Como consultora de programas de saúde, sou chamada pelos RHs para tratar de beneficio farmácia, mas não raramente me deparo com questionamentos e variáveis. Resolvi então colocar minha experiência nestas linhas.
Sendo mais clara, percebo que a maior parte das empresas não sabe a diferença entre convenio e programa de beneficio farmácia. Freqüentemente os profissionais responsáveis entendem o benefício farmácia como o desconto em folha de medicamentos que através de um cartão de rede, poderão ser adquiridos com descontos especiais. Portanto ao colocar este cartão, nas mãos do funcionário ele estará com o problema resolvido. Será?
Quando a empresa esta realmente interessada em fazer a gestão de um programa, pode colher ótimos frutos. Hoje em dia as empresas de PBM (Pharmaceutical Benefit Management ou Programa de Beneficio Farmacêutico), oferecem ferramentas para o desenvolvimento de um desenho personalizado e disponibilizam arquivos detalhados de utilização.
NA PBM a empresa pode decidir se a compra de todos os medicamentos será condicionada a apresentação de receita médica, pode estabelecer níveis diferentes de subsidio por cargo, salário ou filial e para aqueles que fazem uso contínuo ou precisam adquirir medicamentos de alto custo. Todo este cuidado faz o funcionário se sentir assistido e amparado pela empresa.
Um programa bem estruturado, não estimula a compra e sim auxilia o funcionário a ter acesso aos medicamentos em caso de real necessidade, complementando a assistência oferecida pelo plano de saúde.
A GIB é especialista neste tipo de gestão e transforma os dados em indicadores de saúde para a empresa. Os indicadores mostram quem são os doentes crônicos, qual a utilização de certos medicamentos, que demonstram as patologias de maior freqüência no grupo e mostram o escape nos tratamentos, ou seja, se a freqüência do tratamento esta sendo cumprida. Com estas valiosas informações a empresa pode melhorar o desempenho do seu programa de saúde, potencializar seus recursos financeiros e com a orientação correta evitar alguns sinistros em seu plano de saúde, trazendo assim resultados mais sólidos.
Porém, sempre vale a pena para a empresa contratar uma PBM? Não.
Se a empresa tem como objetivo somente oferecer um financiamento de medicamentos de baixo custo para seu grupo, não tem subsidio e não controla o consumo, este não é o caso de contratação de uma PBM, além disso diferente do convenio farmácia este benefício tem custo fixo por mês. Mas cuidado você pode estar estimulando a automedicação e com isso gerando novos problemas de saúde para seus funcionários.
Sobre a autora:
Sheila Hojda é Socia-Diretora da 4Health – Inteligência em Saúde e Benefícios e atua há 15 anos na área de relacionamento e gestão de risco em consultoria em benefícios.
Muito Esclarecedor.. Obrigada…
Sheila, bom dia!
Eu não entendo os Laboratórios : Se eles podem vender o medicamento com determinado valor para algumas pessoas que possuem o cartão de desconto, porque não para todas as pessoas? veja bem! As Farmacias e Drogarias não ganha nada com as vendas de PBM. o valor é determinado pelo Laboratório. EX: Eu vendo hoje um medicamento por 50,00. a reposição dele é automática. E chega pra Farmácia por 50,00. Se eu vendo por 50,00 e compro por 50,00 eu tenho o prejuízo dos impostose etc.. estou pagando pra vender. Qual é o interesse dos Laboratórios utilizando esse comportamento? Com certeza atingir as Farmácias menores levando os clientes de bairro para as grandes Redes nos Centros da Cidade. Detalhe: na minha cidade de Uberaba-mg, as grandes Redes já estão abrindo lojas nos bairros.
Então a minha maneira de ver: Teria que deixar de existir o desconto dos PBM e os Laboratórios baixar os preços dos medicamentos e funcionar normalmente para que a Farmácia tenha a margem de lucro e não perca seus clientes de bairro para outras Drogarias que conseguem os convenios para vender com os cartões PBM .
Desculpe o desabafo! mas, não conformo que as farmácias cada vez mais seja uma ponte entre o Laboratório e o cliente. O cliente merece sim, o desconto mas, que seja igual pra todos. Que não seja desconto e que sim, os Laboratórios baixem os seus preços. pois temos despesas a cada venda.
Parabéns, pelo seu trabalho.
Parabéns pelo artigo
muito elucidativo.