VOCÊ É O OUTRO PARA OS OUTROS

Luiz Alberto Borcsik

Você já pensou o quanto o OUTRO ou OS OUTROS podem influenciar e até mesmo serem responsáveis pelas suas decisões e escolhas? Quanto cada um se prepara para o OUTRO ou OS OUTROS sem antes mesmo preparar-se para si mesmo?

Nas organizações há necessidade de preparo para ambas as situações – preparar-se para poder estar pronto para os outros: nossos clientes internos e externos, pares, subordinados, gestores, fornecedores internos e externos e todos aqueles que nos procuram por nos verem como referência.

É daí que vem o princípio da empatia – colocar-se no lugar do outro e direcionar a ele nossa atenção e também cuidado é a base para um relacionamento saudável. Porém, só conseguimos “empatizar” quando estamos prontos para o outro e isso acontece quando decido tomar as rédeas das minhas decisões, das minhas escolhas, ou seja, me auto-liderar.

Entender como as pessoas sentem-se e estar preparado para elas é fundamental, para um convívio saudável nos mais diversos grupos. Ao nos colocarmos no lugar do outro teremos grande probabilidade de obter sua aceitação.

Dessa forma lidero as minhas decisões e escolhas, e passo a compartilhar com o outros ou os outros das minhas escolhas, das minhas decisões e se há influencia, posso ser influenciado, mas com certeza também influencio e dessa troca surgem novas idéias, novas escolhas, novas decisões que vão diretamente refletir em resultados mais efetivos. Quando falamos em resultado é importante lembrar que as organizações vivem de resultados bem como que as organizações são as pessoas que as formam – NÓS e que NÓS SOMOS O OUTRO PARA OS OUTROS.

Então ao invés de ficar “chorando pelos cantos” é mais fácil depreender o que de oportunidade e de ensinamento posso tirar de cada situação, de cada dificuldade, de cada obstáculo transformado cada um em um novo e mais consistente resultado.

  • Fortalecer-se sempre estando pronto para quaisquer situações.
  • Aumente o universo de pessoas para as quais direciona suas atenções e cuidados.
  • Busque entender como as pessoas sentem-se, suas necessidade e expectativas.
  • Prontidão para ouvir, abertura para entender e disposição para sentir.
  • Veja o que não te mostram e ouvir o que não te dizem.

Sobre o Autor:

Luiz Alberto Borcsik, Consultor, palestrante e professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou por mais de 30 anos na área de Recursos Humanos em empresas de destaque nacionais e multinacionais, dedicado aos processos de gestão de pessoas, revisão de estruturas e processos organizacionais. Psicólogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas.

Contatos: criare@criarerh.com.brhttps://pt-br.facebook.com/CriareRH

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