A Alamo Engenharia, uma das maiores empresas de manutenção predial e industrial do país, está usando a música como agente agregador de seus colaboradores. A Álamo que reconhece que sua eficiência depende, diretamente, do engajamento e motivação dos seus 1500 funcionários, inovou seu processo de gestão de pessoas criando um coral, cujo objetivo é promover a melhoria do clima organizacional, através da identificação e desenvolvimento das habilidades artísticas de seus participantes.
O projeto chamado “Quem canta seus males espanta”, começou em 2010 e está aberto a todos os colaboradores da empresa, que tem sede no Rio de Janeiro e em São Paulo, e atua em todo país. Os interessados passam por testes básicos de musicalidade e os ensaios semanais são realizados durante o horário de trabalho. O professor/regente e eventuais despesas de deslocamento para os ensaios são totalmente patrocinadas pela empresa.
A primeira apresentação do Coral foi realizada no mês de agosto de 2010, no Rio de Janeiro, e impressionou pela qualidade artística e pelo repertório apresentado, incentivando novos candidatos a participarem do projeto. “O Coral é a transposição da importância do trabalho coletivo para o nível artístico. Ou seja, o resultado depende da união de vozes de diferentes alcances e tonalidades, exatamente como na empresa, onde o resultado depende da atuação de cada funcionário, dentro de sua própria posição e habilidade, seja ela qual for”, comenta Isadora Dias, gerente de marketing da Alamo.
“Mas a grande vitória do coral”, analisa Isadora, “é a integração harmoniosa de colaboradores de diversas funções, que antes nem sequer se conheciam. A cada apresentação o coral nos ensina, na prática que a união de talentos é o caminho para o sucesso coletivo”.
Do repertório variado, composto de canções nacionais e internacionais, até as batas usadas pelos participantes, confeccionadas a partir de uniformes reciclados, todos os detalhes do coral reportam aos valores da Álamo, principalmente, no que diz respeito à sustentabilidade, igualdade de tratamento e oportunidades aos seus colaboradores.
“O coral tornou-se parte integrante do projeto global de sustentabilidade e responsabilidade social da Álamo”, conta Vinícius Duffrayer, gerente de gestão de pessoas da Alamo. No Natal de 2010, “Quem canta seus males espanta” se apresentou em diversos condomínios comerciais cuja manutenção está a cargo da Álamo. “Num segundo momento, o coral também se tornou ferramenta de relacionamento da empresa com seus clientes”, complementa ele.
MCA Imprensa & Relações Públicas para RHevista RH
e-mail: mcapress@terra.com.br
É muito importante para o ambiente de trabalho e por conseqüência para a produtividade que os profissionais possam explorar o melhor de si incluindo competências artísticas permitindo que as pessoas sejam elas mesmas de forma integral. Parabéns pelo trabalho e sinceramente torço para que outras empresas se permitam romper a barreira da “formalidade” e permitam que seus funcionários realmente entreguem o que tem de melhor, pois se uma pessoa não gosta de gravata e sabe cantar ou tem o riso fácil, não significa que não é competente. PARABÉNS E MUITO SUCESSO
Gostei mto desta notícia, que só vem reforçar o que aplico em meu trabalho de desenvolvimento das múltiplas inteligências. Artes em geral são grdes contribuintes para a sinergia de resultados de trabalhos em grupo, e de intergração intra e interáreas. Parabéns a quem teve esta ídéia, que não é novidade na área empresarial, mas que ainda demanda sensibilidade, coragem e credibilidade para implanta-la na maioria das empresas.
Obrigada pelas palavras de incentivo ao nosso projeto do Coral da Álamo, Quem Canta Seus Males Espanta. É muito gratificante ver o resultado positivo da dedicação e esforço de todos os componentes. Quem quiser conhecer de perto o projeto, entre em contato comigo através do email marketing@alamoengenharia.com.br e agendamos uma visita. Obrigada!
Quando ministrava treinamentos, fazia teatro com a turma. Posteriormente nas funções de supervisor e coordenador investi em coral, mas não consegui adesão da diretoria. Foi uma pena porque o ganho seria fantástico.
Atividades como esta tem um impacto muito positiva na Gestão de Pessoas e no Clima Organizacional. Trabalhei em uma empresa onde montavamos um coral para apreser canções natalizanas em nossa confraternizações de final de ano! Era um sucesso. Parabéns pela iniciativa.
Completando…me esqueci de dizer q Shakespeare arremata….” É o violino !”. Abraço: Dalvio
A notícia de q a música está presente em determinados ambientes empresariais oportuniza a lembrança de uma citação de Shakespeare : ” As tripas de um carneiro estendidas sobre um pedaço de madeira, podem extasiar a alma de um homem”. Está em “Measure for Measure”, me parece.
Em BSB no Sabin, uma das melhores empresas para se trabalhar, cfe. inúmeros reconhecimentos públicos e prêmios, os próprios pacientes( clientes) são beneficiados pelos efeitos positivos da Música. Basta o sujeito ser um leitor atento de Shakespeare, para encontrar essas pérolas….no caso sobre o efeito do violino/música.
Abraço a vocês. Dalvio José Bertó( from RS)
Parabéns! Sou graduado em Musicoterapia pela UFG e pós graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Ávila e concordo plenamente com essa ferramenta (música) em ambiente organizacional. Tenho usado essa arma e comprovado que os benefícios na área de RH são grandes.
Gostaria de saber mais ainda como o trabalho foi desenvolvido; como surgiu a idéia e o processo de desenvolvimento.
Continue assim e novamente, parabéns.