A gestão estratégica e atualizada de um programa de saúde requer cada vez mais dedicação. No passado bastava gerenciar bem os recursos financeiros e acompanhar a qualidade dos serviços prestados.
Hoje é necessário entender cada vez mais de sinistralidade e todas as suas equações, conhecer os produtos disponíveis no mercado, as demandas da população de usuários , elaborar políticas adequadas, acompanhar os custos bem de perto além de construir um programa inteligente de promoção da saúde.
Equilibrar todos “estes pratos” não é tarefa fácil.
Percebemos um empenho muito grande das áreas responsáveis mas os índices de sinistralidade crescem a cada ano e os resultados ainda não são satisfatórios.
A seguir destacamos algumas das características mais frequentes, encontradas nos programas de saúde de alta performance:
- Política clara, conhecida por todos, alinhada ao negócio da empresa e ao budget.
- O produto se encaixa perfeitamente as necessidades do grupo de funcionários e políticas de RH.
- Todos os processos relacionadas a saúde (afastamentos, medicina ocupacional, acidente do trabalho , check-ups, entre outros) são integrados ao programa.
- Informações estratégicas, indicadores e relatórios são gerados com periodicidade a fim de facilitar as análises , intervenções e correções de rota.
- Um grupo de profissionais capacitados e experientes acompanha com proximidade todos os indicadores e entende todas as variáveis, vulnerabilidades e desafios do programa. Parte deste trabalho, muitas vezes é terceirizado.
- A empresa mantém um ótimo relacionamento com a(s) operadora(s) contratada(s).
- Existem protocolos seguidos a risca que permitem a intervenção em processos e atendimentos ainda em andamento (gestão das internações, visitações, validação de guias, etc).
- O Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida é estruturado a partir das necessidades apuradas nos relatórios do programa e são monitorados pelo mesmo grupo de gestores.
- Existe um plano de trabalho e um cronograma de ações que é observado rigorosamente.
- Necessidades e deficiências são ajustadas imediatamente.
Espero que você tenha encontrado muito das suas práticas nas dicas acima em caso negativo, não desanime, arregace as mangas e inicie o trabalho o quanto antes, você pode se surpreender com os resultados.
Sobre a autora:
Débora Carrera Maia, é Diretora de Expansão, Novos Negócios e Qualidade de Vida da 4Health – Inteligência em Saúde e Benefícios e atua a 22 anos na área de Benefícios em RH.