Coca-Cola FEMSA Brasil investe no desenvolvimento e empreendedorismo feminino

Divulgação: Coca-Cola FEMSA Brasil

A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, tem a equidade de gêneros entre seus temas prioritários. Além de estimular um ambiente de trabalho inclusivo, as iniciativas em prol das comunidades em que a empresa está presente têm resultado na maior presença de mulheres em projetos que oferecem oportunidade de trabalho e geração de renda.

Um dos projetos vencedores da 6ª edição do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’, realizado em 2021, já vem dando frutos. A “Rede Kitanda’s de Mulheres Negras”, criada pelo Instituto Camélia, que atua no desenvolvimento de mulheres negras da periferia de Porto Alegre-RS, tem oferecido emprego a mulheres que passam a atuar na linha de frente de pequenos espaços de comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, camponesa e quilombola, estimulando também a alimentação saudável.

Inclusão e diversidade dentro da empresa

Em uma outra frente, a fim de promover a equidade de gênero na indústria de bebidas, a Coca-Cola FEMSA Brasil realiza um conjunto de ações para criar oportunidades. Entre elas, o projeto de formação “Escola de Promotoras” e “Escola de Empilhadeiristas” que formaram em 2021 mais de 240 mulheres em situação de desemprego e vulnerabilidade. Além da formação gratuita com foco na ampliação da empregabilidade feminina, hoje, mais de 20% das formadas atuam como colaboradoras da empresa. As turmas foram realizadas em todos os Estados em que a Coca-Cola FEMSA Brasil está presente, em parceria com ONGs, prefeituras e secretarias focadas no público feminino. Os cursos forneceram formação em merchandising, colocação e exposição dos produtos nos pontos de venda, regras de segurança e outros itens que as capacitam para atuar em qualquer empresa do ramo.

Além do apoio às ONGs, reforçando as ações do Programa Inclusão e Diversidade, o novo centro de distribuição do ABC da Coca-Cola FEMSA Brasil, considerado benchmark de inclusão e acessibilidade, gerou cerca de 50 vagas exclusivas para mulheres e pessoas com deficiências, que representam mais de 40% dos colaboradores no local. Entre as funções, as mulheres atuarão em cargos historicamente dominados por homens, como conferente, operadora de empilhadeira e motorista de caminhão.

SOBRE A COCA-COLA FEMSA

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B de C.V é a maior engarrafadora de produtos Coca-Cola do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas sob as marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 129 marcas para mais de 265 milhões de consumidores. Com mais de 80 mil funcionários, a companhia comercializa e vende por ano aproximadamente 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de quase 2 milhões de pontos de venda. Operando em 49 unidades fabris e 268 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os stakeholders em sua cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice Dow Jones de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance, do Índice FTSE4Good Emerging e do Índice S&P/BMV total México ESG, entre outros. Suas operações cobrem territórios no México, Brasil — onde já atua há 18 anos — Guatemala, Colômbia e Argentina e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela, por meio do investimento na KOF Venezuela. Para mais informações, visite o site da Coca-Cola FEMSA.


 

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.