Convenção de Vendas – O “SIM” E O “NÃO”

Gilclér Regina
Gilclér Regina

“Não importa a sua profissão ou formação… O caminho de vendas poderá torná-lo um vencedor”.

(Gilclér Regina)

Um jovem iniciou o trabalho de vendas e alguns dias depois foi participar da Convenção anual de Vendas de sua empresa.

O presidente da empresa iniciou falando que ali estavam os grandes profissionais de vendas, cerca de 1000 pessoas. O jovem pensou: “Nossa, ele não me conhece”.

Então o presidente perguntou: “Quem aqui nunca fez uma venda?”. E ninguém se manifestou, muito menos o rapaz estreante. “Eu não disse? Estou na frente de grandes profissionais”, emendou o presidente.

E novamente o presidente falou: “Contudo, talvez você esteja pensando: Por que alguns vendem mais e outros vendem menos?”. E o jovem disse a si mesmo: “Puxa, ele leu meu pensamento. Era isso que eu queria saber”.

E lá vem o presidente: “As estatísticas indicam que fazemos 15 contatos em média para fechar uma venda. Cada um tem um histórico diferente”. O rapaz pensou: “Sem dúvida, eu sou o lanterninha desse pessoal”.

E o presidente ainda disse: “Isso significa que quando vocês saem para vender, devem esperar receber 15 “NÃOS” antes de chegar o “SIM”“. Pois o “NÃO” faz parte do “SIM”.

E o rapaz pensou: “Nossa, nunca pensei nisso! O NÃO faz parte do SIM”.

E o presidente emendou: “Portanto, daqui para frente, quando vocês ouvirem um “NÃO”, alegrem-se, pois estarão mais próximos do “SIM”“.

A razão por que alguns vendem menos é que logo de manhã quando recebem dois “NÃOS” dizem: “Hoje o dia não está bom para vendas”. À tarde ouvem mais dois “NÃOS” e chegam em casa falando para a esposa: “Hoje, o dia foi péssimo”.

O grande equívoco é que quando chega o dia do “SIM” logo pensam que a vida virou e irão ter uma sequência do “SIM”. Ledo engano. É preciso subir a escada novamente.

A pergunta que se faz é: Quem controla o “SIM”, é o vendedor ou o cliente? Resposta: É o vendedor. Pois ao dar uma sequência maior de visitas, chegará mais rápido ao “SIM”.

A palestra acabou. O rapaz voltou renovado em suas esperanças. Resultado: De alguém que nunca havia feito uma venda, no mês seguinte bateu todas as metas de vendas. Mais tarde foi o Campeão de Vendas Regional e no ano seguinte subiu ao palco na Convenção Anual de Vendas para receber o prêmio de Campeão Nacional de Vendas.

A maior lição que levamos é que quando ajudamos os outros a obterem o que querem, eles nos ajudam a obter o que nós mais queremos. Afinal, a vida é um bumerangue. Ela vai dar a você rigorosamente o que você der a ela.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

 

Sobre o autor:

Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2500 palestras realizadas no país e exterior.

site: www.gilclerregina.com.br

e-mail: contato@ceag.com.br

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