Cuidando de seus Talentos

Luiz Alberto Borcsik

Um grande desafio da gestão de recursos humanos é a retenção e a manutenção da motivação dos funcionários. Isso acontece principalmente pela dificuldade que têm para combinar os objetivos pessoais e profissionais de seus funcionários com os objetivos da organização.

Encontrar e manter os melhores funcionários é fundamental para o alcance dos resultados organizacionais e para o crescimento pessoal e profissional de cada um.

A manutenção dos talentos organizacionais se dá através de sistemas de reconhecimento e remuneração onde a eficácia reside em despertar no funcionário o orgulho por ter sido escolhido e por receber a atenção de seus companheiros de trabalho bem como de seus gestores.

Para isso as organizações precisam ter um processo de remuneração direta e indireta (salários e benefícios) estruturado, alinhado com o mercado de trabalho bem como compensações que atendam as necessidades e expectativas de cada um.

Porém, além de bons e justos salários, incentivos e benefícios, há que transformar a organização inteira em um ambiente onde os funcionários queiram entrar e permanecer.

Isso só acontece com a criação de uma cultura organizacional – valores, atitudes, exemplo, missão e visão efetivas, voltadas a praticas que priorizem o respeito e a consideração com cada um pela gestão de recursos humanos.

Dessa forma é necessário que haja:

  • Confiança na administração de pessoas
  • Compromisso de longo prazo com os funcionários firmado através de metas de desenvolvimento
  • Organização voltada ao desempenho que enfatiza e pratica a excelência
  • Suporte através do incentivo do trabalho em equipe e do acompanhamento individual
  • Recompensa a inovação e a criatividade
  • Uma remuneração que traz ao funcionário um incentivo e faz com que para ele “valha a pena”.

O que é talento? No dicionário é um indivíduo engenhoso, de habilidades ou capacidades incomuns. Para as ciências humanas são pessoas que fazem a diferença. Nas organizações são somente aqueles que têm potencial. Eu defino como: VOCÊ, porque todos em sua área são engenhosos, tem habilidades, capacidades incomuns, fazem diferença e tem potencial. Então seja VOCÊ cada vez melhor!

Sobre o Autor:

Luiz Alberto Borcsik, Consultor, palestrante e professor em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou por mais de 30 anos na área de Recursos Humanos em empresas de destaque nacionais e multinacionais, dedicado aos processos de gestão de pessoas, revisão de estruturas e processos organizacionais. Psicólogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas.

e-Mail: criare@criarerh.com.br

Site: https://pt-br.facebook.com/CriareRH

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.