O ano era de 1992, uma manhã chuvosa, a rua 12 de outubro.
Neste dia, o bairro da Lapa já estava cheio de pessoas andando de um lado para o outro, e eu no meu horário para mais uma aula de datilografia.
Minha ambição de trabalhar dentro de um escritório era tanta que me esforçava para que isso acontecesse o quanto antes.
Na época era ajudante de caminhão, entregando produtos de perfumaria em supermercados, independente se o dia estava ensolarado ou chuvoso, o que já era uma evolução, tendo em vista que o meu primeiro emprego foi em uma quitanda, no bairro em que morava, limpando frutas e legumes.
Enfim, consegui! Terminei meu curso de datilografia e fui contratado como faturista!
Datilografava notas fiscais todos os dias e adorava o que eu fazia, pois era exatamente como eu visualizava meus dias quando isso ainda não era uma realidade.
Pouco mais de um ano depois, a empresa em que estava resolveu informatizar todo o processo de faturamento, o que me deixou desanimado e pensativo quanto ao meu próximo passo.
Entretanto, quando o diretor de operações reuniu todos os faturistas para informar que a área seria informatizada, veio a pergunta que foi a chave para minha vida até hoje: quem gostaria de fazer parte do processo de evolução e ajudar na informatização?
Não tive dúvidas, rapidamente levantei a mão e disse: se tiver uma mudança, quero fazer parte dela.
Assim, acompanhei todo o processo de informatização, desde o levantamento das regras de negócios, desenvolvimentos e customizações do sistema, aos testes e implantação final. Foi minha grande faculdade da vida sobre os processos necessários para a concepção de um sistema.
A implantação foi um sucesso. O serviço que levava um dia para ser realizado, passou a ficar pronto em poucas horas, sem erros e contando com quase 100% de assertividade.
Naquele momento me vi dentro de um processo de evolução, vivíamos o período da terceira revolução industrial, onde as máquinas operavam de forma automática. E o que acontece quando a evolução chega? Como Charles Darwin já previa, “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Desta forma, resumindo, todos os faturistas foram demitidos, somente ficou quem se adaptou ao processo que, neste caso, apenas eu e mais uma faturista e um conferente sobrevivemos
Portanto, o principal desafio das empresas quando se fala em desenvolvimento pessoal é incentivar seus colaboradores a realmente se desenvolverem, se adaptarem, pois, somente ele é que pode tomar esta decisão.
Contudo, a área de desenvolvimento pessoal deve observar três fatores, que intitulo “os 3 pilares essenciais para o desenvolvimento de pessoas em todas as áreas de sua vida”, que são:
- Atentar para possíveis e constantes transformações pelas quais o mundo dos negócios passa;
- Oportunizar, de forma constante, processos de desenvolvimento aos colaboradores; e,
- Incentivar os colaboradores na busca constante por novos conhecimentos.
Por fim, um conselho aos que estão chegando agora ao mercado de trabalho, aproveitem as oportunidades de mudanças e desenvolvimentos e, acreditem verdadeiramente em seus potenciais e que, com dedicação e busca por novos conhecimentos você irá longe. Lembre-se, eu comecei como um simples limpador de frutas e legumes na quitanda do bairro onde morava e hoje sou empresário no ramo de tecnologia da informação.
Sucesso!
Sobre o Autor:
Jeferson Melo é Partner System Leader e Co-fundador, em 2002, da Vialogin Sistemas, empresa de sistema de folha de pagamento. Em 2015, como estratégia de crescimento, a Grant Thornton adquiriu a Vialogin e a transformou em sua unidade de folha de pagamento. foi nesta época que Jeferson iniciou na Grant Thornton como principal sócio da Grant Thornton Informatização. Com mais de vinte anos de experiência em folha de pagamento, Jeferson tem atuado com Business Process Outsourcing e folha de pagamento durante toda sua carreira, desde o seu primeiro trabalho na área na GLR Consultoria em Sistemas no ano 2000. Jeferson é matemático pela Universidade de Sorocaba, possui cursos de especialização em computação, linguagens de programação e Banco de Dados. É certificado pela Dale Carnegie, pela University of Central Missouri em High Impact Sales Management e Leading Employee Engagement. Atualmente é Mestrando em Cyber Security pela University New York Institute of Technology em Vancouver/Canada.