Nos últimos tempos ouvimos falar muito sobre a importância de se encontrar real propósito no trabalho. Especialistas da área falam sobre paixão, amor, contribuição profissional… o que, em minha opinião representa algo bastante positivo.
Mas em meio ao alto índice de desemprego, futuro econômico incerto e outras tantas notícias assustadoras que recebemos diariamente das rádios, TVs, jornais… é natural e esperado que nossa apreensão aumente. Como falar sobre viver com propósito para alguém que está sem trabalho há tempos, e tem uma família para sustentar?
Estar desempregado deveria estimular o que há de mais ousado em nossa essência, mas não é o que acontece. A fase de desemprego leva a baixa auto-estima e autoconfiança, sentimos que perdemos o direito de sonhar e nos apequenamos aguardando que alguém nos dê a oportunidade de recomeçar.
Já se sentiu assim? Bem… eu já.
Contudo, não estar dentro de uma empresa pode significar a sua oportunidade de investir energia naquilo que acredita. Afinal, qual a sua alternativa? Esperar sua reserva financeira acabar? Esperar que alguém o encontre casualmente e te contrate?
E se isso não acontecer no tempo que você precisa? Já pensou nisto?
Sugiro o seguinte: Pergunte-se como você poder servir as pessoas, considerando sua experiência profissional, sua formação acadêmica, suas habilidades ou seu networking, ou tudo junto. Isso pode significar abrir sua mente para novos insights e, quiçá surja uma ideia bacana de negócio.
Se a proposta de viver com propósito ainda não faz sentido para você, viva de propósito. Acorde de propósito, respire de propósito, faça tudo em seu dia de propósito, por que quer, e não por falta de opção. Só estando presente você será capaz de observar as oportunidades a seu redor.
Com ou sem propósito, a vida pulsa e pede passagem. Seja forte, porque alguém precisa de você!
Se a proposta de viver com propósito ainda não faz sentido para você, viva de propósito. Acorde de propósito, respire de propósito, faça tudo em seu dia de propósito, por que quer, e não por falta de opção. Esteja presente verdadeiramente em sua vida e só assim você será capaz de observar as oportunidades que surge ao seu redor. E mude, se precisar.
Sobre a Autora:
Jaqueline Freitas Parrode é graduada em Psicologia e pós-graduada no MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Formada em coaching profissional e de vida pelo IBC. Tem experiência de mais de 15 anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, com foco em educação corporativa e desenvolvimento de pessoas. Tem forte atuação no desenvolvimento de lideranças, processos de avaliação de desempenho e gestão de carreiras.
Contatos: Jaqueline@jaquelineparrode.com / www.jaquelineparrode.com