É hora de pensar – A Liderança

Ítallo Adriano Rocha
Ítallo Adriano Rocha

Antigamente era muito comum em se ouvir falar que trabalhar por longo tempo em uma mesma organização era sinônimo de grandes experiências, sucesso, responsabilidades, desafios e ascensão profissional.

Nos tempos atuais, onde vivemos um constante desafio em administrar gerações, é preciso pensar e estar atendo quanto à forma desempenhada e se este modelo sustentará as organizações no futuro.

O reflexo disso está na rotatividade de emprego e na dificuldade em se formar líderes.

Diante de tudo isso, as organizações devem continuar a pensar que estão lidando com profissionais com valores diferentes dos que comumente eram acostumados a lidar.

Estes novos profissionais são ambiciosos, inovadores, questionadores, imediatistas, querem desafios, responsabilidades e ascensão profissional e uns tão quantos informais.

Porém, não podemos confundir isso com arrogância ou falta de comprometimento, pois estes profissionais foram educados, estimulados e formados para um mundo competitivo e imediatista.

Por outro lado, as organizações ficam preocupadas e até mesmo assustadas com a velocidade com a qual devem quebrar os paradigmas internos e desenvolver novas ferramentas para poder conciliar os conflitos de gerações.

E é realmente neste ponto que devemos observar a grande oportunidade em transformar esse desafio em resultado organizacional e desenvolver novas ferramentas que façam com que estes profissionais continuem a se dedicarem em suas organizações.

O modelo antigo deve ser mudado e os paradigmas devem ser quebrados e é aqui que o RH deverá mostrar o quanto é capaz de traduzir este desafio em resultado organizacional. É fazer com que as gerações anteriores sejam estímulos e parte do desenvolvimento de transferência de conhecimento profissional e cultural para estes novos profissionais.

Um RH somente é valorizado quando se agrega valor organizacional!

É fundamental o papel dos profissionais de RH no desenvolvimento de líderes dentro das organizações, pois tem a função de identificar talentos com potencial para liderança e criar um programa de desenvolvimento estruturado e atrelado aos objetivos, visão e valores da empresa.  Desenvolvendo e formando líderes que possam criar soluções inovadoras, colocando a organização em uma nova realidade institucional.

 Sobre o autor:

Ítallo Adriano Rocha, 20 anos de experiência desenvolvida na Gestão de Recursos Humanos em empresas multinacionais e nacionais de grande porte tais como:  Grupo Comolatti, Visteon, Tedrive, Termomecanica e SEW. Tem forte atuação em negociações sindicais e relações trabalhistas, reestruturação organizacional, desenvolvimento de equipe e estratégia de remuneração. Formado em MBA em Gestão Empresarial pela FGV e graduado em Direito e Análise de Sistemas e com Especialização em Liderança e Estratégia de Recursos Humanos.

Profile Public: http://br.linkedin.com/in/italloadrianorocha
* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.