Já não é de hoje que todo mundo sabe que comunicação é importante. A comunicação na família, no casamento, nas amizades, relacionamentos e nas empresas está totalmente relacionada ao sucesso dessas relações e empreendimentos. Quanto mais alinhados aos propósitos e objetivos em comum mais felicidade, realização e resultados são experimentados.
Nas revistas especializadas onde se costuma eleger as melhores empresas para se trabalhar ano a ano fica comprovado que as melhores organizações são aquelas que conseguem imprimir um fluxo dinâmico, transparente e atualizado de comunicação. Nessas organizações, de uma forma quase geral, o grupo fala a mesma língua e se conhece mais profundamente, não existe a cultura de cada um cuida do seu pedaço e não to nem aí para o resto. Tudo está interligado, todos conhecem suas responsabilidades e estão alinhados aos objetivos globais. Em resposta a tudo isto os resultados serão potencializados e todos serão recompensados.
Como consultora especializada na gestão estratégica de programas de saúde, percebo cada vez mais a necessidade de alinhar os objetivos da empresa ao discurso e o discurso as atitudes. Não raras vezes me deparo com equipes atuando em frentes totalmente diferentes. Um profissional privilegia a operação das rotinas executadas de forma ágil, outro só se preocupa com o custo do benefício, um outro, deseja realizar programas de prevenção cheios de “ fogos de artifícios” enquanto o líder procura um programa viável, competitivo e sem investimentos absurdos. Não raras vezes, encontramos mais de uma pessoa atuando no mesmo projeto, sem compartilhar impressões, planejamento das ações e indicadores levantados.
É importante destacar que não existe programa de saúde de alta performance sem um programa de comunicação que lhe ofereça suporte. Um programa de saúde não é feito só de ações de comunicação mas por outro lado estará fadado ao fracasso se não se preocupar em promover os objetivos, prioridades e as responsabilidades para todo o grupo de usuários.
Com o passar dos anos fui descobrindo e estruturando uma metodologia baseada no “Ciclo da Maturidade e da Alta Performance” em Sete Etapas e uma delas está totalmente voltada a estruturação de um canal dinâmico de comunicação.
Não desperdice recursos e acredite; a comunicação pode fazer maravilhas pelo seu programa de saúde e pode ser uma das vias principais que o levarão ao sucesso.
Sobre a autora:
Débora Carrera Maia, é Diretora de Expansão, Novos Negócios e Qualidade de Vida da 4Health – Inteligência em Saúde e Benefícios e atua a 22 anos na área de Benefícios em RH.
😛 Gostei do que li. Esse artigo me fez lembrar uma entrevista a cerca do “boom” das franquias no setor de massagens (esses quiosque que vemos nos shoppings). A certa altura o entrevistado afirmou categoricamente que “o sucesso está no fato das pessoas se sentirem bem quando tocadas/massageadas”. Bem, traçando um paralelo é fácil entender porque a comunicação é um “sucesso de bilheteria”. Obrigada…grande sacada Débora !!!!
Um forte e afetuoso abraço, Eliana Dinz – Consultora Empresarial