Trabalho em Recursos Humanos a tempo suficiente para ter mediado diversos conflitos entre colegas de trabalho e posso garantir que muitas vezes são originados pela imaturidade dos envolvidos e pela luta para ganhar a razão, influenciados pela competição inconsciente.
São diversas as consequências dos conflitos nas empresas: a mais séria é o comprometimento do clima organizacional. Pois todos querem trabalhar em um ambiente bacana, saudável, com bons relacionamentos e que nos proporcione bem-estar e crescimento.
Ninguém quer acordar e dizer: – Vou ter que trabalhar hoje! O prazer de trabalhar está fortemente relacionado ao clima do ambiente que influencia diretamente a produtividade, criatividade e engajamento aos objetivos comuns da organização; sentir-se feliz e pertencente a empresa, faz toda diferença. Quando estamos alinhados tudo flui: crescemos, desenvolvemos e contribuímos à empresa.
Então por que tantos conflitos?
Porque as empresas são compostas de pessoas e, pessoas têm suas referências, valores, crenças, opiniões e expectativas diferentes. Os conflitos só existirão quando faltar o respeito, a aceitação e empatia.
Por que queremos sempre ter razão?
Penso que seja porque nosso ego, nossa vaidade, orgulho e instinto de competitividade nos dão forças e nos cegam diante dos fatos, da verdade e, sobretudo da coerência! É coerência, pois a perdemos quando queremos ter razão para ser coroados os corretos, os melhores. Estes sentimentos nos tornam inflexíveis, intolerantes, agressivos, briguentos e muitas vezes sem noção. E quem perde somos nós mesmos, pois contribuímos para o desajuste e desequilíbrio energético, emocional e racional ao se deixar levar por conflitos desnecessários.
Tudo flui positivamente quando há um clima saudável em nossas vidas! E só depende de nós!
Pergunte-se: Ter razão ou ser feliz?
Somos totalmente responsáveis pelo que escolhemos e nos alimentamos: A tolerância e aceitação às diversidades ou a competitividade desmedida pelo poder e razão.
Escolha ser flexível, tolerante e respeitoso às referências do outro.
Sobre a Autora:
Sulamita Rocha Miranda, 25 anos de experiência em Recursos Humanos em empresas de diversos segmentos, atuando em atração, captação, retenção e desenvolvimento de pessoas especialistas em programas de liderança. Graduada em Psicologia, pós-graduada em administração de RH e Gestão Estratégica de Negócios.
eMail: srmiran@terra.com.br