Como estão os seus relacionamentos? Independente de quais sejam, com seus pais, seus filhos, seus amigos, seus colegas de trabalho, seu esposo ou esposa, etc. Queremos tanto relacionamentos saudáveis e estamos certos de querer, pois são através dos nossos relacionamentos que temos a oportunidade de nos tornarmos seres humanos melhores, de nos questionarmos e de nos conhecermos. Mais muitas vezes temos atitudes que trabalham no sentido contrário desse objetivo.
Convido-o a refletir sobre alguns cuidados essenciais para trabalharmos os nossos relacionamentos no nosso dia a dia. O primeiro dele é com a nossa capacidade de julgar, ao ver uma pessoa ou uma situação, automaticamente temos um parecer, uma opinião formada sobre o que vimos, mas precisamos lembrar que essa percepção foi criada pela nossa experiência de vida, que estamos vendo com os nossos óculos aquela situação. Aquela opinião é apenas a sua percepção e não necessariamente a realidade. O primeiro cuidado é não tomar a sua primeira percepção como verdade e sim se abrir para conhecer o outro, por analisar outras possibilidades.
O segundo cuidado é ouvir o outro e estar aberto ao diálogo, não temos esse cuidado, não deixamos o outro falar. Quantas vezes o amigo chega, querendo desabafar e o cortamos, ele diz estou tão chateado hoje, briguei com a minha esposa. E nós respondemos, relacionamento é assim mesmo, esquece, isso passa. Quando o que o outro queria era desabafar, falar dos seus sentimentos, se sentir ouvido e o cortamos com a nossa fala. Isso quando não aproveitamos para falar dos nossos problemas que são tão maiores que o do outro, na nossa percepção.
O terceiro cuidado é com a empatia, como não conseguimos ouvir verdadeiramente e estamos cheios de julgamentos, temos dificuldade de olhar o problema pelo ângulo do outro. Temos dificuldade de perceber as emoções envolvidas, o que o corpo daquela pessoa diz além da fala. Não conseguimos identificar verdadeiramente o que o outro precisa, não conseguimos compreendê-lo e ajudá-lo.
Outro cuidado é com a nossa dificuldade de elogiar. Na maioria das vezes falamos do que não está bom, do que precisa ser melhorado, do que não gostamos, mas as pessoas não gostam de serem criticadas, elas gostam de serem elogiadas. O elogio sincero alavanca os nossos relacionamentos, porque isso diferencia não é comum no nosso dia-a-dia. Cada vez que for criticar, avalie se realmente é necessário e se for qual a forma mais amorosa de dizer. Por outro lado, desenvolva o hábito de elogiar; talvez no começo será difícil, vai precisar treinar e ter isso como um objetivo, como tenho que dar 3 elogios sinceros hoje, até isso se tornar um hábito.
Amplie sua percepção, esteja mais aberto e presente na relação com o outro, ouça mais, se coloque mais no lugar do outro, elogie mais e com certeza seus relacionamentos se tornaram mais saudáveis. Mas não se esqueça, esses cuidados começam no seu relacionamento consigo mesmo. Você tem se julgado e se criticado com frequência? Você tem se ouvido, tem entrado em contato com a sua essência? Você tem sido carinhoso e compreensivo com você? Você tem se elogiado? Para nos relacionarmos bem com os outros, precisamos nos relacionar bem conosco mesmo também. Comece com você e estenda o seu amor aos seus relacionamentos!
Quer relacionamentos saudáveis, dê ao outro o que gostaria de receber! Não espere do outro, comece você!
Assuma a responsabilidade pelos seus relacionamentos!!!
Daniela Cabral – Profissional de Recursos Humanos, com 15 anos de experiência em empresas multinacionais. Formada em Administração, com especialização em Gestão de Pessoas, possui grande experiência em employer branding, recrutamento e seleção, no desenvolvimento de jovens talentos, gestão por competências, desenvolvimento de lideranças, planejamento de pessoal e coaching. Terapeuta Holístico, com especialização em Terapia Floral, Cromoterapia e Reiki. Linkedin:
https://www.linkedin.com/in/daniela-cabral-de-oliveira-10665b14/
amei a matéria…. Parabéns…