A missão do líder é inspirar, influenciar, incentivar, iniciar e dar direção às pessoas para que as coisas aconteçam. Sempre está à frente de projetos, empresas, negócios, equipes, famílias e funcionários, enfim de objetivos e consequentemente PESSOAS.
“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”– Stan Lee, frase que marcou a vida do Homem Aranha quando descobriu que vida de super-herói não é moleza.
Realmente não é moleza! Esta missão pode trazer dores de cabeça, preocupações, noites mal dormidas e muita energia desprendida, caso não seja observado alguns critérios como: autodisciplina, autorrespeito e consideração, poderá resultar na perda da auto liderança, deixando espaço para o estresse, irritações, problemas físicos, desajustes emocionais e por que não dizer também espirituais, comprometendo vida pessoal e profissional.
E por experiência própria este estado de desarmonia entre as forças afeta fortemente o clima da equipe e o ambiente familiar. O líder tem o poder de fortalecer ou enfraquecer os vínculos emocionais que dão consistência a uma equipe ou as pessoas que o cerca, ou seja, pode afetar no clima agradável, envolvente ou desagradável, conflitivo, frio. Que responsabilidade!
Lembre-se de que o corpo e a mente trabalham juntos e, é preciso um ego saudável para liderar a si próprio e estar à frente de outras pessoas.
“Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar aos outros”. M.Gandhi
Cuide-se bem! Imagine como conseguirá melhor inspirar aos que fazem de você o exemplo: filhos, parceiros, equipes, familiares, funcionários… E, como estará ainda mais preparado às novas oportunidades, projetos e desafios?
Apesar da grandeza da responsabilidade é instigante, emocionante e fantástico o privilégio de ser líder!
Seja um melhor líder de você mesmo:
- Seja verdadeiro, fiel e amável consigo;
- Conheça e respeite suas fraquezas e limites;
- Administre seus sentimentos: ansiedade, frustrações, preocupações;
- Flexibilidade e adaptação;
- Tenha autodisciplina para administrar seu tempo – respeitar seus horários;
- Reserve tempo para lazer e happy hour;
- Desfrute de uma vida mais interessante.
Sulamita Rocha Miranda, 20 anos de experiência em Recursos Humanos em empresas de diversos segmentos, atuando em atração, captação, retenção e desenvolvimento de pessoas. Especialista em programas de liderança. Graduada em Psicologia, pós-graduada em administração de RH e Gestão Estratégica de Negócios.
e-Mail: srmiran@terra.com.br