Empresas ganham aliadas para cuidarem da saúde física e emocional de suas colaboradoras.
As assistentes virtuais da Carelink e do Instituto Avon se unem a partir deste mês de março para uma causa maior: o fim da violência contra a mulher. Juntas, as chatbots já atenderam mais de 5.000 mulheres em situação de violência no Brasil todo. Respaldadas por protocolos internacionais de atendimento e acolhimento, fazem uma avaliação do risco e da vulnerabilidade às quais a mulher está submetida. Assim que acolhida, a atendida é direcionada a acessar recursos como plataformas de apoio psicológico e jurídico, entre outros serviços.
Ambas foram lançadas e atuam de forma individual desde o início da pandemia do novo coronavírus, em resposta ao aumento dos casos de violência doméstica. Por serem silenciosas, as assistentes podem ser acionadas sem uso de voz e sem levantar suspeita. O contato com as duas é feito através do Whatsapp e está disponível 24 horas por dia, ininterruptos, para atender todas as mulheres.
“Temos certeza de que a ‘amizade’ de Sofia e Ângela é movida por uma causa maior: o fim da violência contra mulheres. Esse é o objetivo dessa dupla incrível. Sofia, tem como proposta atender e ajudar com a saúde emocional, clínica e no enfrentamento da violência contra a mulher, realizando um primeiro acolhimento para o direcionamento profissional. Ela foi criada com o intuito de facilitar a comunicação entre usuários e nossos consultores e já está disponível para todo o Brasil”, explica Carmem Cremonezi, Diretora de Gestão e Programas de Saúde Emocional da Carelink. “Acreditamos, como elas que ‘Juntas Somos Mais Fortes’”, finaliza.
Ângela é parte do programa “Você Não Está Sozinha” do Instituto Avon. É a ponte para as mulheres entenderem se estão passando por situações de violência, e como sair dessa situação, através de informações sobre serviços e recursos possíveis. Para conhecer mais sobre ela, acesse o site www.institutoavon.org.br/angela.
A Sofia pode ser acionada via Whatsapp no número (21) 2042-0527. E Ângela, também por Whatsapp no número (11) 94494-2415.
Sobre a Carelink
A Carelink é uma empresa de logística de informação de saúde, com objetivo de oferecer, diariamente, suporte às organizações e seus colaboradores, para que todos tenham o melhor aproveitamento do sistema de saúde. O sistema Carelink opera com uma ferramenta online própria de gestão de saúde para a empresa e atua com a integração de informações, oferece suporte e otimiza os recursos em saúde disponibilizados pela companhia, para melhorar a qualidade do serviço prestado aos seus funcionários e seus dependentes. A Carelink conta com equipe multidisciplinar de médicos que atuam junto com o sistema.
Importantes empresas de diferentes setores são signatárias da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas. A Carelink é uma dessas empresas
Mais informações: http://carelink.com.br/
Sobre o Instituto Avon
Há 18 anos, o Instituto Avon se dedica a salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o combate ao câncer de mama e o enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas. Ano após ano, o trabalho do instituto tem contado com parcerias importantes e a colaboração e dedicação de muitas pessoas e organizações para fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam informações sobre as causas e saibam como agir. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 420 projetos e ações, beneficiando 5,7 milhões de mulheres. Mais informações: www.institutoavon.org.br
Violências contra as mulheres e meninas
No enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas, o Instituto Avon atua há 13 anos e já destinou R$ 39 milhões para 225 projetos voltados ao fortalecimento e integração da rede de proteção à mulher em situação de violência. Além disso, já contribuiu com a formação de mais de 12 mil agentes públicos (policiais, ouvidores, juízes, e agentes de saúde), apoiou mais de 2 mil advogadas e terapeutas para oferecer serviços voluntários às mulheres em situação de violência, mais de 5 mil atendimentos online pelo Mapa do Acolhimento e 10 mil atendimentos online pelo aplicativo Mete a Colher e mais de 100 empresas participantes da Coalizão Empresarial pelo fim das violências contra mulheres e meninas.
Para cumprir com a missão de mobilização da sociedade, as iniciativas do Instituto se dividem em quatro grandes pilares de atuação: Conhecimento, Articulação, Apoio a Projetos e Engajamento e Impacto. Mas, o grande diferencial da organização sem fins lucrativos para a concretização de seus projetos e ações é a capacidade de articulação de diferentes stakeholders, como empresas públicas e privadas, funcionários, ONGs, movimentos sociais, organismos internacionais e órgãos públicos de todas as esferas. Além disso, o Instituto conta ainda com a força de vendas Avon, composta por mais de um milhão de Revendedoras, que disseminam conhecimento sobre as causas e atuam como rastreadoras de necessidades específicas de atendimento da população em suas respectivas comunidades. Essa capilaridade e abrangência permitem ao Instituto Avon estar presente em 100% dos municípios brasileiros.
Sobre Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas
Formalizada em agosto de 2019, a Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, é uma iniciativa liderada pelo Instituto Avon, Fundação Dom Cabral e ONU Mulheres com o objetivo de engajar líderes do setor privado e garantir o compromisso voluntário com o fim da violência contra mulheres e meninas. São mais de 100 empresas signatárias que atuam alinhadas com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global, e em contribuição à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres.
Dentre as ações da Coalizão, estão previstas adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, engajamento pessoal da liderança empresarial para a realização de ações, atividades de formação e capacitação para o enfrentamento de diversas formas de violência contra as mulheres, desenvolvimento e implementação de políticas e procedimentos internos contra assédio sexual nas empresas, ambiente de trabalho seguro para funcionárias e colaboradoras vítimas de violência, promoção de campanhas de comunicação e conscientização para o enfrentamento da violência contra as mulheres e compartilhamento de resultados.
Saiba mais em www.coalizaoempresarial.com.br