Competências

Gustavo Rocha
Gustavo Rocha

Peter Druker afirmava que existiam 4 competências inerentes a líderes. Um interessante artigo de José Luiz Tejon elencou as 4 competências e acresceu uma.

Destaco um trecho do artigo sobre as competências e faço meus comentários:

“As quatro competências básicas do bom líder, segundo Drucker são : 1 ) Disposição, capacidade e autodisciplina para ouvir. Ele afirmava : ” Todos podem fazer isso, só precisam ficar de boca fechada. Exemplificava que Jack Welch era possuidor dessa vital competência para comandar nas boas e nas más circunstâncias. 2) Disposição para se comunicar, para se fazer compreender. O líder precisa desenvolver um talento pedagógico, didático. Drucker afirmava que ele precisava ter uma paciência infinita. ” voce precisa repetir a mesma coisa várias vezes; e demonstrar o que quer dizer. 3) Não procurar desculpas é a terceira competência. Para Drucker os líderes que comandam bem em circunstâncias adversas assumem responsabilidades pelos fracassos e insistem em padrões de excelência. ” Ou fazemos as coisas com perfeição ou não fazemos “, salientava. 4) esta competência é ” a capacidade de compreender que as tarefas são muito mais importantes do que os líderes próprios, em si mesmos “.”

Ou seja, a primeira competência é ouvir. Como temos falta disto no mundo moderno. Todos querem falar, todos querem dizer, explanar, agora ouvir, deixar o outro se manifestar parece uma ofensa. Devemos pensar muito nisto. Temos dois ouvidos e uma boca. Devemos usar nesta proporção.

A segunda competência é se comunicar. Paradoxalmente oposto a primeira competência, mas igualmente importante, o líder precisa ouvir e se comunicar com destreza, perspicácia e muita inteligência emocional. Isto faz a diferença.

Entendo que a terceira competência não seja propriamente não pedir desculpas, mas sim assumir o que faz, ou seja, não dar desculpas. Penso que pedir desculpas em um erro não se traduz em fraqueza. Agora, criar desculpas para os erros é mais do que uma fraqueza, é odioso.

A quarta competência talvez seja a mais difícil: O lider deve compreender que o universo não gira envolta do seu umbigo. A maioria dos líderes deixa o pseudo poder lhe subir a cabeça. Isto é um absurdo, mas acontece muito. Pense bem, você cresceu com a sua equipe ou apesar da sua equipe. Se foi com a sua equipe, você é lider. Se foi apesar da sua equipe você é um péssimo administrador, pois se a equipe é inadequada, troque.

A quinta competência descrita por Tejon é a confiança. Concordo com ele. Sem confiança não temos como juntar pessoas em prol de algum projeto ou objetivo.

Quais destas competências você vê nos líderes da sua empresa?

Você cultiva estas competências?

Você acredita nestas competências?

Não deixe este artigo com perguntas sem respostas. Responda e mude a sua empresa. Somente assim as palavras viram verbos de ação e podem realmente viver no mundo real.

Sobre o autor:

Gustavo Rocha: Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico. Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP. Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia, mantendo sua OAB atualizada como ferramenta de luta nos interesses da classe junto a OAB e Tribunais, através das comissões da OAB. Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Atua também como palestrante em diversos eventos nacionais e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.

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email: gustavo@gestao.adv.br

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