Sua empresa pode motivar pessoas a olharem para frente e encontrar novas maneiras de atingir novos resultados
A cultura da sua empresa pode ser um obstáculo ou um propulsor para os seus objetivos de negócios.
Por meio da cultura organizacional, você pode colocar a sua empresa no caminho do crescimento e da mudança, reforçar a inovação e a prosperidade, ou atrasar a sua empresa e torna-la menos competitiva.
A cultura é valiosa, não apenas em grandes empresas, mas em empresas de qualquer porte.
Dê responsabilidades e autonomia aos funcionários
Seja você empreendedor, executivo ou diretor, pode ser fácil tentar controlar e administrar meticulosamente tudo o que acontece ao seu redor.
Fuja dessa tentação. Microgerenciar tarefas é um dos grandes erros de liderança pois sufoca a produtividade.
Quando seus colaboradores não recebem autonomia para tomar decisões, a sua empresa pode estar incentivando seus funcionários a ficarem acomodados.
O resultado é que você vai transformar a cultura em um obstáculo à inovação, ao invés de ser um facilitador dela.
Não é preciso ir longe para perceber os efeitos da cultura de uma empresa. Pense por exemplo em uma loja da Starbucks e veja como ela se torna mais atraente devido à responsabilidade e autonomia que os funcionários tem ao servir o cliente.
6 maneiras de construir uma cultura organizacional
A cultura é o DNA da sua empresa e, ao dar liberdade e autonomia para sua equipe conquistar clientes e darem o seu melhor para satisfazer suas necessidades, preparamos o terreno para a cultura da inovação dentro das empresas.
Depois que o terreno está preparado, é hora fazer a cultura da inovação acontecer na sua empresa.
Sendo assim, selecionamos 7 dicas de implantar a cultura de inovação em sua empresa e funcionários.
#1. Comunique o seu sonho
Declarações de missão tendem a serem declarações orientadas, estreitas e muito vagas nos negócios.
O sonho da sua empresa e sua cultura precisam estar claros e focados em um bem maior, além dos interesses financeiros.
#2. Seja o mais claro exemplo do que a sua empresa representa
Prioridades pessoais, valores e princípios guiam a cultura de sua empresa . A melhor maneira de ser claro a respeito deles é envolver regularmente os membros da sua equipe, clientes e fornecedores.
As pessoas seguem o seu exemplo e seu comportamento, não suas palavras.
#3. Recrute a equipe certa
Isso significa saber contratar pessoas mais capazes do que você no que você não domina.
Fuja de pessoas que sigam apenas ordens e que dependam de você para fazer suas tarefas e tomar decisões. Mantenha essas pessoas longe da sua empresa.
#4. Defina padrões elevados
Se você acredita em sua equipe, você pode estabelecer padrões elevados a serem cumpridos.
Uma boa equipe vai intensificar o desafio e seus clientes vão perceber e reagir à cultura de inovação em sua empresa.
#5. Treine o tempo todo
Isso é simplesmente uma mudança de mentalidade. Cada interação, cada dia é um evento de treinamento e, você pode aproveitá-los ou não.
Treinar o tempo todo é uma característica de grandes líderes e grandes empresas.
#6. Faça coisas simbólicas
Concentre-se em eventos que simbolizem as ações que são significativas para a sua equipe e torne-os divertidos e importantes.
Assim nasce a verdadeira cultura de inovação
A verdadeira cultura de inovação não requer um culto, mas sim um questionamento ao convencional e status quo.
E inova também no seu propósito: ser construída em torno de ideias, da liberdade para a criatividade, do desejo de contribuir para a sociedade e não visando apenas o lucro.
Quantos desses princípios você pratica em sua empresa?
Sobre a autora:
Gisela Kassoy é especialista em Criatividade e Inovação, facilita grupos de geração e avaliação de ideias, realiza seminários e palestras e dá consultoria para programas de ideias e adoção de ambientes virtuais. Realizou trabalhos em quase todo o país e nos EUA, Europa e América Latina. Graduada em Comunicações pela FAAP/SP, fez sua formação específica na Universidade de Nova York em Buffalo, no Centro de Liderança Criativa da Carolina do Norte e na Escola de Gerentes do MIT. É Psicodramatista com Formações em Dinâmica de Grupos, Grupos Operativos e Design Thinking.
site: www.giselakassoy.com.br
e-mail: gisela@giselakassoy.com.br