Interim Management: Amplia oportunidades de trabalho para executivos brasileiros
O Brasil começa a dar sinais de retomada de crescimento, mas a caminhada é árdua e extensa. De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na segunda quinzena de agosto de 2017, revela que o Brasil fechou o primeiro semestre com quase 13,5 milhões de desempregados ou subocupados. Neste mesmo cenário há centenas de altos executivos – diretores e gerentes – que deixaram suas cadeiras e estão em busca de novas oportunidades no mercado.
Atualmente, para um executivo conseguir se recolocar demanda de doze a dezoito meses de acordo com a consultoria innovativa – Executivos Associados. São os salários altos e os benefícios diferenciados que dificultam seu retorno ao mercado de trabalho. “Nossa ideia é auxiliar não só o executivo a ingressar em suas áreas de atuação, mas também as empresas que estão passando por ajustes estruturais, financeiros e estratégicos. É uma via de duas mãos. Elas necessitam de mão de obra especializada em gestão empresarial de qualidade e nós oferecemos um novo modelo de consultoria de “Interim Management” – utilizado há muitos anos nos Estados Unidos e Europa – a custos mais interessantes e adequados ao momento econômico que estamos vivendo”, ressalta diretor-presidente da innovativa, Carlos Macedo.
Fundada em março de 2016, hoje a innovativa é composta por 11 sócios e conta com mais de 800 executivos selecionados em todo Brasil para atuarem no modelo Interim Management nas mais diversas áreas: finanças, recursos humanos, compliance, tecnologia da informação, operações e marketing. “Aqui os executivos que desejam atuar como Interim Manager entram com seu capital intelectual e não tem custo algum.”, esclarece Macedo.
Conceito de Interim Management – É um novo modelo onde executivos e gestores assumem, de forma interina ou por um tempo limitado, o controle executivo de um ou vários departamentos de uma organização. A maioria das empresas que contratam estes serviços são para estruturar uma área ou gerenciar situações que não disponham de recursos humanos especializados. O gestor interino (Interim Manager) se desliga da empresa assim que o período e o objetivo proposto forem cumpridos.
Benefícios para empresas na contratação de um Interim Manager – O processo é totalmente diferenciado de empresas seleção de executivos. “Não enviamos currículo para as empresas selecionarem seus candidatos. Nós estudamos a necessidade de cada cliente e encaminhamos um executivo capacitado, com perfil consultivo sênior e adequado para resolver e atuar em determinada ação pelo período necessário. Caso a empresa se interesse pela contratação do profissional em regime de CLT, após o período contratado, não há qualquer custo nem para empresa e nem para o profissional”, ressalta Macedo.
Custos para empresas no modelo Interim Management – É mais econômico quando comparado ao modelo tradicional de contratação. Contratar um alto executivo no modelo “Interim Management” custa de 25% a 30% a menos para as empresas contratantes, principalmente, porque não terão que arcar com encargos trabalhistas e benefícios que acabam onerando o valor do profissional. “Fechamos um contrato por um determinado valor, que será pago mensalmente, e nenhum custo a mais. É uma grande chance para o mercado absorver o conhecimento destes profissionais extremamente gabaritados”, evidencia o presidente.
Troca de executivos caso não seja o perfil desejado do contratante – Todos os executivos da innovativa sabem que é primordial desenvolver um trabalho exímio em qualquer empresa que forem atuar. “Mas caso a empresa contratante discorde ou não esteja contente com o executivo designado para determinação ação, a innovativa realizará a mudança do perfil como garantia em contrato e sem qualquer custo. Nosso objetivo é atender a necessidade do cliente com excelência e nossos executivos continuem trabalhando”, comenta Macedo.
Benefícios do Interim Management para executivos – Uma nova possibilidade de voltar ao mercado de trabalho em um novo modelo. “Nossas exigências são altas e temos em nosso portfólio os melhores executivos em cada área de atuação. Recebemos todos os dias solicitações de executivos para participarem da estrutura da innovativa, mas todos são analisados minuciosamente, para que não percamos a qualidade de nossos serviços. Nosso modelo de atuação se compara aos adotados em países altamente desenvolvidos”, complementa Macedo.
Principais características para ser um consultor: Atuar como consultor não é uma tarefa fácil, é preciso ter alto domínio técnico, visão estratégica, espírito empreendedor, saber lidar com a incerteza, ter consciência de riscos e capacidade de construir relacionamentos, além de ser flexível, adaptável e ser resili ente.
“Nosso objetivo é dobrar nossa atuação no Brasil até 2018. Hoje atendemos a médias e grandes empresas, nos mais diversos segmentos e nossa expectativa é alcançar ainda mais pequenas e médias empresas. Temos grandes perspectivas para atuar não só no Brasil como também no exterior”, finaliza Macedo