Independente de quem você é ou do posto que ocupa, críticas e julgamentos a seu respeito ou sobre sua conduta farão parte da sua rotina. Portanto, você deve aprender a avaliar suas reações e adotar uma maneira civilizada para lidar com esse tipo de evento.
Com base na observação de como as pessoas reagem a esse respeito, pautamos algumas sugestões de conduta para que você possa avaliar suas atitudes e adequar seu comportamento de forma que possa efetuar conquistas, adequando melhor sua postura diante dos acontecimentos cotidianos.
Não seja reativo:
A despeito de, atualmente, nos munirmos de “argumentos defensivos” para nos precaver contra criticas e retaliações inesperadas por parte das pessoas com quem interagimos, retrucar de imediato sem refletir a respeito do que lhe foi dito não ajudará em nada. Pelo contrário, reações impulsivas nos mantêm reféns de relações hostis, nos distanciando da proposta de aceitação das diferenças e da harmonia no convívio em grupo. Ao refletir sobre alguns comentários a nosso respeito, por mais duros que possam parecer, nos ajuda a exercer o autoconhecimento e melhorar nossas relações interpessoais.
Faça Considerações:
Cultive o hábito de refletir sobre os comentários e elabore um argumento coerente antes de responder de forma impulsiva. Essa postura o ajudará a ser empático no trato com as pessoas, fortalecendo, também, sua auto-estima. Lembre-se de que, no calor dos ânimos e sob pressão, as pessoas são levadas a agir sob impulso, onde nem sempre têm noção do que estão dizendo ou das razões que as levaram a fazer a crítica sem o devido cuidado na forma como fazê-la. Seja condescendente com as pessoas com as quais convive.
Exerça o autoconhecimento:
É muito difícil aceitar um comentário ruim ou digerir uma crítica a nosso respeito. Mas, temos, sempre, a oportunidade de reavaliar nossas atitudes nossas e perceber quando e de que forma afetamos as pessoas com estilos e percepções diferentes. Alguns eventos podem nos oferecer grande aprendizado se estivermos atentos ao modo como afetamos as pessoas a nossa volta.
De cada crítica ou julgamento a seu respeito retire um aprendizado. Independente de ter ou não fundamento, tudo que é dito a nosso respeito deve servir como um instrumento de aferição para que possamos programar melhorias quanto às nossa conduta. Posicione-se com clareza para esclarecer as questões levantadas, e se oportuno, inclusive, agradeça a pessoa por permitir que você reavalie sua atitude. Aliás, agradecer é, sempre, um gesto muito nobre!
Aproveite as oportunidades para dar seu salto de qualidade:
Quando os comentários ou críticas não procederem, elabore um racional e dê retorno de forma assertiva e gentil à pessoa envolvida. Certamente, essa atitude aumentará sua credibilidade junto ao grupo e o tornará mais preparado para agir em situações similares. Se você refletiu e chegou à conclusão de que as críticas eram pertinentes, aproveite a oportunidade para rever posições e efetuar mudanças necessárias.
Muito do que nós evoluímos diz respeito às avaliações que fazemos de nós mesmos movidos por comentários de terceiros. Aceitar uma crítica pode levá-lo a várias conquistas quanto ao seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Quando contra-argumentar não for possível, registre o aprendizado:
Algumas vezes não temos a oportunidade de argumentar a respeito do que nos é dito ou feito. Mas tenha sempre em mente que “todas” as situações do nosso dia-a-dia nos oferecem oportunidade de aprendizado.
Independente de você não ter como agir em defesa própria diante da pessoa que efetuou a crítica, registre a mensagem que você tirou do episódio e assimile o conhecimento. Nesses momentos é que temos chance de exercer a humildade nobre e evoluir pelo aprendizado com o outro.
Sobre a autora:
Waleska Farias Coach e Consultora de Gestão de Carreira e Imagem: desenvolve treinamentos, workshops, palestras e cursos de formação de valores e padrões de conduta, com foco nos aspectos comportamentais das relações humanas, através da abordagem de conceitos essenciais, no que tange ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que agreguem valor e contribuam para a criação de um diferencial competitivo no processo de construção de carreira e formação de imagem.
Pós-graduada em teoria psicanalítica (UVA). Graduada em comunicação social com especialização em relações públicas e marketing. Formação em Coaching Integrado pelo ICI Integrated Coaching Institute, Mater Avatar® Internacional, Programação Neurolinguística (INAP). Diretora do Núcleo de Formação Comportamental do Instituto Diamante; Consultora Convidada da FGV/MMURAD. Colunista da Seção de Carreira & Imagem nos jornais e revistas:Revista da ESPM, Revista Versatille, A Gazeta, Estado de Minas, Correio Braziliense, Diário de Pernambuco, Folha de Londrina, O Imparcial, O Popular.
site: www.waleskafarias.com
email: contato@waleskafarias.com
Walesca, boa tarde !!
Gostei do seu texto, não via a hora de ter um tempinho para lê-lo. Realmente o que sempre esperamos ouvir de outra pessoa é elogios, mas críticas, hum … é meio complicado, é como se a pessoa nos expuséssemos ao ridículo e desse para nós um sinal vermelho, mas como você relatou, é com as críticas que podemos melhorar, basta para isso, sabermos ouvir e nos auto-avaliar para subirmos mais um degrau da nossa escada da vida, chamada maturidade !!!!
Ao receber criticas a sensatez e a palavra chave, depois faz-se a pergunta a si mesmo,,o porque vc esta recebendo critica,,analise esse porque,,tire conclusoes positivas do fato critico em si,,faça as devidas ponderaçoes a positividade dessas criticas enchergue-as sempre pelo lado positivo, isso fara com que seu proprio eu tome as medidas necessarias numa auto correçao,,quanto as negativas despreze-as,,isso numa visao GP, calma e tranquilidade e imprescindivel a um gestor,, nunca jamais leve criticas para o lado pessoal,,pois vc gestor, tem a funçao de gerir pessoas, nem sempre temos empantia com outrem,,mas temos que ter contato constante com esse outro, dica (uma empatia vc pode transforma-la em simpatia com certa dose de cordialidade nesse relacionamento) ,GPs tem que ter essa segurança na gestao,,,,sabendo-se que criticas são necessarias, para uma boa gestao positiva, e o critico mor e o Gestor….
Waleska, obrigada pela oportunidade de crescimento!!! bastante pertinente sua matéria. Parabéns!!
Waleska,gostei muito da matéria.Comentários que fundamentam e agregam para o relacionamento intra e interpessoal.Parabéns!
Eu sofria muito ao receber críticas, principalmente aquelas críticas que eu julgava ser sem fundamentos. Por várias vezes já quis desistir do emprego por causas das críticas infundadas e protecionistas. No entanto, revertir este quadro passando a gostar das críticas e trabalhar com elas de forma que consigo superá-las aplicando alguns dos fundamentos descrito neste artigo. Hoje me sinto mais feliz, e uma das coisas que peço às pessoas que me cercam é que fiquem a vontade a tecerem criticas sobre mim. Em sala de aula, com meus alunos, também deixo claro que gosto de criticas e que eles serão meus amigos se me criticarem para que eu possa melhorar. Realmente, saber aceitar e trabalhar as críticas é um diferencial na vida de qualquer um.
Como latinos que somos, geralmente somos muito emotivos e não conseguimos esconder, mesmo diante de situações que sabemos bem, precisamos controlar, por isso é tão difícil lidar com críticas, pois levamos para o lado pessoal. Eu faço o seguinte: Descasco as críticas como uma cebola, pois o núcleo da crítica é que está o ensinamento, mas preciso chorar um pouco para chegar até ela.
Infelizmente, no Brasil, as críticas são envolvidas em ofensas. Precisamos realmente de controle emocional para parar, pensar e escutar a parte da crítica que diz respeito ao nosso comportamento e procedimento, e se assim fizermos, vamos crescer.
O aprendizado constante faz parte do nosso dia a dia, seja no âmbito profissional ou em outros mais da nossa vida. Assim, as sugestões expostos são relevantes e merecem ser refletidas. Ótimo texto.
É preciso muita maturidade para aceitar as críticas. Principalmente quando são indevidas.
Waleska,
Realmente uma crítica deve ser sempre que possível encarada como uma oportunidade de melhorarmos nosso contato com os diversos profissionais com que nos relacionamos no nosso dia a dia.
Saber ouvir o outro é uma característica muito importante a todos nós profissionais que interagimos ‘o tempo todo’ com outras pessoas de outras posições e áreas na empresa (e fora dela…).
É uma chance de avaliarmos nossa atuação e o grau de entendimento que as pessoas tem (‘nossa imagem’) de nossas tarefas. Não escutar uma crítica, pode resultar em ‘isolamento’, o que a ‘médio prazo’ pode ser um suicídio profissional.
Mais do que ouvir críticas, temos que buscá-las, pois é uma forma de mostrarmos nossa disposição para ‘melhorar’ o que fazemos, e mais que isso, demonstramos que ‘as opiniões de outros’ importam sim, e devem ser consideradas valiosas.
Atenciosamente,
Jorge J Oliveira
Muito proveitoso. Obrigado pelas palavras.
Muito bom seu artigo.
Gostei. Obrigado pela publicação.
8)Waleska,gostei muito do que você postou aqui.Você é uma pessoa em quem me inspiro,continue assim,um abço.