Como Inovar as Sessões de Brainstorming

Gisela Kassoy
Gisela Kassoy

Brainstorming também cansa. Se a metodologia e os participantes forem sempre os mesmos, o cérebro vicia.  O brainstorming perde a graça, a motivação cai e o pior: as ideias passam a ser sempre as mesmas.

Veja como garantir que as reuniões sejam sempre atraentes e produtivas.

1. Atribua um facilitador

Responsabilizar alguém para orientar a sessão de brainstorming é fundamental. Embora o processo envolva o livre fluxo de ideias, ele pode rapidamente se perder se ninguém o controlar.

Escolha alguém que conhece o escopo do projeto e que tenha autoridade para lidar com o grupo. Evite alguém que queira dominar a conversa, opinar nas ideias dos outros ou tem maior poder de decisão sobre as ideias em demanda.

O facilitador cuida apenas do processo.

2. Faça boas perguntas

Evite perguntas vagas e pouco atraentes. Procure também mudar o espectro das perguntas.

Assim, em vez de “como podemos atrair mais clientes?”, será mais interessante ter ideias sobre “o que nosso clientes gostariam?” ou, ousando ainda mais “o que nosso clientes não gostariam?” ou “quais outros usos podemos dar para nossos produtos?”.

3. Escolha um ambiente criativo

Richard Branson da Virgin diz que costuma ter seus melhores insights quando está em movimento, seja viajando, fazendo exercícios ou apenas passeando.

É importante ter sempre consigo um porta-ideias para anotar o que vier a mente e poder compartilhar essas ideias durante os brainstormings.

É difícil mesmo realizar uma sessão de brainstorming produtiva em um escritório apertado.

Ele não é nem um pouco propício a novas ideias. Quanto mais agradável e criativo o ambiente, melhor. E mesmo se não for, qualquer local diferente do habitual tende a estimular mais o cérebro.

4. Mantenha as ideias frescas

Em vez de sempre andar com as mesmas pessoas em todas as sessões, convide funcionários de outras partes da empresa para se juntarem a você. É possível achar colaboradores com boas ideias em todas as áreas da empresa.

Não é necessário que os membros do seu grupo sejam da mesma área que você. Como a compreensão deles sobre o seu problema é bem inferior a sua, eles podem dar contribuições muito valiosas, ou pelo menos força-lo a pensar diferente.

5. Foque no problema oposto

Tente resolver o problema oposto.

Por exemplo, se você está tentando ter mais clientes, debata ideias para ter menos clientes ou afastá-los da sua empresa. Pode parecer um absurdo, e é.  Mas, muitas vezes, boas ideias tem os absurdos com pontos de partida.

6. Faça brainstorming  visual

Tente ao máximo estimular a criatividade jogando com objetos. Você pode usar tudo que quiser, desde peças de Lego, bloquinhos de construção, Playmobil e bonecos para ajudar a sua equipe a ter boas ideias.

Trabalhar sem usar as palavras abre outras áreas de nossa mente.

7. Inspire-se em outras empresas

Não há nada de errado em copiar as coisas quando o assunto é brainstorming.

Pense em um negócio bem sucedido, serviço ou produto em uma indústria diferente da sua e tente trazer ideia para o seu negócio.

Você provavelmente terá que fazer adaptações, mas há grandes chances de que você tenha ideias boas e inéditas a partir daí.

8. Mude as perspectivas

Imagine o que o seu principal concorrente iria pensar sobre o problema que você tem, ou como empresas de outros mercados iriam encarar seus desafios.

Como uma criança de 5 anos de idade poderia resolver o problema? O que Bill Gates faria? O que a Madonna faria?

9. Cenários

E se você tivesse todos os recursos do mundo disponíveis para a sua equipe? Se o tempo, dinheiro e os funcionários fossem ilimitados, imagine o que você poderia fazer.

Este é um bom ponto de partida para uma sessão de brainstorming, assim como um cenário terrível ou absurdo como por exemplo, se não houvesse gravidade.

Se você for o facilitador, não se intimide em propor exercícios ou situações aparentemente malucos.  Você deve ser o primeiro a estimular a ousadia.

E não se preocupe com alguns absurdos que possam surgir: eles sempre poderão ser adaptados até se transformarem em uma ideia original e viável.

Sobre a autora:

Gisela Kassoy é especialista em Criatividade e Inovação, facilita grupos de geração e avaliação de ideias, realiza seminários e palestras e dá consultoria para programas de ideias e adoção de ambientes virtuais. Realizou trabalhos em quase todo o país e nos EUA, Europa e América Latina. Graduada em Comunicações pela FAAP/SP, fez sua formação específica na Universidade de Nova York em Buffalo, no Centro de Liderança Criativa da Carolina do Norte e na Escola de Gerentes do MIT. É Psicodramatista com Formações em Dinâmica de Grupos, Grupos Operativos e Design Thinking.

site: www.giselakassoy.com.br

e-mail: gisela@giselakassoy.com.br

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