve ser mudado e os paradigmas devem ser quebrados e é aqui que o RH deverá mostrar o quanto é capaz de traduzir este desafio em resultado organizacional. É fazer com que as gerações anteriores sejam estímulos e parte do desenvolvimento de transferência de conhecimento profissional e cultural para estes novos profissionais.
Um RH somente é valorizado quando se agrega valor organizacional!
É fundamental o papel dos profissionais de RH no desenvolvimento de líderes dentro das organizações, pois tem a função de identificar talentos com potencial para liderança e criar um programa de desenvolvimento estruturado e atrelado aos objetivos, visão e valores da empresa. Desenvolvendo e formando líderes que possam criar soluções inovadoras, colocando a organização em uma nova realidade institucional.
Sobre o autor:
Ítallo Adriano Rocha, 20 anos de experiência desenvolvida na Gestão de Recursos Humanos em empresas multinacionais e nacionais de grande porte tais como: Grupo Comolatti, Visteon, Tedrive, Termomecanica e SEW. Tem forte atuação em negociações sindicais e relações trabalhistas, reestruturação organizacional, desenvolvimento de equipe e estratégia de remuneração. Formado em MBA em Gestão Empresarial pela FGV e graduado em Direito e Análise de Sistemas e com Especialização em Liderança e Estratégia de Recursos Humanos.