Muitas pessoas odeiam falar em público. Pergunte para alguém se isto é uma coisa que normalmente gostam de fazer. Elas vão dizer que “montam a apresentação e outra pessoa faz”. A pessoa pode ser tímida, nervosa, ansiosa, etc, mas hoje em dia, isto é uma necessidade. Então, é possível minimizar o estresse se incluirmos na atividade um tempo para refletir sobre o assunto.
- Conheça seu tópico. Se você gosta do assunto, é um especialista, é meio caminho andado. Falar em público tem a ver com autoconfiança e ajuda muito se você souber mais do que está em seu powerpoint, que a propósito, serve apenas como apoio, não para ser lido. Além disso, deve conter gráficos, ilustrações e não ter muita “fonte Arial Bold”, se você me entende.
- Crie um clima informal, conte uma história, estabeleça um vínculo emocional com sua audiência, faça o público rir. Inclua uma história divertida, algo que aconteceu com você ou com alguém que você conheça. Eu realmente acredito que o humor é uma poderosa ferramenta de comunicação, mas use com moderação. É só um tempero, a não ser que você seja um comediante fazendo “stand-up”.
- Nos meus tempos de Sun Microsystems, aprendi uma coisa com John Gage, o funcionário no. 5 da empresa. Ele era responsável pelo laboratório de pesquisa e credita-se a ele a frase “The network is the computer”. John viajava o mundo todo e em cada lugar procurava saber o que estava acontecendo na cidade – pegava um jornal e pedia que alguém explicasse alguma manchete e no início da palestra comentava sobre o assunto. Isto demonstrava interesse no ambiente e as pessoas gostavam. Algumas até comentavam: “Nossa, ele sabe tanto!”. Ponto para ele!
- Concentre-se na mensagem, não no meio. O que você vai falar é mais importante do que o meio, a não ser que você seja um representante de equipamentos para apresentação, mas ainda assim, você precisa construir um cenário em volta disso. Lembre-se, você está apresentando um produto ou serviço – e isto não depende do seu slide ou não teríamos tantos negócios realizados durante jogos de golfe, churrascos, coquetéis e por aí vai. Você é a mensagem, não seu ppt. Presumo que seu material seja bonito, claro e moderno.
- Conheça o espaço – e não falo da sala. Se você vai falar numa outra cidade ou num outro bairro, saiba como chegar lá. Familiarize-se com o ambiente. Não seja pego de surpresa ao saber que existe uma obra sendo construída em frente ao hotel ou espaço de eventos e que pode atrasar sua chegada ou que a sala programada para 20 é agora um espaço para 100 pessoas – a mudança da dinâmica não pode afetar sua autoconfiança.
- Estude o assunto com antecedência, procure estar atualizado com os últimos fatos, números, inovações relativos ao tema. Isto aumenta sua confiança porque o público, sabendo que você fez sua lição de casa, tende a “comprar” sua ideia mais rápido. Você sabe, credibilidade é tudo! Pessoas compram de pessoas, certo? Você só tem uma oportunidade para criar uma “primeira impressão” agradável.
- Não fique parado. Se você circular pela sala, caso haja oportunidade, minimiza a pressão de ficar confinado a um púlpito e o que você menos precisa é que todos fiquem olhando para um lugar só – você! Com um microfone de lapela isto é mais fácil e cria um “bond”, um laço, algo como “eu sei como você sente e sei do que você precisa”. Já ouviu falar em empatia? E não olhe para uma pessoa só, deixe seu olhar circular pela sala, afinal todos os que estão ali merecem sua atenção.
- Conheça sua audiência. Para quem você vai falar mesmo? Estudantes, profissionais, empresários, público técnico, gestores, empreendedores? Não use uma apresentação para todos os eventos, customzize seu discurso. Procure saber o nível de conhecimento que seu público tem e o jargão utilizado por ele. Nada como “manjar” do assunto!
- Permita que seus ouvintes façam perguntas – durante ou ao final da apresentação. Interaja com eles. Se não souber a resposta, não invente. Diga que vai pesquisar e responda noutra oportunidade por email ou telefone. Você não é um Google ambulante, mas responda apenas o que lhe perguntarem. Dê espaço para que o maior número de pessoas possa se manifestar e eu espero que sejam muitas! Sabe aquela hora ao final da apresentação quando todos cercam o palestrante? Este momento “celebridade” não tem preço! Você arrasou!
- Como disse muitas pessoas não se sentem confortáveis em falar em público, então um certo nervosismo faz parte do jogo. Não se preocupe e não se leve muito a sério, não se cobre tanto. Visualize- se falando para uma audiência amigável e interessada no tópico. Pode ajudar. E não se esqueça de levar muitos cartões de visita!
Boa sorte!
Gladis
Sobre a autora:
Gladis Costa, Gerente de Marketing e Comunicação da PTC para a América Latina. A PTC é líder no segmento de soluções para o gerenciamento do ciclo de vida do produto. Em março de 2009 criou o grupo “Mulheres de Negócios”, maior rede feminina de negócios do portal LinkedIn com mais de 4600 associadas. É colunista em vários sites onde publica artigos sobre marketing, serviços, comportamento, carreira e cultura. É formada em Letras pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo, Comunicação Social e especialização em Tecnologia e Negócios pela PUC-SP. Em 2005 lançou seu primeiro livro de crônicas, “O homem que entendia as Mulheres”.
Bom texto, bons lembretes. Valeu!