Vivemos em um mundo de muita informação. Hoje podemos digitar algo na internet e encontramos muita coisa sobre qualquer assunto.
Muita coisa mesmo. É uma loucura, são milhões, milhares de páginas sobre assuntos que queremos apenas uma resposta.
E pior: Muitas destas informações não são verdadeiras ou são pelo menos duvidosas.
Em um manancial fantástico de informações, conceitos, trabalhos, modelos, como distinguir o joio do trigo?
Parece impossível, mas não é.
Há dois anos atrás, escrevi um artigo que mostra como as pessoas estão resolvendo estas questões: Estão voltando a uma espécie de feudalismo.
Cada vez mais procuramos informações precisas, verdadeiras, de fontes confiáveis. Isto nos faz estarmos sempre próximos das mesmas fontes de informação. Temos bilhões de páginas para acessar, mas vamos sempre nas mesmas para ler o jornal, notícias, pesquisar sobre a vida alheia ou conversar com os amigos.
Fazemos isto por comodismo, mas também por confiança na informação. Se um site destes de notícias publicar uma notícia falsa, daqui a pouco estamos dizendo que esta notícia falsa é verdadeira. Foi o que aconteceu com o #calaabocagalvao, hashtag utilizada na copa de 2010 que gerou uma notícia falsa de um pássaro chamado Galvão que estaria em extinção. Esta notícia foi dada como verdadeira, pois circulou pela internet e estava nos trending topics do twitter.
Em bom português: Se muita gente mentir junta na internet, a mentira pode ser verdadeira.
Agora, como fazer para gerenciar tanta informação?
Utilizando o bom senso, não acreditando em tudo que se lê, e principalmente, raciocinando aquilo que está sendo lido. Até provar que fucinho de porco é tomada, primeiro acredite na tomada e não ponha a mão ali.
Também é fundamental gerenciar tempo. Muitas pessoas passam horas e horas fazendo pesquisas pela internet, porque não conseguem achar aquilo que estão procurando. São muitas páginas, muita informação para ser analisada e processada.
O que fazer?
Mais ou menos como nos feudos: Buscar fontes confiáveis e pesquisar primeiro nelas. Criticar a informação que é lida pelo teu senso crítico e verdade interna e depois, se passar por todos estes crivos, divulgar ou utilizar a informação. Sair publicando algo somente porque achou bonitinho, não dá credibilidade.
O mesmo vale para assuntos polêmicos. Cuidado com o que é dito. A sua marca está em jogo.
Gerenciar informação é o grande desafio da atualidade. Seja para filtrar o que se está procurando, seja para publicar algo.
Pense nisto antes de publicar ou absorver algo como verdade.
Sobre o autor:
Gustavo Rocha: Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico. Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP. Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia, mantendo sua OAB atualizada como ferramenta de luta nos interesses da classe junto a OAB e Tribunais, através das comissões da OAB. Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Atua também como palestrante em diversos eventos nacionais e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.
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