Quando encontramos pessoas que entendem que seus interesses estão sendo afetados para dar vantagem a outra pessoa, temos uma situação de conflito. No ambiente de trabalho não é raro isso acontecer ocasionado muito mais pela forma com que falamos uns com os outros do que pelo conteúdo do que é dito. A intenção e a energia que colocamos em nossa fala, a altura que empregamos em nossa voz, diz muito mais do que as próprias palavras.
Muitas causas permeiam as situações de conflito como diferenças de percepção, de objetivos, interesses opostos, divergência de opiniões, o próprio ambiente físico que pode interferir na comunicação, entre outras tantas coisas.
A escalada do conflito se dá pela forma como a situação de embate vai se agravando, como os posicionamentos vão se intensificando, as pessoas se engajando e se tornando duras uma com as outras e cada vez mais voltadas a provar que cada uma é que está com a verdade.
Porém, o tom e a altura que empregamos ao falar pode ser suavizada quando colocamos nossa intenção de falar com delicadeza e respeito em relação ao outro. Ora, os bebes entendem comandos pela intenção e entonação de voz, e não pelas palavras – entonação de alegria, de tristeza, de felicidade, de interrogação, de surpresa, e mesmo de neutralidade.
Portanto, antes de se enredar em uma situação de conflito ou de embate, ouça o que e como a outra pessoa fala e depois de ouvi-la exerça seu “poder de conversação” com uma fala calma, suave, respeitosa. Com isso você estará contendo os excessos, tanto do outro quanto os seus próprios e abrindo canais de comunicação.
Você pode não acreditar nisso, mas “não vamos brigar por causa disso”. Afinal, o que custa tentar? Tente, experimente, veja a reação do outro e forme sua opinião.
Pratique o “Ouvir Ativo” em todas as situações, principalmente nas situações de conflito então Ouça:
– Atentamente: preste a atenção no que o outro fala
– Responsivamente: demonstre que você está atento olhando para quem fala
– Seletivamente: selecione partes do que está sendo dito para checar posteriormente e se certificar que entendeu a mensagem
Sobre o Autor:
Luiz Alberto Borcsik, Consultor, palestrante e professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou por mais de 30 anos na área de Recursos Humanos em empresas de destaque nacionais e multinacionais, dedicado aos processos de gestão de pessoas, revisão de estruturas e processos organizacionais. Psicólogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas.
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