A perenidade de uma empresa, consiste em sua capacidade de manter e expandir a sua carteira de clientes. Em tempo de crise, toda a atenção ao atendimento ao cliente é necessária, para manter o cliente ativo. Pesquisas revelam que 68% dos clientes deixam de fazer negócios, por conta de terem tido uma experiência de mau atendimento.
As empresas ainda não se atentaram, que o atendimento ao cliente não é um departamento. Atender bem, com excelência é uma condição fundamental a ser desenvolvida na empresa. E para isto se faz necessário implementar a cultura do atendimento, e em primeira instância no departamento de Recursos Humanos. Sim, o aclamado RH precisa saber acolher, atender, ouvir e ter empatia por seu cliente interno. Precisa fomentar um clima de acolhimento e cortesia, através de capacitação e direcionamento.
Os colaboradores precisam se identificar com está cultura, precisam de exemplos para seguirem. Com isto conseguiremos garantir um clima organizacional sadio e amistoso, excelência no atendimento, aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo e turnover.
A responsabilidade de garantir uma experiência positiva e satisfatória aos clientes, não é somente da linha de frente, mas sim de toda a empresa em todos os níveis de sua hierarquia através do RH e de sua liderança. Cuide de seus colaboradores, capacitando e sendo exemplo, e eles irão garantir uma experiência de excelência aos seus clientes. Colaboradores satisfeito atendem melhor.
Sobre a Autora:
Berenice Segura é Psicóloga organizacional, Coach e treinadora de equipes.
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