Quando deixamos de gerenciar nossa carreira, estagnamos e deixamos de obter crescimento de função e salarial. Deixamos também de nos desafiar, limitando assim nosso crescimento intelectual.
Gerenciar nossa carreira significa, antes de tudo, planejá-la e organizá-la a curto, médio e longo prazo. Ao planejá-la ao longo de um tempo, sejam dois, cinco ou mais anos, estaremos construindo um futuro, ou seja, o alicerce de nossa escolha, seja na carreira privada ou pública.
Hoje uma carreira se inicia pela busca do autoconhecimento e pela escolha técnica de sua formação (ou escolha a exercer ou empreender). Seja o cargo mais simples ou o mais complexo, ambos exigem preparo. Um exemplo seria o cargo de um auxiliar de produção, que no mínimo exigirá o ensino médio completo, ou o cargo de um executivo, que necessitará de uma graduação e, mais ainda, de um MBA em negócios e no mínimo dois idiomas.
Hoje o mercado está sendo impactado pelo cenário governista e financeiro. Com isso, a carreira profissional também será afetada e aqueles que sempre se mantiveram atualizados e reconhecidos financeiramente, neste momento de retrocesso dos cenários citados terão no mínimo o privilégio de se manterem alocados, mas dificilmente serão reconhecidos financeiramente pelos seus esforços e investimento de tempo e dinheiro; já aqueles que deixaram de investir não sofrerão pressão por assim terem de correr atrás, mas poderão perder suas posições se não estiverem trazendo os resultados desejados pelas empresas.
Globalmente continuaremos competitivos e para isso o mercado sempre almeja profissionais comprometidos, proativos, motivados, com senso de urgência e ao mesmo tempo criativos e que estejam engajados com a cultura e valores das organizações.
Digo que o sucesso é o conjunto de alinhamento entre seus valores, crenças, objetivos e propósito de vida. Precisamos entender que o sucesso de uma carreira é uma consequência de persistências e riscos.
Existem pessoas que têm diversos sonhos diariamente. Existem aquelas também que transformam seus planos em planejamento e alcançam seus sonhos, como o de uma carreira promissora.
“Diariamente recebo ligações, e-mails e mensagens solicitando dicas de como se tornarem pessoas interessantes para o mercado de trabalho”.
Por isso, listei abaixo algumas dicas que tenho dito em minhas palestras e que com certeza lhe ajudarão a conquistar o sucesso profissional:
1. Aprenda a se conhecer;
2. Não gaste tudo o que ganha;
3. Aceite cargos compatíveis com suas competências;
4. Mantenha um planejamento para aprimorar seus pontos fracos;
5. Busque sempre aprender e atualize seus conhecimentos;
6. Seja honesto e não esconda seus pontos fracos;
7. Faça sempre uma linha do tempo. Analise seu passado e presente e planeje ações para seu futuro.
Sobre o autor:
Paulo Paiva é Psicanalista, Palestrante e Coach. Especialista em Gestão de Pessoas, Paulo impulsiona as pessoas a alcançar resultados em suas carreiras, trabalhar em equipe, vencer desafios e solucionar problemas, tornando-as melhor a cada dia e compreendendo o seu verdadeiro papel diante do universo.