No mundo conturbado em que vivemos atualmente existe alguma possibilidade de administrar, controlar, combater e até mesmo prevenir-se do estresse? Certamente!
Somos seres humanos e trazemos todas as possibilidades para a conquista da saúde, liberdade, paz e felicidade. Precisamos acreditar nisso e irmos ao encontro do que realmente aspiramos, utilizando a sabedoria e a consciência como veículos que nos direcionam.
Muitos dos males que encontramos nos dias de hoje estão, direta ou indiretamente, relacionados ao alto grau de estresse encontrados nos indivíduos. Nesses males estão incluídos doenças, frustrações, depressões etc, até mesmo, acelerando o processo da morte.
Mas o que é Estresse?
Na Física, define o estado de tensão sobre um material antes de se partir. Utilizando ainda os conceitos da Física, baseando-se na teoria da relatividade de Albert Einstein, quando o mesmo afirma que “matéria é energia condensada” e que “a harmonia é inerente da natureza”, formulo um conceito mais amplo de estresse, considerando que o Homem é um Ser total, um microcosmo no macrocosmo. Então:
ESTRESSE É O ACÚMULO DE ENERGIAS BLOQUEANTES QUE AFETAM O SER HUMANO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS, QUAIS SEJAM DE ORDEM FÍSICA, VITAL, MENTAL, PSÍQUICA E ESPIRITUAL. NESSE ESTADO É PREJUDICADA TODA A REALIZAÇÀO NAS ÁREAS PESSOAL, FAMILIAR, AFETIVA, PROFISSIONAL, SOCIAL E ESPIRITUAL, O QUE PODE LEVAR A ESTADOS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE, DESESPERO ETC, CONDUZINDO A PESSOA A DOENÇAS E, POSSIVELMENTE, À MORTE PREMATURA.
Estresse não é uma doença em si, mas uma reação às diversas situações que nos colocamos diante da vida, que vai minando toda a resistência e destruindo os mecanismos de defesa existente em cada ser humano. A vida nos coloca sob um processo contínuo de tensão e nos faz viver permanentemente em estresse, e, com isso, estamos sempre correndo o risco de “partir”.
A tensão contínua alimenta a produção excessiva de adrenalina, envenenando o sangue. Ela, a tensão, provoca contrações musculares cada vez mais intensas, quanto mais prolongadas forem. Esse processo prejudica todo nosso ser. Alguns exemplos: problemas de coluna, tais como cifose, lordose, escoliose, hérnia de disco; o enrijecimento da região abdominal facilita as gastrites, úlceras, problemas intestinais e até mesmo os de ordem genital. Com o prosseguimento do estado, vamos permitir os enfartes, derrames, cânceres, sem falar em gripes, resfriados, queda de cabelo, pequenos ou grandes acidentes, choque de relações, devido ao grau elevado de irritabilidade e descontrole emocional, má circulação, adiantando varizes, endurecimento das articulações, antecipando artrites, artroses, reumatismos, perda de memória, atenção, concentração, problemas cerebrais e mentais, envelhecimento precoce e muito mais.
Como fazer então para se prevenir, recuperar e controlar o nível de estresse? Tudo em demasia é prejudicial ao próprio indivíduo e também ao seu ambiente, àqueles com quem convive, à natureza e ao próprio universo – basta olharmos o mundo para vermos como a doença, a violência, a inconsciência está imperando. O exemplo, a reação deve partir dos próprios líderes da humanidade. Executivos e empresários têm uma função importante, pois é grande o número de subordinados que orientamos e podemos conduzir de volta ao estado natural que é a saúde, a paz e a felicidade.
É fundamental, primeiramente, que empresários e executivos assumam a responsabilidade pelo seu próprio bem estar e auto-aprimoramento. Assim, irão compartilhar com a família o seu novo estado, através do seu próprio comportamento já que demonstrará mais alegria, tolerância, controle, equilíbrio, … Esse novo estado envolverá os familiares e todos viverão bem no lar. Em paralelo, os funcionários também serão influenciados e um novo clima fará parte da empresa.
Disse Gandhi: “quando um único homem atinge a plenitude do Amor neutraliza o ódio de milhões”. Quando mudamos, o mundo muda. Amor é vida. Só há vida com saúde!
Voltando ao que afirmou Einstein: “a harmonia é inerente da natureza”. Isso nos mostra que é necessário estarmos em contato íntimo com a natureza, sem o que nos faltará harmonia. É a ecologia humana. Essa afirmativa nos alerta sobre a importância do lazer. Costumamos confundir lazer com fuga de problemas. Lazer é justamente o encontro com a harmonia que buscamos. Natureza são florestas, campos, montanhas, cachoeiras, rios, mares, sol, céu … Precisamos nos integrar com ela. Novamente, ecologia humana.
Importante também é cuidarmos da nossa alimentação e da forma como nos alimentamos. É imprescindível dedicarmos um tempo para exercícios orientados que trabalhem o todo que somos: corpo, mente e alma, assim como nossas emoções, os sentimentos e a vitalidade, através de atividades psicofísicas, respiração adequada, relaxamento, entre outros.
É fundamental percebermos que a natureza nos pede correta coordenação entre movimento e repouso. É impossível viver só de repouso (preguiça, acomodação), como também só de trabalho. A inteligência nos conduz ao equilíbrio. Conquistamos a inteligência com o conhecimento. A união do conhecimento com a inteligência nos faz despertar para a sabedoria.
Teste seu nível de estresse, através de uma avaliação, utilizando-se de uma auto-investigação sincera.
Nível Físico
- Contração muscular excessiva;
- Dor de cabeça freqüente;
- Dores nos ombros, pescoço e costas;
- Sensação de corpo pesado;
- Insônia;
- Desejo excessivo de comer ou perda de apetite;
- Diminuição do desejo sexual ou relação sexual agressiva;
- Prisão de ventre ou diarréias;
- Dificuldade em respirar ou sensação de falta de ar;
- Dores no estômago;
- Gripes e resfriados freqüentes;
- Fumar e beber além do normal;
- Pressão arterial descontrolada;
- Choques anormais de relacionamentos.
Nível Mental
- Instabilidade emocional;
- Irritabilidade, agressividade, impaciência, explosões;
- Obsessão pelo trabalho;
- Perda de memória e do raciocínio;
- Falta de atenção e de concentração;
- Estar sempre no “mundo da lua”;
- Dificuldade em decidir;
- Preocupação excessiva.
Como cada indivíduo é único, as reações diferem de pessoa para pessoa e até mesmo de acordo com as situações vividas.
Algumas Sugestões:
-
Gerenciar bem o tempo, incluindo lazer;
-
Manter contato freqüente com pessoas saudáveis;
-
Praticar atividades físicas/esportivas leves;
-
Trabalhar o ser total;
-
Praticar meditação e relaxamento;
-
Comer mais legumes, verduras e frutas;
-
Desenvolver bons hábitos alimentares;
-
Evitar fumar e beber;
-
Libertar-se das drogas e medicamentos;
-
Evitar situações de choque;
-
Ter um ou mais hobby
-
Tornar-se receptivo a novas descobertas e experiências e novos aprendizados;
-
Melhorar o estilo de vida, buscando hábitos saudáveis do bem-viver;
-
Ler bons livros.
Controle seu estresse e viva melhor!
Sobre o autor:
Fernando Hartmann é Administrador de Empresas, com especialização em Relações Humanas e com formação paralela em Artes e Terapias Orientais e Holísticas (Yoga, Meditação, Massagem e Reiki). Conta com 30 anos de atuação em Assessoria e Consultoria a Pessoas Físicas e Jurídicas, desde 1991 como consultor nacional independente. Conta com mais de duzentas (200) matérias e entrevistas nos principais veículos de comunicação. Entre os mais de mil (1000) seminários e palestras, cursos e workshops e eventos realizados, atingiu um público de aproximadamente quinze mil (15.000) pessoas participantes.
site: www.fernandohartmann.com.br
e-mail: contato@fernandohartmann.com.br