Com o apoio de Huawei, Deloitte e organizações do BRICS, concurso visa reconhecer boas práticas, promover conhecimento e gerar desenvolvimento social e econômico
São Paulo, 27 de abril de 2022. Até o dia 4 de maio, estarão abertas as inscrições para o BRICS Women Innovation Contest 2022, que reconhecerá os melhores projetos de negócios liderados por mulheres no Brasil, na Rússia, na Índia, na China e na África do Sul, países que compõem o grupo econômico do BRICS. Poderão participar empreendedoras, pesquisadoras e líderes de grandes corporações, de todos setores, que estejam contribuindo de forma inovadora para o desenvolvimento econômico e gerando impacto social em suas regiões.
Serão 15 ganhadoras, três de cada país, que receberão o Prêmio Mulan, além de uma contribuição para reconhecer cinco projetos, um de cada país, que se destacaram no combate à pandemia da COVID-19. As vencedoras serão convidadas a visitar a China como uma oportunidade de networking e capacitação. Na edição de 2021, as brasileiras contempladas foram: Fabiane Kuhn, CEO e Co-fundadora da Raks Agricultural Technology, Francesca Giobbi, CEO e Fundadora da Freedomee Brasil Marketplace e Luciana Rodrigues, co-fundadora da Circular Químicos.
O concurso tem como objetivo promover o intercâmbio de melhores práticas e iniciativas inovadoras em diversas áreas da indústria, e conta com o apoio da Câmara de Comércio Internacional da China (CCOIC), China Chapter, BRICS WBA, Deloitte e Huawei.
A ideia do concurso surgiu em 2020, a partir de uma proposta feita pelo representante da China durante uma reunião dos BRICS, e contou com o suporte de todos os membros do grupo econômico. Além de reconhecer e dar visibilidade a projetos liderados por mulheres, o BRICS Women Innovation Contest representa mais um avanço para a cooperação internacional entre os países em desenvolvimento.
Para participar, é preciso ser cidadã dos países que compõem o BRICS. Os projetos inscritos devem destacar: inovação, criatividade e tecnologia do modelo de negócio; gerar impacto social na região de atuação; e apresentar um plano estratégico de investimento a longo prazo, capacitação de talentos e perspectivas de crescimento.
As inscrições estarão abertas até o dia 4 de maio no site: BRICS Women Innovation Contest. A seleção será feita em três etapas: inscrição online, avaliação e anúncio das vencedoras. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 27 de maio, em Pequim, China.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Por meio da subsidiária Huawei Digital Power, a empresa desenvolve dispositivos inteligentes voltados para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica, aumentando a eficiência energética em data center, usinas de energia e infraestrutura de telecomunicação. Há 24 anos no Brasil, é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.