Você já parou para pensar nas horas do seu dia que você dedica ao trabalho?
Já percebeu que convive mais com colegas de trabalho do que com familiares?
Pois é, a nossa vida profissional é importante demais para ser levada no “piloto automático”. Seja você funcionário ou empreendedor, é importante parar para refletir sobre o significado de toda essa correria diária em vez de simplesmente assumir uma rotina pesada com horários, pessoas, metas. Cuidado!
Se você é daqueles que, se ganhassem na loteria, não passariam nem na porta da empresa no dia seguinte, você provavelmente detesta seu trabalho porque não vê significado em trabalhar a não ser pelo sustento. Seu trabalho não te traz realizações pessoais. Logo, seu desempenho é de mediano para ruim. Aos poucos, as empresas estão percebendo isso: funcionários que atribuem valor e significado ao seu trabalho são mais criativos, produtivos e geram mais resultado. É aí que entra a tal espiritualidade.
Não, não estamos falando de religião. Estamos falando de empresas que enxergam nas suas equipes o seu maior patrimônio e por isso se esforçam para criar um ambiente mais saudável e conhece com profundidade cada funcionário para lhe atribuir tarefas adequadas ao perfil e objetivos de vida e carreira. Para funcionários que não têm clareza de objetivos (a maioria das pessoas não têm), existem diversas formas de ajudar, como mapeamento de perfil e competências (assessment), treinamentos e coaching.
A espiritualidade nas empresas promove um maior alinhamento entre os objetivos pessoais e organizacionais. A empresa aprende a combinar sua missão, visão e valores com os talentos e valores dos seus funcionários. Com esse alinhamento, certamente vai haver menos conflitos, absenteísmo e rotatividade e mais contentamento, desempenho, inovação.
Espiritualidade nas empresas promove:
- Clareza de objetivos e expectativas entre pessoas e empresa
- Relacionamento aberto com funcionários, fornecedores e clientes
- Renovação e aprendizagem contínua
- Ambiente de trabalho com clima comunitário
- Alianças estratégicas, com foco em valores
- Responsabilidade sócio-ambiental, ética e transparência
- Revisão do papel dos líderes
Sobre o Autor:
Rogeryo Leite, é diretor da Alter Coaching & Treinamento e professor universitário. Trabalha com coaching e desenvolvimento organizacional desde 2005. É consultor nas áreas de Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento, Cultura e Valores Organizacionais, Gestão e Planejamento de Carreira Profissional, Assessment, Team Building e Formação de Líderes. Mestre em Administração.
e-Mail: rogeryo@altercoaching.com.br