Os conhecimentos se formam e se organizam pela força-motriz de um desejo das pessoas na busca de um saber maior que lhes é concedido pelo fato de serem os criadores da “arte profissional” – toda profissão é uma arte de transformar todos os desejos, todas as necessidades em algo possível.
Nas organizações, os funcionários dominam pelo seu talento que é construído por uma carreira talhada pelo seu “saber organizacional” em um regime de verdade vivida na experiencia do dia a dia – é o pensar, o sentir e o agir dando valor as aptidões e competências.
O aprender é, ao longo da vida, uma transformação constante das formas de aprendizagem em experiências que acabam dando um novo significado ao trabalho e a prática que a cada momento é ampliada pelo aprendizado adquirido. E ao enfrentar os desafios na busca por mais e novos conhecimentos, cada um vai se tornando o “autor da própria vida”, porque ela vai sendo construída pela arte do seu saber adquirido.
O empilhar das experiencias vividas mesclada com os conhecimentos adquiridos vão dando oportunidade para que cada funcionário construa sua identidade pessoal e profissional, tornando-se assim cada vez mais Sábio por ser aquele que tem conhecimentos e experiencias de vida profundos, mostrando que é sensato, equilibrado, prudente e exemplar.
Sabedoria é conhecimento e experiencia de vida acumulados por isso, sem história de vida não há aprendizado e sem aprendizado a nossa história fica sem sentido porque nossa vida precisa todo o tempo de:
- ponderação e análise das mais diversas situações;
- comunicação e relacionamentos constantes porque “eu” sem o “outro” não existo – os “outros”, com suas virtudes e defeitos, são a minha referência de vida;
- significado para incorporar tudo aquilo que nos faça fizer sentido que nos seja importante na vida.
Dos 20 aos 65 anos de vida, na média de 40 horas semanais, dedicamos 11 anos de nossa vida ao trabalho. É necessário na vida aprender a pensar, sentir e agir, aí está a importância de buscar o “saber organizacional” para ampliar conhecimentos, competências e buscar novos conhecimentos para desenvolver e praticar nossas “virtudes organizacionais”.
Sobre o Autor:
Luiz Alberto Borcsik é Consultor, palestrante e professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou por mais de 30 anos na área de Recursos Humanos em empresas de destaque nacionais e multinacionais, dedicado aos processos de gestão de pessoas, revisão de estruturas e processos organizacionais. Psicólogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas.
Contatos: criare@criarerh.com.br – https://pt-br.facebook.com/CriareRH