Mercado de Trabalho – Peculiaridades

Rafael Souza
Rafael Souza

A relação entre ofertas de estágio/emprego, demanda de candidatos e necessidade de mão-de-obra qualificada tornou-se um verdadeiro paradoxo no mercado de trabalho atual; enquanto as empresas se queixam da ausência de profissionais qualificados no mercado de trabalho, os candidatos a vagas de estágio/emprego se queixam da alta competitividade na busca de espaço no mercado de trabalho atual.

Diante do cenário apresentado no parágrafo anterior, o mercado de trabalho tem apresentado características peculiares, como a falta de profissionais com formação técnica, principalmente na área de mecânica e controle de qualidade e, também, o baixo número de candidatos a estágio com inglês em nível avançado ou fluente.

Com a mercadorização do ensino no Brasil e por meio dos programas de incentivo à educação do governo federal nacional (FIES e ProUNI) o acesso ao ensino superior foi facilitado; deste modo, os jovens egressos do ensino médio passaram a ingressar diretamente no ensino superior e deixaram de realizar cursos profissionalizantes e/ou de qualificação técnica, o que, provavelmente, contribui para a falta de profissional com este tipo de formação.

O baixo número de profissionais com fluência no idioma inglês é um dos maiores entraves a candidatos a uma vaga de estágio nas empresas, principalmente em empresas multinacionais. As empresas nacionais têm a necessidade de se conectar com o mundo, seja para realizar exportação de seus produtos e/ou serviços ou até para utilização e/ou aquisição de produtos, serviços, técnicas e tendências disponíveis apenas no mercado internacional. Os profissionais que ainda não possuem fluência em um segundo idioma e desejam realizar um curso para tal finalidade devem optar por uma instituição de ensino que não priorize apenas a comunicação oral, uma vez que grande parte dos processos seletivos, para vagas de emprego/estágio, possui testes e entrevistas que irão avaliar não somente a comunicação oral do segundo idioma, mas, também, os conhecimentos sobre a estrutura da língua.

Diante das peculiaridades apresentadas acima, fica claro que aqueles que buscam um espaço no mercado de trabalho têm que ficar atentos às reais necessidades deste mercado, pois, por exemplo, somente ter um diploma de ensino superior não é garantia de emprego há muito tempo.

Para finalizar, é importante salientar que o mercado de trabalho atual e, muito possivelmente, no médio e longo prazo, apresenta algumas áreas promissoras em relação a oportunidades profissionais, principalmente aquelas relacionadas à tecnologia, ciência e pesquisa, responsabilidade sócio-ambiental, serviços especializados, comércio exterior, crescimento e desenvolvimento econômico do país etc.

Sobre o autor:

Rafael Souza, bacharel na área de Tecnologia da Informação e especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios, com cerca de nove anos de experiência nas áreas administrativa, suporte em TI e comercialização de serviços educacionais, além de ser responsável por elaborar pesquisas, ações, projetos e programas relacionados à empregabilidade (mercado de trabalho, profissões, planejamento e desenvolvimento de carreira etc).

e-mail: rafaelsoz@hotmail.com

Compartilhar Este Post

Uma Resposta para "Mercado de Trabalho – Peculiaridades"

  1. Rafael de Souza · Editar

    Errata: no terceiro parágrafo faltou colocar entre aspas a palavra “mercadorização”, pois não existe esta palavra no dicionário e ela está escrita no sentido de dizer que, em alguns casos, estão transformando este serviço (ensino) em um produto.

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.