“Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando… Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu…”
(Luiz Fernando Veríssimo)
É muito comum ouvirmos falar sobre auto-estima e autoconfiança. Estes assuntos não se restringem apenas as salas de aulas onde se estudam psicologia e comportamento humano.
Partilharei noções básicas sobre este assunto e revelarei um segredo muito importante e fundamental. Boa leitura!
Auto-Estima é a opinião, é o sentimento que temos sobre nós mesmos. Formamos nossa auto-estima desde nossa infância, por isso importa o meio em que fomos “criados” e como fomos tratados, mas o mais importante é como nos víamos e nos vemos.
Alguns indícios de auto-estima são:
- Harmonia entre aquilo que senti e diz;
- Amor próprio e relacionamentos saudáveis;
- Autoconfiança;
- Estabilidade emocional;
- Boa capacidade para administrar conflitos;
- Realização pessoal;
- Paz de espírito.
Características de baixa auto-estima:
- Medos e inseguranças;
- Necessidade extrema de aprovação externa;
- Exagero ao elogiar outras pessoas (puxa-saquismo);
- Dúvidas e instabilidades;
- Sem propósito de vida;
- Perfeccionismo;
- Depressão e sensação de incapacidade.
Alguns fatores podem contribuir com a baixa auto-estima e costumo destacar os seguintes:
- Alguma recordação ou fato humilhante;
- Perdas que tenham trazido “dor”;
- Vergonha e timidez;
- Ausência de momentos introspectivos;
- Frustrações e decepções;
- Depressão;
- Autocrítica e críticas excessivas, principalmente na infância e por parte dos pais.
Como estar de bem com você (auto-estima)?
- Amor próprio, sendo tolerante e permissivo;
- Fazer aquilo que gosta;
- Estar próximo de pessoas que lhe amam;
- Gostar da sua aparência física;
- Ter metas e alcançá-las;
- Sorrir, abraçar e amar;
- Ressiginificar, ou seja, aprender a extrair lições positivas de erros passados.
Gosto sempre de salientar que a aparência física pode ou não afetar a auto-estima, não sendo isso determinante. A mídia por vezes nos empobrece mentalmente, fazendo-nos acreditar que auto-estima é sinônimo de estética. Quando a baixa auto-estima predomina até mesmo Brad Pitt pode se achar o Sherek.
O Segredo das Pessoas de Sucesso:
Pergunte-me qual é o grande segredo das pessoas extraordinárias e eu responderei que na verdade são vários, mas um é essencial; a autoconfiança.
A autoconfiança é a chave que abre a porta do sucesso. Crer em você mesmo e nas suas competências é mais do que um diferencial, é uma questão de inteligência emocional.
Quando cremos em nós mesmos temos o poder de conquistar o “impossível”, de lutar incansavelmente por nossos ideais. Grandes personalidades realizaram seus sonhos e obtiveram sucesso, apesar de inúmeras adversidades sempre tiveram confiança própria e auto-estima.
Sócrates foi chamado de “corruptor imoral dos jovens”. Ainda foi um dos grandes pensadores da humanidade e suas palavras influenciem positivamente muitas pessoas, inclusive os jovens.
Thomas Edison sofreu duras críticas por tentar sem sucesso descobrir a Energia Elétrica. Sua notável perseverança fez com que encontrasse as respostas que esperava após milhares de tentativas. Ele mesmo disse: “A nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais seguro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais.”
Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal, dentre outras coisas, por falta de idéias criativas. Como empreendedor, faliu muitas vezes. Tempos depois ele ergueu o mundo imperial da Disney, a célebre Disneylândia.
Sylvester Stallone foi considerado um “alguém sem cérebro”, isso dito pelo próprio pai. Stallone é um dos mais famosos e geniais atores de Hollywood. Foi protagonista e diretor de filmes como: Rocky, Rambo, etc.
Einstein não falou antes dos quatro anos de idade. Foi considerado “mentalmente lento e mergulhador de sonhos imbecis.” Albert Einstein é considerado um dos grandes gênios da história e a mente mais brilhante do século XX.
Tony Meléndez: Cantor e violonista que teve um problema ainda quando menino, tendo que amputar seus braços. Movido por seus sonhos, ainda que ridicularizado durante toda a sua infância e desacreditado na juventude, casou-se, adotou filhos e tornou-se um excelente cantor/ músico. Isso mesmo! Meléndez aprendeu a tocar violão com os pés. Numa oportunidade apresentou-se maravilhosamente para o falecido Papa João Paulo II. O pontífice exclamou: “Tony, você é um jovem valente e tem nos dado esperança. Desejo que você continue dando esperança pra todas as pessoas”.
Michael Phelps: Nadador americano. Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos. Capaz de conquistar 08 medalhas de ouro e vários recordes mundiais numa única olimpíada. Este fenomenal atleta foi desacreditado por uma professora e numa de suas entrevistas desabafou: “minha professora disse que eu jamais venceria na vida, mas estou aqui”.
Enrico Caruso foi descrito pelo seu professor como “um cantor sem talento, muito desafinado…”. Seus pais queriam que ele fosse um grande engenheiro, mas Caruso foi um dos mais fantásticos cantores de opera que temos notícia.
Lincoln é considerado por quase todos os norte-americanos, como o maior Presidente dos Estados Unidos da América. Abraham Lincoln foi derrotado em quase tudo que se tornou candidato e chegou a ser chamado de “Senhor Fracasso”.
Como você se vê?
Como tem começado o seu dia?
Quais são suas expectativas para o futuro?
Quais são suas crenças e valores?
Quais são suas metas?
Quais são suas virtudes?
Primeiro saiba qual é o seu valor, e logo em seguida faça qualquer outra coisa, pois assim tudo será possível.
Sobre o autor:
Rudson Borges é conferencista nacional, especialista em comportamento humano, atendimento & vendas e Trainer em Programação Neurolinguística.
site: www.rudsonborges.com.br