A Atitude Positiva é uma Escolha!

Helena Rollo
Helena Rollo

A nossa Atitude pode afectar positiva ou negativamente quem nos rodeia: os colegas no local de trabalho, a equipa que dirigimos, os nossos clientes ou a nossa própria família.

Em Comportamento Organizacional considera-se que a Atitude tem um peso mais relevante para o sucesso ou o fracasso de uma equipa ou de um projecto do que a capacidade técnica.

Segundo o Instituto de Investigação de Stanford: “O sucesso obtido em qualquer empreendimento apenas é determinado em 12,5% pelo conhecimento e em 87,5% pela capacidade em lidar com as pessoas”.

Roosevelt disse um dia:” O ingrediente mais importante na fórmula do sucesso é saber como se relacionar bem com as pessoas”.

Não podia estar mais de acordo com esta afirmação!

Existem de facto pessoas cuja Atitude lhes permite ter uma perspectiva positiva pouco vulgar e que marca a diferença,. Estas pessoas têm uma atitude perante a vida que lhes permite ver Oportunidades onde outros vêm Dificuldades.

John Maxwell diz: “Existe muito pouca diferença entre as pessoas, mas essa diferença faz grande diferença. A pequena diferença é a atitude. A grande diferença é se esta é positiva ou negativa”.

Qualquer pessoa pode transformar-se numa pessoa positiva desde que o queira genuinamente!

Para o conseguir pode começar por treinar algumas das seguintes características:

1. Manter uma Atitude Vitoriosa. Mostrar-se confiante e risonho é meio caminho andado para o sucesso. Identifique os seus pontos fortes, concentre-se neles e procure aperfeiçoá-los.
2. Naturalidade, Sinceridade e Alegria – condição essencial para atrair  as pessoas.
3. Optimismo: Entusiasmo + Acção = Sucesso
4. Calma: manter a calma é o segredo dos que realizam as coisas bem feitas.
5. Persistência e Determinação: Nada no mundo consegue substituir estas duas características.
6. Preparação: “Se falhar a preparar-se está a preparar-se para falhar”.
7. Coragem, Serenidade e Sabedoria:

  • Coragem para mudar o que deve ser mudado!
  • Serenidade para aceitar o que não pode ser mudado!
  • Sabedoria para distinguir uma coisa da outra!

Segundo John Maxwell “Nós somos mestres ou vítimas da nossa atitude é uma escolha pessoal. Quem somos hoje é resultado das escolhas que fizemos ontem. O amanhã irá tornar-se o que escolhermos hoje. Mudar significa escolher mudar.””…a atitude não é permanente. Se não estiver feliz com a sua saiba que pode mudá-la”.

As pessoas têm uma tendência natural para se manterem na sua zona de conforto, no entanto em situações de adversidade são obrigadas a sair dela, e nesses casos na maioria das vezes, tornam-se melhores pessoas e com uma maior capacidade de reagir a dificuldades futuras.

A adversidade deve ser vista como uma ferramenta que nos ensina a fazer ajustes á nossa forma de fazer as coisas e a tentar novamente.

Se Edison não tivesse sido uma pessoa com uma atitude tão positiva ele teria desanimado quando aos 67 anos o laboratório que tinha construído e que era mundialmente famoso se incendiou. Mas não, reconstruiu o laboratório e continuou a trabalhar mais 17 anos.

Á luz da Programação Neuro Linguística (PNL) os nossos Resultados estão dependentes do nosso Comportamento que por sua vez está dependente do nosso Estado.

Ora sendo o nosso estado e as nossas emoções influenciadas em grande parte pela nossa fisiologia (forma como usamos o nosso corpo) e tendo em conta que o impacto da nossa comunicação é 7% palavras, 38% tom de voz e  55% fisiologia, se quisermos alterar os nossos resultados deveremos alterar principalmente a nossa fisiologia!

A PNL tem como objectivo recuperar a escolha e se já existe alguma escolha ajudá-lo a ter mais escolhas, a encontrar novos caminhos. Ao alterar o seu estado está a  encontrar outros caminhos pois está a mudar a sua atitude perante si e os outros. Está a desenvolver uma característica imprescindível num mundo em contínua mudança: Flexibilidade Comportamental.

Dois dos princípios da PNL dizem:

”As pessoas não são o seu comportamento. Aceita a pessoa muda o comportamento”.

“Somos responsáveis pela nossa mente logo pelos nossos resultados”

Chris Evert, uma das maiores atletas femininas de todos os tempos, comentou: “O que separa os bons jogadores dos excelentes é a atitude mental. Se a mente for forte, consegue fazer praticamente qualquer coisa que quiser”

Deixo-vos com uma frase que resume de um modo extraordinário tudo o que foi escrito:

”A maior descoberta da minha geração é que o ser humano pode alterar a sua vida, alterando a sua atitude mental.” – William James, psicólogo

Bibliografia: Textos de apoio ao Curso de Comportamento Organizacional, CENERTEC – Centro de Energia e Tecnologia, Abril de 2010; “Atitude 101” – John C. Maxwell; “As 21 Indispensáveis Qualidades de um Líder” – John C. Maxwell; Textos de Apoio á Certificação Practitioner NLP – LIFE Training.

obs: este artigo, propositadamente, foi postado em sua formatação original, com o português normalmente utilizado em Portugal!

Sobre a autora:

Helena Rollo: Licenciada em Engenharia Civil pelo IST – Instituto Superior Técnico – Lisboa. Pós-Graduação – módulos em Gestão de Projectos e Comportamento Organizacional. Practitioner em PNL – Certificação Internacional pelo ITA – International Trainers Academy of NLP. Project Management e Especialista em Infra-estruturas Hidráulicas em projectos como a EXPO’98 e o Metro do Porto. Directora de Departamento e de Projecto na empresa DHV – Empresa de Projecto, Consultoria, Gestão e Fiscalização. PMF – Project Management Framework e PMS – Project Management Simulation – Cursos certificados pelo PMI – Project Management Institute. Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP) de Formador – Curso acreditado pelo IEFP.

e-mail: mhrollo@sapo.pt

Compartilhar Este Post

20 Respostas para "A Atitude Positiva é uma Escolha!"

  1. Este parte do texto, na minha ótica, resume tudo :…………..os nossos Resultados estão dependentes do nosso Comportamento que por sua vez está dependente do nosso Estado.

    Isto está totalmente em linha com 2 pontos que eu valorizo bastante como Gestor de pessoas : Resultado e Atitude.
    E para ter atitude, vc tem que estar emocionalmente envolvido e feliz, com uma visão / pensamento positivo em relação a sua realidade e ao que vc faz. O resto, é consequência , e que sempre que necessário, pode ter os devidos ajustes !!! Agradeço por compartilhar o texto.
    André Josino

  2. Meus caros amigos

    Gostaria de agradecer os vossos comentários tão simpáticos e enriquecedores.
    Na verdade a nossa Atitude comanda tudo aquilo que conseguimos no passado e iremos conseguir no futuro!Ao analisarmos a vida de pessoas que alcançaram sucesso duradouro em qualquer profissão, veremos que elas quase sempre possuem uma visão positiva da vida.
    Todos os que aqui expressaram a sua opinião, têm uma atitude positiva perante a vida ou tentam ter e quero encorajá-los a mantê-la!
    Denis Waitley diz::” A vantagem do vencedor está toda na atitude, não na aptidão. A atitude é o critério para o sucesso.”
    Existe no entanto algo muito importante que devemos interiorizar: o fracasso faz parte do sucesso e do crescimento enquanto pessoas. Os problemas que enfrentamos e ultrapassamos preparam-nos para dificuldades futuras.

    Obrigado Francisco e André pelas referências literárias.
    Carlos não existe qualquer dúvida que o princípio básico é acreditar-mos em nós próprios . John Maxwell tem uma frase que representa bem esta situação: ”A maior batalha que enfrenta contra o fracasso ocorre interiormente não exteriormente.”
    Obrigado minha querida Graciette, sentir-me-ia muito recompensada se pelo menos uma das pessoas que lesse o artigo conseguisse “ir mais além”.
    Cara Suzana Almeida, não se preocupe por não se lembrar quem disse o quê, na realidade o que importa é que são frases que você interiorizou e que são muito verdadeiras.

    Um Abraço,

    HR

  3. Interessante artigo. Gostei.
    Ele confirma uma crença que tenho, na capacidade das pessoas de se renovarem. Cabe às empresas criarem ambientes onde, de fato, essas renovações possam se processar. Não tenho dúvida de que essas empresas são competidoras perenes, sempre em posições de destaque.
    Luiz Cláudio

  4. Suzana Almeida · Editar

    Ameiiiiiiiii o texto. É claro, objetivo e realístico. E endosso a citação da Ana Célia…perfeita para o momento.

    Gosto também da frase “Cada escolha presupõem uma renúncia” como também “As pessoas só fazem com a gente o que permitamos que elas façam!” só não lembro quem mencionou cada uma! (vou ficar devendo, mas a essência está aí,rrr)

    Sobre a “zona de conforto’, acho que temos que disseminar este texto por aí, solicitando que as pessoas faça uma auto-avalição dele, pois tanto contaminamos outros com nossa atitude positiva quanto também exite e impregna um ambiente.

    Obrigada por compartilhar conosco Odair

  5. GRACIETTE CADETE · Editar

    PARABENS.DE TI NÃO SE ESPERAVA OUTRA COISA,TU BEM SABES QUE EU PROPRIA PROCURO SP A BOA ATITUDE PARA + DEPRESSA ATINGIR O SUCESSO.COM ESTE TEU ARTIGO MTS AMIGOS CONSEGUIRÃO + FACILMENTE BONS TRABALHOS E INCENTIVOS P O MSMS!1 BEM HAJA COM BJS DA AMIGA DE SP GRACIETTE.

  6. GRACIETTE CADETE · Editar

    .PARABENS MH QUERIDA PELO TEU EXCELENTE TRABALHO D APRESENTAÇÃO,MAS DE TI NÃO SE ESPERA OUTRA COISA.EU PROPRIA SP TENTEI E PROCURO A ATITUDE POSITIVA E ASSIM CONSEGUIR O SUCESSO!COM ESTA TUA AJUDA TH A CERTEZA Q MTS COM BASTANTE ATITUDE E PERSISTENCIA CONSEGUIRÃO IR + ALEM!1 BEM HAJA DA AMIGA DE SP GRACIETTE.

  7. Helena,
    Adorei o seu artigo !
    Stephen Covey fala na regra 90/10 : ou seja, não temos controle sobre 10% dos eventos que ocorrem em nossas vidas. Os 90% restantes são sobre a atitude que escolhemos tomar a partir dos mesmos.
    Sucesso, pax, lux,
    Rejane Santos

  8. Excelente artigo, Helena.
    A capacidade de focar vontades no sentido de as canalizar para um fim objectivo , tem a ver sem dúvida com a atitude. A atitude é a génese dessa focagem, é o fluxo energético que condensa e sublima a vontade e faz com que os impossíveis se transformem em possibilidades palpáveis.
    Há muito para fazer nesta matéria em Portugal! É urgente uma mudança radical de atitude coletiva, em relação às nossas reais potencialidades que são muitas, só que muito mal aproveitadas. Quando alguém não acredita em si próprio vai acreditar em quem e em quê?!
    Um abraço!

  9. André Victória da Silva · Editar

    Cara Helena, tenho pesquisado muito sobre o impacto das emoções na relação do Atendimento a Clientes, que o meu foco de atuação, e em meio a esse trabalho me deparei com a Psicologia Positiva. Diante do seu texto, acho que você vai gostar de conhecer o tema, se é que já não o conhece. Recomendo a leitura do livro Felicidade Autêntica do Dr. Martim Seligman. Quem mo apresentou foi um amigo, ex-colega e atual parceiro de negócios chamado Hugo Nisembaum, hoje Diretor da Mapa de Talentos. Ele desenvolveu uma metodologia de avaliação de potencial (Talentos) a partir da Psicologia Positiva. Outro item interessante de se conhecer.

  10. Neide Di Camillo · Editar

    Eu pratico e incentivo todos que trabalham comigo, direta ou indiretamente a praticarem!Muito bom mesmo o artigo.

  11. Parabens pelo excelente artigo. Fecha com tudo que prfocurei transmitir nos locais em que trabalhei e por onde passo como pessoa humana.
    Abraços

  12. Helena,gostei do seu artigo.Como nada acontece por acaso ,estava lendo e estudando como ter comportamento(atitude) positiva em um momento de adversidade e quero aproveitar a oportunidade e lhe sugerir 2 livros sobre o assunto.O primeiro “Aprenda a ser Otimista”-Martin E.P.Seligman,sobre a teoria cognitiva e o segundo “Como conquistar a sua propria felicidade”-Albert Ellis-sobre a terapia do comportamento emotivo racional(TCER).Nos meus atendimentos de Coach uso algumas ferramentas com meus clientes para ajuda-los a trabalhar crenças racional e Irracional.Abraços,
    .

  13. Guilherme Rios Guércio · Editar

    Helena,
    Simplesmente excelente seu artigo.
    A sua colocação entre: a mente, o comportamento, a aceitação, atitudes e resultados, foi perfeito.
    Parabéns, minha cara.
    Guilherme.

  14. Celso Rocha Moglia · Editar

    Concordo plenamente que ser positivo é importante, atrai coisas boas, o espiritismo nos afirma isto desde os anos 1800. Cada um de nós exerce influencia no meio. Mas a realização material pessoal de cada um depende de muitos fatores externos sem controle como os achismos, o preconceito, o apadrinhamento, as atitudes covardes, os “Não fui com atua cara” , os ” Você é velho para esta profissão”.  Já sofri de tudo isso e no entanto continuo rindo e sendo positivo, nunca me senti uma Hiena. Nunca espero que os outros me digam o que fazer para ser feliz pois sou empreendedor, vivo de erros e acertos que é a base da evolução. Se fosse me guiar pelos achismos, talvez eu não fosse o que suo hoje, porque o mundo é cruel e se você não crescer á altura dos outros eles te pisam em cima com todo o positivismo que tiver. Estou sendo duro ? Talvez isso seja instinto de sobrevivência. Um beijo

  15. Paulo Roberto de Assis · Editar

    Prezada Helena,
    meus parabéns pelo excelente artigo, sou um leitor/estudioso nato de artigos desta natureza e procuro sempre enquadrar minha vida nestes modelos e sempre que possível aplicar e dividir com aqueles que conosco interagem; sendo que os resultados das aplicações, destes comportamentos e atitutes vencedoras, no mundo empresarial nos trazem resultados que superaram qualquer expectativa. 
    Seu artigo complementou algumas lacunas de forma muito positiva! Att. Paulo.

  16. Parabéns Helena! Me identifiquei e vi que faço muitas das mudanças naturalmente. Obrigada por me colocar consciente das mudanças e me oferecer mais ferramentas.

    Abraços
    Larissa

  17. Helena,
    Me considero uma pessoa positiva e tenho certeza que já contagiei pessoas negativas na minha equipe de trabalho. Nós não precisamos demonstrar atitudes positivas para os outros, se o fizermos para nós mesmos, as pessoas ao redor irão perceber.
    Gostei muito do seu artigo. Parabéns!

  18. Suzana Caldeira · Editar

    Concordo absolutamente com o teu ponto de vista, Helena.
    Tenho pena é que nas escolas e universidades não nos ensinem nada disto, alguns nunca aprenderão…
    Parabéns pelo artigo!

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.