Apertar parafusos não é mais suficiente! O filme “Tempos Modernos” já é velho, mas ainda vive entre nós. Quando penso em quanto o mundo mudou, me lembro desse filme fantástico e de grande sensibilidade, capaz de se fixar na memória de quem o assistiu, para sempre.
Hoje, a força de trabalho precisa se transformar em competência para a solução de problemas, para inovar e agregar valor por meio do conhecimento. Isso significa que o profissional de hoje precisa menos de força e mais de competência.
O termo “competência” tem diferentes significados derivados de áreas distintas. Aqui, me refiro à competência como a capacidade de transformar conhecimento em capacidade de atuar com eficácia em situações específicas.
Para isso, o profissional precisa saber utilizar os conhecimentos teóricos e técnicos de forma articulada com suas experiências, a fim de criar novas alternativas de soluções nos diferentes níveis de atuação profissional, desde a prevenção de problemas até a promoção de novas realidades.
E isso é exatamente o que as empresas procuram.
Você consegue imaginar, no contexto atual, o crescimento de uma empresa formada por pessoas sem essa capacidade? Com certeza, a resposta é não!
Mas, será que gestores ou empresários sabem como identificá-la? Sabem quais são as competências necessárias para seu negócio crescer?
Será que buscam pessoas que possuam as competências que precisam no maior nível possível para agregar eficácia ao desempenho da empresa?
Será que sabem avaliar a existência dessa capacidade e mensurar em que grau ela está desenvolvida?
Será que os programas de capacitação e treinamentos são planejados para ajudar as pessoas a diminuir seus gaps (lacunas) existentes entre o que os profissionais já possuem e o que o negócio precisa para alcançar resultados extraordinários?
Com certeza, a resposta é: poucos!
É assustador perceber quantos empresários, líderes e profissionais desconhecem o que significa fazer “Gestão de Competências”.
Na era do conhecimento, uma empresa que não possui esse sistema de gestão já demonstra atraso em relação às empresas mais bem sucedidas, que encontraram na mesma gestão a garantia do aumento da competitividade e da produtividade.
Ainda ouço, com certo espanto, diretores e gerentes de grandes e medias empresas dizerem que não há como medir a evolução das pessoas no ambiente de trabalho. Esse é um equívoco e uma das crenças que limitam a eficácia e a produtividade nas organizações, resultado da desconsideração do conhecimento produzido cientificamente sobre esse aspecto.
Gerir competências significa gerir comportamentos humanos no trabalho, sejam eles técnicos ou sociais. Porém, muitas empresas ainda pensam que o custo para realizar esse tipo de gestão é um gasto impróprio para elas.
Mas quanto custa para qualquer organização pública ou privada não fazer esse tipo de investimento? Certamente infinitamente mais alto e se traduz, entre outras coisas, na falta de inovação, tomada de decisão, comprometimento, visão de futuro, liderança, eficiência e produtividade.
Gestão de competências é uma das mais inteligentes estratégias que qualquer empresa pode adotar, seja grande, média ou pequena.
É inteligente porque traz luz para o potencial individual e organizacional, contribui para o desenvolvimento contínuo e leva à alta performance.
É inteligente porque está baseado na aprendizagem mútua e contínua entre pessoas e empresas, no compartilhamento de conhecimentos e experiências – num mundo que é cada vez mais imprevisível e precisa da disposição das pessoas para mudanças constantes.
E você? Já sabe quais são as competências que melhor o definem e quais as que precisa desenvolver para se tornar um profissional de excelência, um objeto de desejo para as empresas?
Sobre a Autora
Marcela Claro é Doutora e Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Master Coach Sênior, atua com palestras e consultoria nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho e Gestão por Competências, onde utiliza métodos próprios e eficazes que despertam, envolvem e motivam mudanças nas pessoas e empresas em que atua. Marcela também é autora do livro “Os Segredos do Líder Coach Coach – Quatro chaves para liderar pessoas e obter resultados extraordinários”.
site: www.marcelaclaro.com.br
e-mail: marcelaclaro@alar.com.br