A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos.
O psicólogo organizacional ocupa-se em estudar e atuar como facilitador das relações entre as pessoas e a organização, contribuindo para o desenvolvimento de ambas.
Para tanto, intervém nos processos de trabalho, na cultura organizacional, nos intercâmbios comunicativos e em muitos outros elementos da organização.
Durante muito tempo o papel da psicologia organizacional, que recebeu inicialmente a nomenclatura de “gestão de pessoal”, esteve associado à forma coerciva como a organização tratava os seus “trabalhadores”.
Quando passou a preocupar-se verdadeiramente com os colaboradores (“trabalhadores”), a dar importância e reconhecer o mérito do talento humano, ocupando-se em desenvolver estratégias e programas para aquisição, desenvolvimento, melhor uso e retenção dos recursos humanos, tendo por objetivo básico alinhar as políticas de RH com a estratégia dos negócios da organização, teve seu nome mudado para “gestão de recursos humanos”, tornando-se mais popular e melhor aceita.
As principais áreas de atuação do psicólogo organizacional são:
Recrutamento e Seleção de Pessoal: através da análise do ambiente de trabalho e do cargo, realiza a definição do perfil do profissional a ser escolhido para ocupação do cargo, define a metodologia de recrutamento e utiliza técnicas de seleção de pessoal.
Treinamento, Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos: através de diagnóstico de necessidade de treinamento, planeja, organiza e desenvolve os programas instrucionais para os colaboradores da organização.
Avaliação de Treinamento: desenvolve e aplica instrumentos de avaliação da reação e do impacto do treinamento no trabalho.
Avaliação de Desempenho: prepara e treina os gestores em avaliação de desempenho de suas equipes, elabora o manual dos procedimentos para avaliação, desenvolve os procedimentos para diagnóstico, acompanhamento e resolução dos problemas de desempenho no trabalho.
Análise de Cargos e Tarefas: desenvolve procedimentos e instrumentos para descrição de cargos e tarefas, usa referidos procedimentos e instrumentos seguido de análise dos resultados obtidos e faz a descrição dos cargos e tarefas.
Diagnóstico Sócio-Ambiental: observa a relação entre homem e ambiente (comunitário, social e ecológico), estuda tanto a maneira como o ambiente físico influencia no bem estar das pessoas, quanto o impacto que as ações das pessoas têm sobre o ambiente físico e natural; orienta para a criação de programas sócio-ambientais como instrumento de conscientização, realização pessoal e elevação da auto-estima de seus colaboradores, observa e promove adequações da realidade social com o ambiente do trabalho através da definição de políticas de benefícios, tais como, transporte, assistência alimentícia, assistência médica, etc.
Diagnóstico da Saúde Mental no Trabalho: avalia o ambiente de trabalho analisando os aspectos psicológicos e de salubridade, ou seja, as características do trabalho e suas conseqüências, por ex: estresse, doenças ocupacionais, etc, intervém no ambiente e na organização do trabalho para a redução dos riscos, através da implantação e gestão de programas preventivos de saúde e da proposição de soluções para criação de ambientes favoráveis para melhoria das condições gerais de trabalho e redução dos custos com saúde.
Orientação Profissional: aplicação de estratégia para redirecionamento de carreira, orientando aos colaboradores quanto à adequação e identificação profissional em que possam atuar.
Diversidade Cultural nas Organizações: planejamento e intervenção em focos de conflitos internos devido a diferenças de personalidades, grupos étnicos, preferências sexuais, gênero, idade, religião, entre outros, através de pesquisas do clima interno e da cultura organizacional.
Fica fácil perceber que as tarefas atribuídas ao psicólogo organizacional possuem uma dimensão técnica. Entretanto, seu principal objetivo sempre dirá respeito à PESSOAS. Suas atividades serão sempre focadas para alguma alteração nas ações humanas, de forma a atuar como facilitador para uma auto-descoberta que apóie o crescimento pessoal e a liberação do potencial de cada indivíduo para melhoria de seu desempenho.
Toda organização, qualquer que seja o seu negócio, terá sua origem nas pessoas, o trabalho será executado por pessoas e o produto de seus trabalhos será destinado à pessoas. As novas tecnologias, as máquinas, os equipamentos de última geração, são apenas “ferramentas” à serviço do homem. É ele que pensa, que sonha, que planeja, que agrega valor, que faz a diferença.
Portanto, desenvolver uma política de gestão do capital humano é o ponto chave no planejamento estratégico de qualquer organização. Trata-se da forma mais inteligente de investir nas pessoas e transformá-las em diferencial competitivo.
Esse é o grande desafio dos psicólogos organizacionais.
Sobre a autora:
Elaine Kühne, graduada em Psicologia, é profissional da área de Recursos Humanos, contando com mais de 20 anos de experiência em médias e grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente presta consultoria como Psicóloga Organizacional.
Boa tarde! Dra. Elaine Rico conteúdo este artigo, gostaria de lhe seguir e receber artigos direcionados a Psicologia Organizacional, muito grato
Boa noite Dr°, particularmente gostei da sua abordagem sobre o assunto. Sou estudante angolana do 5 ano em psicologia do trabalho e das organizações e estou na luta pela escolha do tema para a monografia e gostaria de ouvir algumas sugestões por parte da Dr°.
Bom dia Dra sou estudante do curso de Psicologia com habilitacoes em psicologia das organizacoes, e tenho que escolher um tema para minha futura monografia, gostaria de saber todos aspectos importantes na escolha de um tema dentro de uma organizacao.
ola Dra sou estudante psicologia e tenho que fazer um trabalho de entrevista de psicologa organizacional gostaria de saber se a Dra poderia me responder umas perguntas por email
Gostaria de ver artigos que fale sobre psicologia organizacional
:lol:Foi muito bom ter lido e o seu artigo acrescentou bastante e também despertou a fazer novas leituras sobre o tema.
Parabéns pelo artgo publicado. E muito bem esclarecido!
Foi muito importante este artigo, estou cursando administração pública e paguei a cadeira de psicologia organizacional. Sei o quanto é essencial o papel do psicologo dentro das oraganizações.Gostaria de receber mais informações a esse respeito.
Sua definição foi perfeita e elucidou minha ideia sobre o assunto parabéns.
😛 muito bom este artigo, pois trabalho na area de seg. patrimonial com 28 colaboradores
Gostei deste artigo, gostaria de receber muitos artigos sobre o papel fundamental do psicologo das organizacoes.
Boa tarde!! Estou em duvida se faço um pós em Psicologia organizacional ou gestão estratégica com foco em RH? Qual é melhor já tenho tecnólogo em RH
Gostaria de saber todas as informações possíveis para atuar no cargo psicologia organizacional 😉 😛
Gostaria de saber todas as informações possível para atuar no cargo psicologia organizacional