Para ajudar profissionais e empresas no novo cenário de recrutamento das empresas, um dos setores mais impactados pelas centenas de mudanças ocasionadas pela pandemia, a ILoveMyJob – primeiro hub de employer branding e marketing de recrutamento do país – lançou um e-book com as 10 tendências de marketing de recrutamento para 2021.
O que há pouco tempo ainda era considerado o “futuro do trabalho” visto a longo prazo, se tornou realidade em poucos meses, assim como centenas de mudanças ocasionadas pela pandemia. Na área de gestão de pessoas, os desafios de recrutamento e seleção foram um dos mais impactados. Em alguns segmentos de negócios como aviação, turismo e entretenimento, a área vivenciou uma redução de demanda, tendo que direcionar seus esforços para a “recontratação” interna de profissionais para novos formatos de trabalho e realocação de pessoas. Já em outros, como empresas do segmento da saúde e tecnologia, viveram seus meses de mais alta demanda de contratação em uma adaptação ao formato 100% online de recrutamento em tempo recorde. A abordagem para atração de talentos também teve que ser repensada, o que há poucos meses era um diferencial para atrair um talento como por exemplo “comodidades no ambiente de trabalho”, “jornada flexível”, “localização” se tornaram obsoletas e do dia para noite as empresas tiveram que repensar sua estratégia e posicionamento para serem atrativas nesse novo cenário. “Nosso papel é ajudar a disseminar essa prática que pode facilitar muito a conexão de profissionais e empresas com os mesmos objetivos. Dessa forma, os talentos contribuem para o negócio de maneira mais rápida, na velocidade intensa que estamos sendo exigidos e também contribuímos para que os profissionais se sintam engajados por mais tempo”, diz Angélica Madalosso, fundadora da ILoveMyJob.
A cada dia, as marcas brasileiras buscam entender mais da estratégia de marketing de recrutamento, prática muito disseminada em países da Europa, em uma compreensão de que olhar para o processo de recrutamento e seleção como um produto ou serviço facilita a conexão e a retenção de talentos com mais sinergia com os negócios. “O marketing de recrutamento ainda é pouco explorado pelas empresas, pois ele ainda se confunde com o processo em si. Uma boa estratégia de marketing de recrutamento começa com a definição de personas, com abordagens customizadas e até técnicas de marketing digital e inbound recruiting. Com os desafios impostos pela pandemia, é preciso reavaliar os esforços nesse sentido, por isso desenvolvemos esse material, com o objetivo de trazer as principais tendências da área e assim tornar o processo mais estratégico diante do cenário atual”, explica Patrícia Bandeira, sócia da ILoveMyJob.
O e-book, resultado de uma extensa pesquisa em diversos relatórios e dados, apresenta as 10 tendências que vão ajudar o marketing de recrutamento a evoluir ainda mais no Brasil. O material está disponível para download gratuito no site https://www.ilovemyjob.com.br/.
Sobre a ILoveMyJob
Tornar as segundas-feiras tão esperadas quanto as sextas-feiras. Este é o desafio que motivou a relações públicas Angélica Madalosso e a administradora Patrícia Bandeira a fundarem a ILoveMyJob, primeiro hub focado em employer branding e marketing de recrutamento do país, com sede em Porto Alegre. Embora os termos possam parecer desconhecidos para algumas pessoas, trata-se de práticas para a construção de um posicionamento de marca empregadora e a utilização de estratégias de comunicação, marketing e storytelling para fortalecer esse discurso no mindset de futuros e atuais talentos de uma determinada empresa. A empresa oferece ao mercado planejamento e serviços focados em construir e fortalecer as marcas empregadoras das empresas, além de oferecer cursos e eventos para profissionais interessados em atuar na área.