Qual Sua Conduta Diante de Críticas? Reativa ou Interativa?

Waleska Farias
Waleska Farias

Independente de quem você é ou do posto que ocupa, críticas e julgamentos a seu respeito ou sobre sua conduta farão parte da sua rotina. Portanto, você deve aprender a avaliar suas reações e adotar uma maneira civilizada para lidar com esse tipo de evento.

Com base na observação de como as pessoas reagem a esse respeito, pautamos algumas sugestões de conduta para que você possa avaliar suas atitudes e adequar seu comportamento de forma que possa efetuar conquistas, adequando melhor sua postura diante dos acontecimentos cotidianos.

Não seja reativo:
A despeito de, atualmente, nos munirmos de “argumentos defensivos” para nos precaver contra criticas e retaliações inesperadas por parte das pessoas com quem interagimos, retrucar de imediato sem refletir a respeito do que lhe foi dito não ajudará em nada. Pelo contrário, reações impulsivas nos mantêm reféns de relações hostis, nos distanciando da proposta de aceitação das diferenças e da harmonia no convívio em grupo. Ao refletir sobre alguns comentários a nosso respeito, por mais duros que possam parecer, nos ajuda a exercer o autoconhecimento e melhorar nossas relações interpessoais.

Faça Considerações:
Cultive o hábito de refletir sobre os comentários e elabore um argumento coerente antes de responder de forma impulsiva. Essa postura o ajudará a ser empático no trato com as pessoas, fortalecendo, também, sua auto-estima. Lembre-se de que, no calor dos ânimos e sob pressão, as pessoas são levadas a agir sob impulso, onde nem sempre têm noção do que estão dizendo ou das razões que as levaram a fazer a crítica sem o devido cuidado na forma como fazê-la. Seja condescendente com as pessoas com as quais convive.

Exerça o autoconhecimento:
É muito difícil aceitar um comentário ruim ou digerir uma crítica a nosso respeito. Mas, temos, sempre, a oportunidade de reavaliar nossas atitudes nossas e perceber quando e de que forma afetamos as pessoas com estilos e percepções diferentes. Alguns eventos podem nos oferecer grande aprendizado se estivermos atentos ao modo como afetamos as pessoas a nossa volta.
De cada crítica ou julgamento a seu respeito retire um aprendizado. Independente de ter ou não fundamento, tudo que é dito a nosso respeito deve servir como um instrumento de aferição para que possamos programar melhorias quanto às nossa conduta. Posicione-se com clareza para esclarecer as questões levantadas, e se oportuno, inclusive, agradeça a pessoa por permitir que você reavalie sua atitude. Aliás, agradecer é, sempre, um gesto muito nobre!

Aproveite as oportunidades para dar seu salto de qualidade: 
Quando os comentários ou críticas não procederem, elabore um racional e dê retorno de forma assertiva e gentil à pessoa envolvida. Certamente, essa atitude aumentará sua credibilidade junto ao grupo e o tornará mais preparado para agir em situações similares. Se você refletiu e chegou à conclusão de que as críticas eram pertinentes, aproveite a oportunidade para rever posições e efetuar mudanças necessárias.
Muito do que nós evoluímos diz respeito às avaliações que fazemos de nós mesmos movidos por comentários de terceiros. Aceitar uma crítica pode levá-lo a várias conquistas quanto ao seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Quando contra-argumentar não for possível, registre o aprendizado:
Algumas vezes não temos a oportunidade de argumentar a respeito do que nos é dito ou feito. Mas tenha sempre em mente que “todas” as situações do nosso dia-a-dia nos oferecem oportunidade de aprendizado.
Independente de você não ter como agir em defesa própria diante da pessoa que efetuou a crítica, registre a mensagem que você tirou do episódio e assimile o conhecimento. Nesses momentos é que temos chance de exercer a humildade nobre e evoluir pelo aprendizado com o outro.

 

Sobre a autora:

Waleska Farias Coach e Consultora de Gestão de Carreira e Imagem: desenvolve treinamentos, workshops, palestras e cursos de formação de valores e padrões de conduta, com foco nos aspectos comportamentais das relações humanas, através da abordagem de conceitos essenciais, no que tange ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que agreguem valor e contribuam para a criação de um diferencial competitivo no processo de construção de carreira e formação de imagem.
Pós-graduada em teoria psicanalítica (UVA). Graduada em comunicação social com especialização em relações públicas e marketing. Formação em Coaching Integrado pelo ICI Integrated Coaching Institute, Mater Avatar® Internacional, Programação Neurolinguística (INAP). Diretora do Núcleo de Formação Comportamental do Instituto Diamante; Consultora Convidada da FGV/MMURAD. Colunista da Seção de Carreira & Imagem nos jornais e revistas:Revista da ESPM, Revista Versatille, A Gazeta, Estado de Minas, Correio Braziliense, Diário de Pernambuco, Folha de Londrina, O Imparcial, O Popular.

site: www.waleskafarias.com

email: contato@waleskafarias.com

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13 Respostas para "Qual Sua Conduta Diante de Críticas? Reativa ou Interativa?"

  1. Sandra da silva de França. · Editar

    Walesca, boa tarde !!

    Gostei do seu texto, não via a hora de ter um tempinho para lê-lo. Realmente o que sempre esperamos ouvir de outra pessoa é elogios, mas críticas, hum … é meio complicado, é como se a pessoa nos expuséssemos ao ridículo e desse para nós um sinal vermelho, mas como você relatou, é com as críticas que podemos melhorar, basta para isso, sabermos ouvir e nos auto-avaliar para subirmos mais um degrau da nossa escada da vida, chamada maturidade !!!!

  2. Ao receber criticas a sensatez e a palavra chave, depois faz-se a pergunta a si mesmo,,o porque vc esta recebendo critica,,analise esse porque,,tire conclusoes positivas do fato critico em si,,faça as devidas ponderaçoes a positividade dessas criticas enchergue-as sempre pelo lado positivo, isso fara com que seu proprio eu tome as medidas necessarias numa auto correçao,,quanto as negativas despreze-as,,isso numa visao GP, calma e tranquilidade e imprescindivel a um gestor,, nunca jamais leve criticas para o lado pessoal,,pois vc gestor, tem a funçao de gerir pessoas, nem sempre temos empantia com outrem,,mas temos que ter contato constante com esse outro, dica (uma empatia vc pode transforma-la em simpatia com certa dose de cordialidade nesse relacionamento) ,GPs tem que ter essa segurança na gestao,,,,sabendo-se que criticas são necessarias, para uma boa gestao positiva, e o critico mor e o Gestor….

  3. Denise Magnavita · Editar

    Waleska, obrigada pela oportunidade de crescimento!!! bastante pertinente sua matéria. Parabéns!!

  4. Leila Santoianni · Editar

    Waleska,gostei muito da matéria.Comentários que fundamentam e agregam para o relacionamento intra e interpessoal.Parabéns!

  5. Reinaldo Alves · Editar

    Eu sofria muito ao receber críticas, principalmente aquelas críticas que eu julgava ser sem fundamentos. Por várias vezes já quis desistir do emprego por causas das críticas infundadas e protecionistas. No entanto, revertir este quadro passando a gostar das críticas e trabalhar com elas de forma que consigo superá-las aplicando alguns dos fundamentos descrito neste artigo. Hoje me sinto mais feliz, e uma das coisas que peço às pessoas que me cercam é que fiquem a vontade a tecerem criticas sobre mim. Em sala de aula, com meus alunos, também deixo claro que gosto de criticas e que eles serão meus amigos se me criticarem para que eu possa melhorar. Realmente, saber aceitar e trabalhar as críticas é um diferencial na vida de qualquer um.

  6. Marcelo Ribeiro de Almeida · Editar

    Como latinos que somos, geralmente somos muito emotivos e não conseguimos esconder, mesmo diante de situações que sabemos bem, precisamos controlar, por isso é tão difícil lidar com críticas, pois levamos para o lado pessoal. Eu faço o seguinte: Descasco as críticas como uma cebola, pois o núcleo da crítica é que está o ensinamento, mas preciso chorar um pouco para chegar até ela. 

    Infelizmente, no Brasil, as críticas são envolvidas em ofensas. Precisamos realmente de controle emocional para parar, pensar e escutar a parte da crítica que diz respeito ao nosso comportamento e procedimento, e se assim fizermos, vamos crescer.

  7. Sirlene Rosa Santos · Editar

    O aprendizado constante faz parte do nosso dia a dia, seja no âmbito profissional ou em outros mais da nossa vida. Assim, as sugestões expostos são relevantes e merecem ser refletidas. Ótimo texto.

  8. É preciso muita maturidade para aceitar as críticas. Principalmente quando são indevidas.

  9. Jorge J Oliveira · Editar

    Waleska,
    Realmente uma crítica deve ser sempre que possível encarada como uma oportunidade de melhorarmos nosso contato com os diversos profissionais com que nos relacionamos no nosso dia a dia.
    Saber ouvir o outro é uma característica muito importante a todos nós profissionais que interagimos ‘o tempo todo’ com outras pessoas de outras posições e áreas na empresa (e fora dela…).
    É uma chance de avaliarmos nossa atuação e o grau de entendimento que as pessoas tem (‘nossa imagem’) de nossas tarefas. Não escutar uma crítica, pode resultar em ‘isolamento’, o que a ‘médio prazo’ pode ser um suicídio profissional. 
    Mais do que ouvir críticas, temos que buscá-las, pois é uma forma de mostrarmos nossa disposição para ‘melhorar’ o que fazemos, e mais que isso, demonstramos que ‘as opiniões de outros’ importam sim, e devem ser consideradas valiosas.
    Atenciosamente,
    Jorge J Oliveira

  10. 8)Waleska,gostei muito do que você postou aqui.Você é uma pessoa em quem me inspiro,continue assim,um abço.

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