Protagonismo – Eu posso ser diferente

Fabrizio Ortiz

Se você já ouviu a expressão “torcedor sofredor” no futebol, sabe exatamente o que significa

protagonismo, mas talvez nunca tenha se dado conta disso. Quando o time perde e o torcedor é questionado sobre o resultado do jogo, geralmente ouve-se: “fulano não sabe jogar”, “o técnico é ruim”, “o time não está entrosado, por isso perdemos”. Isto ocorre pelo simples fato do torcedor não se colocar como o protagonista do jogo, mas sendo apenas um espectador, que das arquibancadas do estádio ou da poltrona da sala, grita, gesticula, xinga e reza para que os outros façam a coisa certa, na hora certa, da forma certa, gerando os resultados esperados. O poder está nos outros!

Na liderança acontece o mesmo. Quando um líder apenas torce para que as pessoas e a empresa façam o que tem de ser feito para obter seus resultados, ele se torna um “torcedor sofredor” de sua própria história, transferindo todo o poder para fora de si, deixando os resultados à deriva, contando apenas com a boa vontade e com a sorte. O protagonismo consiste em focar prioritariamente em si, no seu eu, evitando ao máximo a terceirização de responsabilidades.

Só não caia na armadilha de puxar para si todas as atividades, centralizando e não delegando. Protagonismo na liderança significa se perguntar todos os dias: estou fazendo 100% da minha parte? Estou influenciando as pessoas e as áreas com minhas ideias e opiniões? Ou estou culpando os outros e o ambiente pela minha falta de desempenho. Ser protagonista é se sentir o único responsável por treinar e motivar sua equipe, delegar e confiar na capacidade de seu time, dar feedbacks sinceros de forma amistosa e corajosa, se relacionar com as áreas, gerar relação de confiança, trabalhar o autoconhecimento e se desenvolver como líder a cada dia.

Espero que você termine de ler este texto pensando: sobre o que é que estou reclamando na minha vida que na verdade é apenas resultados da minha falta de protagonismo? O que eu posso fazer diferente a partir de hoje?

Sobre o Autor:

Fabrizio Ortiz é formado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, atua há mais de 12 anos em Gestão de Pessoas, sendo um profissional de referência nas companhias em que atuou. Atualmente é professor e palestrante em Gestão de Pessoas e Liderança, e desenvolve suas atividades como Trainer na Crescimentum.

Linkedin: www.linkedin.com/in/fabrizioortiz/

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.