É triste dizer, mas já vivenciei, algumas vezes, o RH como fomentador de problemas e discórdias, ao invés de pacificador e gerenciador/solucionador de crises.
E, dentro deste cenário, o que tais profissionais tem feito no Brasil? Muitos e muitos continuam parados no tempo, repetindo teorias e práticas importadas.
É impressionante a quantidade de profissionais reclamando do descaso em processos de seleção, por exemplo, ou funcionários acerca do descaso dos RHs.
Não podemos avaliar e tratar pessoas tão somente pelo mental, que acaba, muitas vezes, nos induzindo a erros. Já presenciei profissionais sendo eliminados de seleções por conta de análises grafológicas mal feitas, superficiais, por profissionais sem a profunda bagagem sobre o tema e as técnicas. Sem contar os demais assessments de mercado.
Acham que por fazer uma formação básica estão aptas a avaliar alguém. Ledo e profundo engano.
Para se ter um olhar clínico e profundo em um terceiro:
- Você precisa estar bem resolvido consigo mesmo – você pode acabar se espelhando no candidato, negativamente, de algo mal tratado em você; o inverso também se faz presente é claro
- Estar desnudo de pré-conceitos, julgamentos, crenças e valores distorcidos
- Ter o ‘coração calmo’, mente centrada e o ser equilibrado, ou seja, fazer-se presente, sem julgamentos, aberto a
- ouvir de forma clara e limpa, sem a imposição de ‘cascas’
- Não entrar em uma entrevista encarando a pessoa a sua frente como aquela que está disposta a te enganar por conta de uma vaga de emprego. Nem todos são assim e existem técnicas e métodos para se validar informações, sem constranger os candidatos.
O texto visa provocar, uma reflexão sobre o verdadeiro papel do RH no universo corporativo contemporâneo, de forma prática e direta, salientando que o ato de gostar de gente pressupõem, antes de mais nada e, em primeiro lugar, gostar de si próprio.
Sobre o Autor:
JÚLIO CORREIA NETO – Contador e Business Coach com especializações nas áreas de negócios, liderança, empreendedorismo e humanas. Experiência em posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais, tendo conduzido processos críticos de gestão compartilhada de mudança organizacional, utilizando metodologia que integra aspectos técnicos e humanos para atingir os resultados de forma rápida e consistente.
eMail: juliocorreianeto@hotmail.com