Ética palavra de origem grega (éthos) que significa qualidades do caráter. No trabalho, por definição, ética é um conjunto de regras que juntas com as normas da empresa vão formar a consciência do funcionário representando uma ordem de conduta.
Assim o profissional ético é aquele que cumpre com todas as atribuições de sua profissão, seguindo os princípios determinados pelo seu grupo de trabalho e pela sociedade em que vive.
Alguns estudiosos organizacionais defendem a existência de dois tipos de ética no trabalho: uma Velha Ética e uma Ética Moderna no Trabalho, onde:
– a velha ética exige nossa autodisciplina, a busca de prazos bem definidos, trabalhar bem com volume alto de tarefas e da uma valorização por cada vez mais acertos e bons resultados;
– a ética moderna exige estarmos concentrados no trabalho em equipe, na aquisição e aprimoramento de aptidões específicas, na colaboração com todos, no trabalhar bem sobre pressão e com volume alto e na procura de adaptação as mais diversas situações.
Nos dias de hoje nosso trabalho exige correr riscos e viver sob pressão constante e no limite passou a ser uma necessidade diária ao tomarmos decisões das mais variadas que favoreçam sempre os melhores resultados e, como consequência, isso pode nos levar a cometer os “pecados da má conduta profissional” muitas vezes sem mesmo que possamos perceber.
Da teoria para a realidade, vamos partir então para a ação com o que chamo de “Boas Práticas de Conduta Ética no Trabalho”, ou seja, vamos nos vacinar contra qualquer má conduta profissional usando efetivamente as práticas da boa e velha ética bem como as da moderna ética dos tempos atuais e com certeza os resultados serão melhores porque surgirão de um ambiente de trabalho saudável e de equipe.
As nossas “aptidões portáteis” são colocadas em ação pela conduta ética: decisões tomadas, relacionamento, respeito, saber ouvir, colaborar, adaptação entre outras. São “portáteis” porque estão conosco em todas as situações.
Ao deixar de usar ou aprimorar as “aptidões portáteis” abraçamos as nossas “vulnerabilidades permanentes” – a escolha é sua!
Sobre o Autor:
Luiz Alberto Borcsik, Consultor, palestrante e professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou por mais de 30 anos na área de Recursos Humanos em empresas de destaque nacionais e multinacionais, dedicado aos processos de gestão de pessoas, revisão de estruturas e processos organizacionais. Psicólogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas.
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