Hoje quero falar sobre liderança. Mas não a liderança cargo, porque ser líder não é ocupar um cargo dentro da empresa. Ser líder é um estado de espírito. Quem é líder “é”, quem ocupa um cargo “está”.
Tenho duas notícias: uma boa e outra ruim. A ruim é que se você está com problemas para que suas ordens sejam acatadas por sua equipe, você não “está” sendo um bom líder. A boa notícia é que isso pode ser trabalhado e desenvolvido: basta você querer dar o primeiro passo.
Por isso, quero te dar algumas dicas que farão toda diferença em sua liderança. Vamos lá?
DÊ SUGESTÕES AO INVÉS DE ORDENS: você está com problemas para que suas ordens sejam acatadas? Poxa, mas esse já é o problema. As pessoas não gostam de receber ordens. Aí você me pergunta “mas eu sou chefe, tenho que dar ordens e elas precisam ser cumpridas!”. Ok, eu concordo com você, existe um cargo a ser honrado. Mas para que esse mesmo cargo tenha um sucesso sustentável, você precisa ser o espírito desse cargo e não apenas estar nesta função. Mas como? Vamos começar com uma simples atitude: ao invés de dar ordens, procure dar sugestões. Por exemplo, ao invés de dizer “Faça esse relatório. Quero impresso em minha mesa até às 11 horas”, diga “Preciso muito de sua ajuda agora! Sei que já são 9 horas e preciso do relatório até às 11 horas para uma reunião. Você consegue prepará-lo para mim?”. Você tem dúvidas de que a aceitação da “ordem” será bem diferente ?
Quando fazemos perguntas, permitimos que as ordens sejam mais aceitáveis. Precisamos aprender a nos conectar com as pessoas para obter o melhor resultado. É fundamental não nos concentrarmos apenas em nossos resultados, mas no resultado do grupo. Fazer parte do desenvolvimento das pessoas é gratificante e nos faz crescer como líderes – tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Deixar que as pessoas façam “por vontade própria” lhes dá sensação de importância e a satisfação de fazer parte de algo maior. Alimenta o espírito de cooperação ao invés de revolta. A sensação de ser parte da situação permite que as pessoas compreendam seus erros e facilita a aceitação e correção dos mesmos.
ESTIMULE AS PESSOAS PARA O SUCESSO: Envolva toda a equipe na resolução dos problemas. É péssimo ver um líder que diz “o fracasso foi nosso, mas o sucesso só meu”. É péssimo também ver aquele líder egocêntrico, que sabe tudo, que resolve tudo “sozinho”. Envolver a equipe na resolução dos problemas faz com que cada membro sinta-se envolvido de verdade, comprometido e, dessa maneira, mais estimulado a produzir, otimizar e solucionar.
ELOGIE E ESTÍMULE AO INVÉS DE CENSURAR E CONDENAR: Erros acontecem. Fazem parte do aprendizado. Mas não é porque seu colaborador errou que você precisa xingar, humilhar, mostrar quão errado ele foi. Sente com essa pessoa e descubra por que aquele erro foi cometido. Dessa maneira, você estará ensinando a nunca mais cometer o mesmo erro e, ao mesmo tempo, entendendo porque determinada atitude foi tomada. Estimule esse colaborador a continuar tendo ideias e iniciativas, mas peça que da próxima vez ele o consulte antes de agir.
Sobre essa atitude na liderança, acho incrível uma frase de B. F. Skinner, que diz que “quando se diminui a crítica e se enfatiza o elogio, as coisas boas que as pessoas fazem recebem reforço e as coisas más são atrofiadas por falta de atenção”.
ELOGIE MESMO OS MENORES PROGRESSOS: Muitos líderes esperam grandes acontecimentos para parabenizar sua equipe. Mas não é assim que funciona! Elogie, vibre, parabenize a equipe por todo resultado positivo, desde a otimização de uma simples tarefa até uma super iniciativa de redução de custos. Pequenos estímulos fazem com que a equipe sinta-se mais confiante e cada vez mais empenhada em mostrar resultados positivos. Todos nós gostamos de ser elogiados, não é mesmo?
No entanto, seja específico e sincero em seus elogios. Aponte aquilo que te satisfez e do seu jeito – não queira ser o “Líder simpatia” se esse não é o seu perfil, mas também não sinta-se tolhido se no dia a dia for expansivo. Não deixe que os elogios pareçam bajulação pois, dessa maneira, começará a ser simplesmente ignorado.
O SER HUMANO VIVE DENTRO DE SEUS LIMITES (WILLIAM JAMES): Por último, e não menos importante, lembre-se que cada pessoa é única, tem suas qualidades, defeitos e limites. Se você, como líder, reparar que um colaborador não se sai bem em determinada tarefa por diversas vezes, troque o mesmo de lugar. Aptidões devem ser estimuladas. As vezes um colaborador excelente em planilhas, pode ser péssimo em relatórios. Ou aquele que não consegue se apresentar em público, faz as melhores apresentações possíveis em PPT.
Enfim, meus amigos, qualquer um pode estar líder, mas nem todos podem ser líderes. Desenvolva sua equipe. Conquiste as pessoas. Seja admirado e copiado e, dessa maneira, exerça com perfeição a palavra liderança!
Sobre a autora:
Van Marchetti: é consultora, palestrante, facilitadora e instrutora de treinamentos corporativos. Diretora da Attitude Plan – Consultoria e Treinamento Empresarial, ministra treinamentos nas áreas de oratória, liderança, administração de conflitos, integração de equipes, técnicas de apresentação e comunicação e relacionamento em vendas. Professora de pós-graduação, Van também ministra sessões individuais dos temas acima.
site: www.attitudeplan.com.br
Parabéns pelo artigo. Excelente.
Gostei muito do texto, muito oportuno…parabéns!
Gostei muito do texto. Sou engenheiro mecênico, me formei no final de 2012.
Trabalho em uma pequena fábrica de produtos hospitalares, no qual sou supervisor de produção a exatamente um ano. Neste período dobrei a produção da planta utilizando basicamente a mesma equipe. Alguns ficaram pelo caminho, outros se adequaram ao meu estilo de liderança, fiz novas contratações visando preencher a vaga dos que não aguentaram o ritmo. Mesmo assim a equipe está muito deficiente ao meu ver.
Trabalho basicamente como a senhora sugeriu no texto, quase nunca dou uma ordem vertical. Quando faço as solicitações aos meus subordinados procuro ser o mais ético possível. Mesmo trabalhando sem medir esforços para estruturar a planta Eu não estava conseguindo atingir minha meta. Fiz reunião com o proprietário e definimos uma comissão por peça produzida para cada colaborador, visando que estes trabalhassem com mais entusiasmo. Até melhorou, porém não foi a solução.
Minha equipe é muito jovem, quase todos estão no seu primeiro emprego, com isso não possuem uma visão do mercado. Pensam que o mercado é um mar de rosas.
Vamos ao problema: como a fábrica tem aproximadamente 10 anos, logicamente existem colaboradores antigos na própria. Estes não foram acostumados a trabalhar focados em resultados positivos (produtividade), trabalham o mais lento possível, torcem para que a transportadora não entregue os insumos em tempo hábil ou que ocorra qualquer outro fato isolado que atrapalhe o andamento da fábrica. Com isso, já tentei demitir esta equipe (que não me proporciona bons frutos) inúmeras vezes, porém me deparo com o proprietário. Ele é jovem, muito inteligente e esperto, porém sinto que tem um sentimento muito grande pelos colaboradores que o ajudaram a começar o negócio. Com isso o poder fica dividido, Eu sofro todas as cobranças e provações possíveis, e no entanto não tenho poder para refinar minha equipe, pois o proprietário vem e diz: releve este fato, este funcionário é viável para fábrica. Nesta condição os funcionários pensam: podemos fazer o que quisermos que não vai dar em nada. Sem falar no exemplo negativo que estes dão aos novos contratados.
Com todo este cenário em minha volta ando muito fadigado, como disse acima sou cobrado por tudo que acontece e porém não posso administrar ao meu modo (mesmo dobrando a produtividade da planta).
Gostaria que a Senhora me desse uma luz, sei lá uma leitura ou artigo que me faça entender e assimilar melhor como tratar deste caso.
Desde já agradeço.
Um abraço.
Parabéns pela matéria!!! Nem todo líder é gestor, e, muitos gestores não possuem o menor conceito de liderança. Para liderar não é necessário apoiar-se em cargos ou funções, embora fosse prudente para as empresas possuirem pessoas com alto perfil de liderança na gestão, normalmente isso não ocorre por diversos fatores, pois a gestão não é apenas a boa liderança com o grupo/equipe, tem o todo, e, muitos possuem dificuldades, natural de todos nós, seres humanos. Somos muito bom em algo que fazemos, mas, estamos a todo momento aprendendo. O líder não é delegado, é nato, pode ser formado, mas, quando nato é mais facilmente trabalhado, liderar é muito difícil e muito importante em todos os setores.
Ás vezes as empresas cometem um erro grave colocando um ótimo técnico na posição de liderança. O que acaba acontecendo no final é que perde-se um bom profissional e perde-se um líder (pois não se dá oportunidade a quem desenvolveria bem tal função de liderança). A habilidade de liderar pode ser desenvolvida, mas para quem não tem em sí essa habilidade nunca chegará ao estado da arte da liderança. Infelizmente, até que uma pessoa que não tem o perfil de liderança alcance um nível pelo menos aceitável diante de seus subordinados, a sua moral já estará lá embaixo e muito dificilmente o verdadeiro respeito será conquistado. A equipe estará apenas cumprindo ordem e não colaborando.
Gostei muito do conteúdo da matéria e se encaixa bem nos conceitos que venho aprendendo na prática nesses anos de trabalho em empresas de médio e grande portes.
Gostei muito dessa matéria.
Ainda hoje existe pessoas que estão lideres mas não sabem atuar como. Essa matéria é muito importante e faz nos refletir sobre o assunto. Embora eu não esteja como um lider na minha função valeu essa dica. A cada vez mais me preparando e tendo novas visões no ambito profissional.
Só tenho que elogiar essa matéria. Ser líder ou estar líder vai muito capacidade de cada pessoa, infelizmente há muitos que fazem curso de liderança e não dão a minima para o que é dito na teoria.
Esse texto me fez um grande alerta acerca do meu momento atual, sou um profissonal muito exigente, penso muito no sucesso das pessoas que trabalham comigo porém, fui muito criticado pela forma que dirigi algumas questões e acabei sendo desligado.
É um bom momento para eu rever qual a razão desse processo tão desgastante.
Esse texto me fez um grande alerta acerca do meu momento atual, sou um profissonal muito exigente, penso muito no sucesso das pessoas que trabalham comigo porém, fui muito criticado pela forma que dirigi algumas questões e acabei sendo desligado.
É um bom momento para eu rever qual a razão desse processo tão desgastante.
Olá Van Marchetti,
Gostei muito de seu texto; inclusive, aborda questões práticas que enfrentamos diariamente na prática da Liderança. Mas apesar de respeitar o seu ponto de visto, tenho que discordar de sua conclusão, pois qualquer um pode estar líder e qualquer pode ser líder.
Mesmo o indivíduo que tenha a maior dificuldade no quesito falar em público pode trabalhar essa característica e aprimorá-la a ponto de atingir bons resultados e tornar-se um exemplo de comunicação a ser seguido no futuro. A questão principal é influenciar o autodesenvolvimento e treinamento. O primeiro porque faz com que a pessoa se conheça melhor e entenda o quanto pode ser importante para ela ver a Liderança por outras óticas, o que acarreta em mudanças estruturais (de atitudes, diretrizes e, até mesmo, ideais) e o segundo é a prática e busca por métodos e técnicas que embasam a nova perspectiva criada. Com isso, qualquer pessoa pode desenvolver a Liderança em si, precisa apenas de um outro líder que auxilie nesse processo. Liderança gera Liderança. Ser chefe gera dependência.