Você já teve a sensação de que o tempo está passando rápido demais e que não está aproveitando suficientemente a vida? Se sim, pode ser que você não esteja administrando bem o seu tempo. Os 86.400 segundos de nosso dia, muitas vezes, são empregados em tarefas sem importância e isso tem nos custado muito!
Faça uma autoanálise: no último bimestre, o que você fez que realmente foi relevante? Estava relacionado com sua missão, seus objetivos e com as pessoas mais importantes para você? No último mês, quanto tempo dedicou à resolução de problemas urgentes, estressantes e de última hora? Na última semana, quantas vezes você fez coisas que nada tem a ver com seus objetivos?
A sensação de que o tempo voa ocorre porque usamos nosso tempo fazendo atividades que se encaixam na segunda ou terceira perguntas (as urgências e os imprevistos) – e deixamos as coisas que realmente gostaríamos de fazer de lado, pois em geral, nunca são priorizadas e, por isso, nunca são feitas.
A teoria da “Tríade do Tempo” nos ajuda a entendê-lo, dividindo as tarefas em Importantes, Urgentes e Circunstanciais. Por exemplo: entregar o relatório para o seu gerente no final do mês é Importante. Fazer hora extra e ainda levar trabalho pra casa porque você não priorizou essa tarefa é Urgente. As pausas constantes que você faz para bater papo e navegar na internet são Circunstanciais e te afastam do seu objetivo.
Portanto, faça com que cada dia te aproxime dos seus sonhos. Preocupe-se mais em agir do que em fazer planos. Delegue tarefas, afinal, você não pode fazer tudo! Coloque momentos importantes em sua semana e evite as urgências. Mantenha seu ambiente organizado e descanse (porque ninguém é de ferro), mas não seja preguiçoso. Desejo que o seu tempo trabalhe sempre a seu favor. Use bem cada segundo!
Não é o tempo que passa rápido demais. É a forma como administramos nosso tempo que vai fazer como que eu olhe para ele como um aliado ou como um algoz
Sobre a Autora:
Patrícia Simões Sena Soares é Psicóloga organizacional, psicanalista e palestrante há 17 anos. Atua ativamente na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas, elaborando projetos de melhoria e ferramentas de gestão de pessoas. É palestrante comportamental e motivacional em empresas e desenvolve ações de qualidade de vida no trabalho.
Texto muito oportuno, instrutivo ao mesmo tempo.
Parabéns Patricia Sena.