No ambiente atual de crise que estamos vivendo, precisamos ser produtivos e as empresas esperam dos seus colaboradores, que a produtividade esteja em pauta em suas atividades. Ser produtivo é uma arte e para isso é necessário saber priorizar, planejar e executar as tarefas diárias de forma eficiente e inovadora. Há décadas passadas, ficar trabalhando de 12 a 14 horas era o sinônimo de produtividade. Mas vários estudos provam o contrário. Na revista Você RH de JUN/JUL 2018, foi publicada uma matéria sobre um estudo de um cientista norueguês, que verificou que nem sempre os que trabalham mais horas, são os mais produtivos ou entregam um trabalho com qualidade.
Além disto, sabemos que trabalhar por horas a fio, sem tempo para descanso, família ou lazer, traz mais problemas do que benefícios tanto para a vida profissional, como para a vida pessoal. Aprendemos nos bancos das faculdades, o quanto é importante priorizar as tarefas diárias para uma execução com excelência dos projetos e processos sob nossa responsabilidade. E por que não aplicarmos estes conceitos simples, para termos uma produtividade e entrega melhor? Hoje, a tecnologia auxilia e tem muitas ferramentas baseadas nestes conceitos que podemos utilizar. Mas também, temos que tomar cuidado por que são uma tonelada de informações que em vez de nos ajudar, acabam nos deixando distraídos e dispersos, e isto é terrível para foco, priorização e pensamento sistêmico.
No estudo citado acima, o cientista norueguês, após analisar o histórico profissional de 5000 pessoas, publicou o livro Great at Work: How Top Performes Do Less, Work Better, and Achieve More. No livro ele descreve o que observou através de muita estatística e probabilidade. São dicas que já conhecemos, mas que muitas vezes afogados na rotina, esquecemos de aplicar. Primeiro, devemos manter o foco nas prioridades. Em segundo, devemos aprender enquanto trabalhamos. Temos que focar, analisar, e excluir o que não é importante.
Para exemplificar melhor, segue um resumo baseado nas dicas citadas na matéria da revista:
- Liste as tarefas primordiais e importantes e seja obcecado pela resolução destas;
- Entenda o valor de cada tarefa importante e o impacto que ela causa nas atividades de seus colegas de trabalho e clientes;
- Colabore com outros projetos com cuidado. Participação demasiada em projetos sem se preocupar com suas entregas diárias, pode te prejudicar em vez de ajudar;
- Inovação exige aprendizado, então aprenda enquanto trabalha. Enquanto realizamos as tarefas podemos descobrir outras formas de realiza-las;
- Se não sabe, pergunte, obtenha apoio de outras pessoas. Esteja disponível para colaborar e pedir colaboração;
- Tome cuidado com as reuniões em excesso. Planeje e organize seu dia de forma que sua participação não prejudique suas entregas;
- Repense, recrie e inove em suas rotinas e tarefas. Assim como devemos buscar o melhor custo/benefícios para os clientes, também devemos fazer o mesmo para nós.
Estamos numa época complexa, com desafios enormes, e somente nossa capacidade de inovar pode nos levar a melhoria e ao atendimento das necessidades da humanidade. Para inovar, é preciso ser curioso para buscar informações, analisar dados, questionar paradigmas de forma saudável e para encontrar soluções criativas.
Sobre o Autor:
Washington Leão Machado Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Graduado em Adm. com ênfase em RH. 15 anos de experiência nos subsistemas de RH em empresas nacionais e multinacionais. Professor Universitário de Pós Graduação e Graduação na UNIESP. Especialista e Consultor em Remuneração/Cargos e Salários. Ministra cursos nas áreas de Gestão de Carreira, Remuneração, Folha de Pagamento e Adm.
E-mail: washingtonleaomachado@gmail.com