A responsabilidade da marca ultrapassa os limites de suas operações, atuando como agentes indutores de boas práticas e de projetos que promovem transformações positivas na sociedade

A Vivara, maior rede de joalherias da América Latina, tem a mulher como sua maior fonte de inspiração da marca e trabalha ativamente o pilar de empoderamento feminino, dando voz às mulheres, sejam elas de sua equipe ou através de projetos especiais e ONG ‘s parceiras. Está entre as dez primeiras no ranking das companhias com maior índice de representatividade feminina em cargos de liderança, na pesquisa realizada pelo Nu investe, em parceria com a Teva Indice. Em 2022 recebeu a Certificação Great Place do Work®, que reconhece todas as organizações que fazem um bom trabalho com seus colaboradores.

A Vivara é detentora do Selo Women on Board (WOB), concedido às empresas que possuem pelo menos duas mulheres em conselhos administrativos ou conselhos consultivos para valorizar a diversidade nos negócios e na sociedade. E a força feminina não se limita apenas nos cargos de liderança, 87% dos funcionários da marca se classificam dentro do gênero feminino. No Conselho elas representam 40%, na diretoria elas são 36%, em gerência são 93% e em coordenação 56%. Isso é um marco na companhia.

Em 2021, a joalheria recebeu menção honrosa em sua primeira participação no Prêmio WEPs Brasil, distinção realizada pela ONU Mulheres em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para destacar empresas que compartilham os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) e incentiva cultura da equidade de gênero. “Nosso comprometimento com o empoderamento feminino se manifesta em nosso corpo funcional, na valorização e desenvolvimento de nossas colaboradoras, em campanhas, que buscam retratar as mulheres, e no atendimento de nossas 321 lojas e quiosques, presentes em 25 estados do país”, reforça Marina Kaufman, diretora de marketing e sustentabilidade da marca.

A responsabilidade da Vivara ultrapassa os limites de suas operações, atuando como agentes indutores de boas práticas e de projetos que possam promover transformações positivas na sociedade. “Por sermos uma empresa predominantemente composta de mulheres, já temos o empoderamento feminino em nosso DNA e queremos usar esse diferencial para buscar, além da equidade de gênero, a sensibilização, engajamento e avanços para os aspectos relacionados com diversidade”, conta Marina.

Costurando a responsabilidade socioambiental com pautas de empoderamento feminino, a Vivara reforça as atividades de valorização da mulher e diversidade através de projetos escolhidos de acordo com seus propósitos corporativos. Dentre eles destacam-se: Free Free, instituto e plataforma que se dedica a ajudar meninas e mulheres a alcançar liberdade física, saúde emocional e independência financeira. Instituto Quimioterapia e Beleza, projeto que se tornou referência para mulheres que enfrentam diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de câncer, com informações sobre beleza, autoestima e bem-estar e Mempodera, associação sem fins lucrativos de atuação nacional que, com o viés educacional do esporte, promove o empoderamento de meninas e jovens mulheres e a redução dos estereótipos nocivos e da violência baseados no gênero.

Como a maior rede de joalherias da América Latina, queremos proporcionar momentos únicos e especiais na vida das pessoas, não apenas com nossas joias, mas principalmente com atitudes que colaborem para o avanço de nossa sociedade, pensando no coletivo, atuando com ética, responsabilidade ambiental e social. Por esse motivo, neste ano demos um passo muito importante: nos unimos ao IJC – Instituto Jô Clemente — (antiga APAE), que oferece mais saúde e qualidade de vida para pessoas com deficiência intelectual”, conta Marina Kaufman. Através do Programa “Talentos que Brilham”, a marca contratou 10 profissionais com deficiência intelectual para trabalhar nas lojas Life. Durante o programa, as colaboradoras participam de uma completa trilha de treinamento e desenvolvimento especializado junto de profissionais da Vivara e do Instituto Jô Clemente, além de acompanhamento individual e tutoria.

Patrocinadora e investidora do empoderamento feminino em espaços não-óbvios e naturalizados pela sociedade, incentivando e apoiando a mulher contemporânea que busca sua voz e espaço em um mundo que está em constante evolução, a joalheria traz, através do projeto Contemporâneas, criado em 2020, a sensibilidade da arte e da poesia para as ruas do país, com murais e instalações produzidos por artistas mulheres, que tem como objetivo viabilizar processos de reflexão, criação e a realização de projetos organizados e protagonizados por mulheres.

Foto divulgação

Sobre a Vivara

Fundada em 1962, a Vivara mantém há 60 anos o compromisso de desenvolver produtos com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam, criando joias exclusivas e eternas, tornando cada história única e especial. É a maior rede de joalheria do Brasil, com cerca de 321 pontos de vendas em operação, entre lojas Vivara, lojas Life By Vivara e quiosques nas principais cidades do país, e atua em diversas frentes para dar cada vez mais consistência às suas políticas e práticas de sustentabilidade, seguindo altos padrões na gestão de fornecedores, certificações e rastreabilidade de matéria-prima, e apoiando continuamente organizações sociais nas comunidades em que está inserida.


 

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