“O inimigo da verdade não é a mentira, é o mito”. John F. Kennedy,
Os mitos são importantes, ensinam lições, explicam a realidade, organizam ideias e oferecem uma opinião confortável dos fatos, leia-se, não é preciso pensar muito sobre um determinado assunto já que os mitos se repetem ao longo do tempo, galvanizando crenças e fortalecendo paradigmas. De certa forma, os mitos ajudam a nos acomodar ao mundo em que vivemos.
Porém, os mitos não funcionam para todos da mesma forma. Que o diga, Pedro Grez, autor chileno, que esteve no Brasil esta semana para divulgar o livro “Os Mitos me Deixam Gord@ e Enferm@”, lançado no Chile em 2016. Com mais de 60 mil exemplares vendidos, o livro virou um bestseller e transformou Pedro na celebridade do momento.
Conversar com Pedro é uma aula de motivação. Ele esbanja energia, fala rápido, é muito assertivo e nem de longe lembra o homem que foi há alguns anos, quando pesava 110 quilos, tinha os exames médicos em níveis preocupantes, era pré-diabético, enfim, vivia estressado e muito infeliz.
Após testar todos os tipos de dietas, visitar dezenas de médicos, tomar medicamentos e não obter os resultados esperados, a não ser um inconveniente “efeito sanfona”, decidiu por conta própria, pesquisar a razão do insucesso e foi então que, através do conhecimento obtido, passou a questionar os mitos de plantão. Começou por aqueles ligados a carreira, que pregam que devemos começar e terminar um curso mesmo quando a gente descobre que odeia o que faz, continuar num trabalho que não traz felicidade alguma ou persistir num caminho apenas porque é o que se espera da gente.
Ele próprio teve que desafias alguns mitos – processos longos e complicados que passaram por rupturas na vida pessoal e a perda do emprego, porém, ao invés de vitimizar-se, resolveu colocar foco nas coisas positivas que o rodeavam, por exemplo, a família e em função dela, iniciou uma jornada que melhorou sua qualidade de vida e tudo o que veio depois foi apenas consequência desta revolução pessoal.Oriundo da carreira de designer industrial, resolveu então analisar os princípios da alimentação saudável – e após exaustivas pesquisas, criou o “Método Grez de Emagrecimento”, que demonstra que ter um corpo saudável deixa você predisposto a ser mais criativo, feliz e preparado para testar novas experiências. É uma questão de ter energia canalizada para isto.
Durante sua busca, descobriu seu plano B, algo que ele recomenda enfaticamente que todos tenhamos, nada complexo, apenas uma ideia do que gostaríamos de fazer, uma atividade que poderia ser explorada com sucesso caso tivéssemos tempo ou “em caso de incêndio”. A verdade é que só nos preocupamos com nossos sonhos quando nossa realidade desaba e aí tudo fica mais difícil.
“Hoje vendo milhões de livros, sou um autor reconhecido nas ruas, participo de programas de TV e dou entrevistas com muita frequência, mas este não era meu plano inicial. Estes são apenas os resultados do meu desejo de fazer as pessoas refletirem sobre suas frustrações com relação ao peso e reforçar o conceito de que ter saúde é parte estratégica da resolução de problemas maiores.
Para Pedro, “o impossível é a soma de pequenos possíveis.” Se a gente desejar algo com muita garra, se preparar para isto e fizer a nossa parte, as coisas acontecerão. O Universo vai se se manifestar de uma forma mágica. O forno precisa estar preparado para o pão”, conclui.
Sobre a Autora:
Gladis Costa é profissional de Marketing e Comunicações e fundadora do “Mulheres de Negócios”, grupo criado em 2009, que já conta com mais de 7000 associadas. É colunista em vários sites onde publica artigos sobre marketing, serviços, comportamento, carreira e cultura. É formada em Letras pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo, Comunicação Social e especialização em Tecnologia e Negócios pela PUC-SP. Em 2005 lançou seu primeiro livro de crônicas, “O homem que entendia as Mulheres”.